Projeto de Extensão FUSCA apresentou “A Raposa e o Corvo” para crianças da creche Futura Geração
Por Rebeca Cardoso
Revisão por Alice Lacerda
No dia 9 de maio, o Projeto de Extensão FUSCA proporcionou momentos mágicos para as crianças da creche Futura Geração na comunidade da Polêmica, no bairro de Brotas, em Salvador. Um grupo de estudantes da Unifacs encenou um teatro de fantoches para crianças de 1-6 anos. A história escolhida para encantar os pequenos foi a Raposa e o Corvo.
Durante a apresentação, as crianças puderam mergulhar nesse conto clássico, repleto de lições e aventuras. Ao final da história, de forma interativa e divertida, algumas crianças foram convidadas a participar da brincadeira imitando o Corvo e a Raposa, proporcionando momentos de diversão.
Álefe Rafá Carneiro (Beza), estudande de Design de Moda da Unifacs, foi um dos idealizadores e realizadores do teatro de fantoches. “Minha experiência apresentando para as crianças foi de longe renovadora. Houve todo um trabalho de preparação antes da ação na creche, mas a alegria e a realização daquelas crianças foi absolutamente renovadora. Eu iria de novo e iria quantas vezes mais fossem precisas”, contou Beza.
A diversão não parou por aí. Além do teatro, uma atividade criativa e educativa foi realizada, onde as crianças puderam colorir máscaras do Corvo e da Raposa. Após a pintura, os elásticos foram adicionados às máscaras, permitindo que as crianças as utilizassem e se divertissem ainda mais.
A atividade desenvolvida pelo FUSCA não proporcionou apenas entretenimento e alegria às mais de 80 crianças da Creche Futura Geração que assistiram ao espetáculo, mas também promoveu a interação, a criatividade e o aprendizado de forma lúdica e envolvente.
Além das crianças, os estudantes de graduação da Unifacs também tiveram momentos especiais na tarde do dia nove de maio. “Foi muito especial participar desse projeto lindo. Sou muito grata por dividir essa experiência com a galera do grupo de cultura do FUSCA e ver as crianças sorrirem e curiosas, encheu o meu coração de amor”, declarou Francyele Nunes, estudante de Design de Moda, integrante da equipe que representou o Corvo no teatro de fantoches.
A iniciativa demonstrou o poder transformador das atividades culturais na formação e no desenvolvimento das crianças – incentivando a imaginação e a expressão de forma positiva e enriquecedora – e nos estudantes extensionistas do FUSCA ao realizarem essas ações.