LeBron James, Stephen Curry e Kevin Durant enfrentam problemas na busca por sucesso nos Playoffs da temporada 2023-24
Por Cauan Pacheco
Revisão: Luís Guimarães
Uma era pode estar chegando ao fim, após anos figurando entre os favoritos ao título, Lebron James, Stephen Curry e Kevin Durant enfrentam dificuldades na temporada 2023-24 da NBA. Após o fracasso de Curry para se classificar para os playoffs, Durant e Lebron também estão ameaçados de serem eliminados precocemente. Será essa a passagem de bastão para as novas estrelas da liga americana?
A queda da dinastia Warriors
O ano do Golden State Warriors foi uma grande incógnita, após o time enfrentar lesões e a suspensão de 16 jogos de Draymond Green, um dos pilares da franquia, a equipe de São Francisco não conseguiu uma classificação direta para a pós-temporada, disputando o Play-in contra o Sacramento Kings e sendo derrotado por 118-94.
Após a eliminação precoce, muito se foi discutido acerca do futuro do Warriors, principalmente do núcleo Curry-Thompson-Green, trio esse que está há 11 anos juntos e estabeleceu uma dinastia na liga, chegando a 6 finais e conquistando 4 títulos. Ao ser perguntado na coletiva de imprensa sobre a relação entre os 3, Curry comentou: “Não me vejo jogando sem esses caras”. Contudo, também não dispensou mudanças no elenco, frisando que seu único desejo é vencer.
O contrato de Klay Thompson se encerrou nesta temporada e seu retorno para a equipe ainda é incerto. Após atuações inconstantes do ala e problemas extra quadra de Draymond Green, especula-se que a dinastia Warriors pode estar chegando ao seu fim.
LeBron busca superar o Nuggets após varrida
A pré-temporada do Los Angeles Lakers foi marcada por muita esperança, após a franquia conseguir chegar às finais da conferência oeste na temporada 22-23, esperanças essas frustradas pelo desempenho inconstante da equipe Californiana, que precisou enfrentar a repescagem para se classificar a pós-temporada.
O Lakers corre sério risco de eliminação, enfrentando na primeira rodada o atual campeão e também algoz, Denver Nuggets, comandado pelo 2x MVP, Nikola Jokic. A disputa entre as duas equipes atingiu seu ápice na temporada passada, após o Denver vencer a série contra o Lakers por 4-0, desde lá, são 11 vitórias seguidas para o time do Nuggets.
Perdendo a atual série por 3-0, a equipe da Califórnia aparenta estar sem mais ajustes, com desavenças públicas entre jogadores e comissão técnica, como pode ser notada na coletiva de imprensa após o jogo 2, com Lebron James e Anthony Davis se mostrando bastante irritados com a atual situação do time e Anthony Davis afirmando que em muitos momentos a franquia não sabia como se comportar em quadra, discurso contestado pelo treinador da equipe, que afirmou que a comissão técnica tem total noção dos ajustes necessários durante os jogos.
Buscando evitar a 2° varrida seguida, o Lakers disputa o jogo 4 contra o Nuggets neste sábado (27/04) às 21h30, com transmissão da ESPN 2 e do Star+.
A passagem de tocha para a nova geração
O Phoenix Suns de Kevin Durant também se encontra em situação complicada, não correspondendo às expectativas que haviam no início da temporada, onde muitos torcedores esperavam um desempenho superior ao que foi apresentado durante o ano.
O Suns está em desvantagem contra o jovem time do Minnesota Timberwolves, perdendo a série por 2-0, Durant por sua vez apresenta um desempenho abaixo dos seus padrões, enquanto a jovem estrela do Timberwolves, Anthony Edwards tenta cravar seu nome de vez como um dos melhores jogadores em atividade na NBA.
A possível eliminação precoce colocaria muito mais pressão na equipe do Arizona, vice-campeã há apenas 3 anos, o Phoenix coleciona eliminações traumáticas após tal feito, além de ter comprometido grande parte do seu planejamento futuro, para ter Kevin Durant e Bradley Beal na equipe.
Phoenix e Minnesota se enfrentam no 4° jogo da série no domingo (28/04), às 22h30, com transmissão do Prime Video.
Responsáveis por rivalidades e jogos históricos, o trio chega cada vez mais próximo do fim de suas históricas carreiras, explicitando a mudança de geração que a liga está enfrentando, com jogadores já consolidados como Jokic e jovens estrelas como Edwards trilhando seus nomes para serem a nova face da NBA.