Foto: Card do evento
Iniciativa marca o início da programação dedicada à inclusão, diversidade e transformação social no ambiente acadêmico
Por Júlia Ma
Revisão por Alana Bitencourt
O V Colóquio – Plurais está sendo realizado nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, na UniRitter – Rio Grande do Sul/RS. O tema desta edição, “Pluralidade em Movimento: Educação e Inclusão na Sociedade Contemporânea – Caminhos para a Justiça Social”, propõe discutir os desafios e potencialidades da construção de uma educação inclusiva, antirracista e comprometida com a equidade social.
No dia 13 aconteceu a abertura oficial do evento, com a Reitora Rachel Ballardin. Seguida pela Conferência de abertura: Políticas e práticas inclusivas, mediada pela professora Dra. Anna Léa Barreto e a estudante Clarissa Oliveira, e contando com a participação de Eriane Pacheco (ALRS) e Rafael Giguer – Auditor do trabalho. Também conta com a Atração cultural – Peça teatral: O silêncio dos Afetos, e a dramaturgia construída pelo corpo discente no Auditório UniRitter Zona Sul, tendo a participação dos estudantes da FADERGS.
Durante a mesa, houve debates sobre questões para as Pessoas com Deficiência (PCD), com comparações de que acontece com um PCD e alguém que não é, também exemplificando de como seria com uma pessoa de cor e uma pessoa com deficiência. A ideia mostrou que não importa o que as empresas digam sobre estarem incluindo, quando por trás das vagas de cotas, não existe capacitação entre os trabalhadores ou no espaço para incluir essas pessoas.
Rafael completa essa comparação com a dignidade da pessoa humana: ”Quando tem cota para PCD, não basta apenas que o trabalhador contrate alguém, mas tem que subir todas as escadas até a sala do rh, o entrevistador não sabe falar em braille, não sabe LIBRAS. É o cego que enxerga, o cadeirante que anda e o ouvinte que ouve. Uma verdadeira inclusão tem que saber quem é o público alvo”

Foto: tela da reunião
