Já está acontecendo a distribuição de cartões obrigatórios para a entrada na universidade; Catracas voltam a operar a partir do dia 17/04
Por Julia Ramos
Revisão: Edinolia Peixinho
A partir da segunda-feira (17), a Unifacs volta com o uso das catracas para a entrada aos campi da Universidade. O ingresso de alunos no local só será permitido com o cartão de acesso, que já está em distribuição pela Central de Atendimento ao Estudante (CAE) e outros pontos, para garantir a segurança dos estudantes e funcionários da faculdade.
A entrega dos cartões se iniciou no dia 10 e continuará no período de 17 a 20 de abril, até quarta-feira, das 8h às 20h. Para tanto, foi formulada uma orientação para facilitar esse processo para os Campi Prof. Barros (CPB), Tancredo Neves (CTN) e Campus Lapa. Caso o estudante ainda não tenha retirado seu cartão de acesso, deverá seguir seguinte fluxo:
Para o Campus Prof. Barros (CPB):
Torre Sul – Térreo (próximo ao elevador)
Medicina Veterinária
Gastronomia
Nutrição
Educação Física
Biomedicina
TI
Torre Norte – Auditório (7º andar)
Enfermagem
Psicologia
Fisioterapia
Estética
Farmácia
Torre Norte – CAE (6º andar)
Medicina
Para o Campus Tancredo Neves (CTN) e Campus Lapa:
As entregas continuam na CAE.
Aberto a todos os cursos, sem necessidade de agendamento.
Quem ainda não estiver com o cartão, ainda no dia 17 poderá apresentar o comprovante de matrícula para entrar no Campus. Mas deverá realizar a retirada do seu cartão de acesso com a maior brevidade.
Em 2022 houve esse controle de forma manual, através da apresentação dos comprovantes de matrícula. Mas a ativação das catracas proporciona o gerenciamento de forma mais efetiva no acesso às unidades, aumenta a segurança e facilita o fluxo de entrada.
“O ponto central é a segurança. A Universidade é um espaço de aprendizado, e termos o controle de quem acessa às Unidades é relevante para apoiar nos processos de segurança”, afirma a coordenadora Danúbia Leal.
Informa que esse método já havia sido utilizado pela faculdade antes da pandemia, mas devido a migração do sistema acadêmico, houve complicações para essa ativação imediata no retorno das atividades presenciais em 2021.
“Acredito que a partir do dia 17 vamos começar a sentir as mudanças, se de fato a instituição for rigorosa na cobrança dos cartões para entrar na faculdade”, diz Blanca Câncio, estudante do quinto semestre de design, que espera maior segurança com o uso das catracas.
Além dos cartões de acesso aos espaços internos da faculdade, haverá também o retorno do uso de adesivos nos carros que poderão usar o estacionamento dos campi, de forma organizada e de acordo o número de vagas disponíveis.