Projeto contempla ação de sensibilização para o mês do meio ambiente
Por Julya Ferreira
Revisão: Antônio Netto
A Comunidade Acadêmica da Unifacs, com o intuito de promover a sensibilização e a conscientização ambiental realiza a segunda edição da Gincana Solidária com o tema “Sustentabilidade e Meio Ambiente”.
Além das ações ambientais, o evento propõe doações de alimentos não perecíveis e arrecadação de embalagens recicláveis.
Todo o material deverá ser levado para os Campus Tancredo Neves (CTN) em Salvador e, em Feira de Santana, no Campus Getúlio Vargas, no dia 05 de junho (sábado), das 08h às 13h, pelo sistema de drive thru, em decorrência da pandemia da Covid-19.
Para esta edição, a professora e coordenadora do projeto, Priscila Carvalho, explica que a Gincana “propõe consolidar o senso de Responsabilidade Socioambiental entre toda comunidade acadêmica, considerando os pilares pautados na Educação Humanitária, Social e Cidadã”.
A programação da Gincana é aberta a estudantes e a comunidade externa. Os interessados em fortalecer essa ação podem realizar as inscrições até o dia 07 de maio por meio do formulário.
Como funciona
Os estudantes dos cursos do Campi Salvador e Feira de Santana criam uma Comissão, através dos Diretórios Acadêmicos e respectivas Atléticas, e estas elegem um líder e vice-líder para representar o curso.
Esses representantes vão realizar a inscrição prévia na Gincana, organizar e controlar a realização das ações e participações dos membros, bem como apresentar o cumprimento das tarefas, conforme o cronograma e regulamento do evento.
Para esta edição, o projeto conta com quatro tarefas que serão realizadas entre os dias 10 de maio a 05 de junho. O resultado será divulgado no dia da realização das duas últimas atividades e a equipe vencedora ganhará o “Selo da Escola Solidária”.
Para conhecer o regulamento, cronograma e tarefas da 2ª Gincana Solidária, clique aqui.
Ajuda às cooperativas
A administradora da Cooperativa Catadores da Nova República (Canore), Maria do Carmo, cita que a Gincana Solidária é primordial nesse tempo de pandemia em que vivemos.
“Nessa crise que estamos passando e com as dificuldades financeiras que todo dia chega na nossa mesa, a Unifacs realizar esse evento é sensacional. Com certeza vai nos ajudar, principalmente com os alimentos arrecadados e os materiais recicláveis”, cita Maria do Carmo.
Para a presidente da Cooperativa dos Badameiros de Feira de Santana (Cobaf), Ivonete da Silva “a contribuição da Gincana Solidária na cidade de Feira é muito importante, principalmente porque são dos materiais doados que conseguimos nosso sustento e mantemos nosso trabalho”.
Gincana Solidária 2020
No ano de 2020, o projeto mobilizou todas as escolas de Unifacs, incentivando a participação dos alunos, demais corpo docente e público externo. A Escola de Ciências Exatas e Tecnológicas (Steam) foi vencedora, garantindo o selo de “Escola Solidária” da Instituição.
Como resultado, a Gincana beneficiou mais de 500 pessoas, de diversas instituições de Salvador e Feira de Santana.
Agenda 2030
O mês de maio é dedicado à conscientização socioambiental e as ações desenvolvidas na Gincana Solidária buscam atender aos benefícios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
A Agenda é um planejamento global que contém 17 objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável e 169 metas para debelar a fome, promovendo uma boa qualidade de vida para todos.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.