Com mais de 1,6 mil novos aparelhos cadastrados, Governo do Estado lança site para controlar o excesso de furtos e roubos
Por Adrielly Lima
Revisão: Julya Ferreira
Com o objetivo de reduzir furtos e roubos na capital baiana, foi desenvolvido pelas Superintendências de Gestão Integrada da Ação Policial (SIAP) e de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO), juntamente com a Secretaria da Segurança Pública Acervo Pernambuco (SSP- PE), o site Alerta Celular, que contribui com a identificação de aparelhos celulares roubados ou furtados.
Para compatibilizar a estrutura de toda sistemática do site, que contribui com a identificação e dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, foi necessário um ano para fazer todos os ajustes no banco de dados, direção de campo específico e treinamento com a polícia civil.
Inaugurado no dia 11 de maio, o site, até o momento, teve mais de 15 mil usuários registrados na plataforma, que ultrapassaram mais de 1,6 mil aparelhos celulares cadastrados.
Segundo o major Rubenilton Matos Andrade, o Alerta Celular vem para ajudar toda a população e diminuir a taxa de furtos e roubos, que, desde janeiro até abril de 2021, foi registrado dez mil ocorrências em todo o estado da Bahia.
‘’Para o sucesso do Alerta, depende do momento do volume de ocorrências daqui para frente. Se o aparelho for subtraído antes mesmo do lançamento, não faz sentido obter êxito nessa questão da recuperação do aparelho’’, afirma Andrade.
O major menciona a questão sobre procedência da comercialização de alguns aparelhos e como identificar o histórico desse produto.
“O indivíduo pode consultar se aquele dispositivo tem histórico de furto e roubo, se já se encontra cadastrado em nome de outra pessoa e à importância de os dados serem preenchidos da maneira corretamente para que não haja possibilidade de divergências’’ explica o major.
Além disso, Rubenilto complementa que o responsável por algum celular roubado pode alertar por outro aparelho e, no mesmo momento, vai ser emitido um alerta. Caso alguém seja flagrado com esse aparelho, vai ser encaminhado para delegacia.
Ao acessar o site https://alertacelular.ssp.ba.gov.br/ o cidadão vincula os seus dados ao do aparelho ao informar o IMEI, que pode ser obtido consultando a nota fiscal do equipamento ou ao discar *#06#.
‘’Nós temos uma existência altíssima de furtos e roubos de celulares em época de festas, então a nossa expectativa é que com a circulação de publicidades, o índice diminua consideravelmente essa ação dos criminosos nesses tipos de ambiente’’, destaca o major sobre as regiões efetivadas pelo novo sistema.
Gilberto Carlos dos Santos (26), relata sua experiência com o site informando que é um ambiente rápido e preciso.
“Além disso, ajuda a pessoa a localizar o número do IMEI para aqueles que não sabem como localizar. Será uma ajuda importante para a polícia e o cidadão no combate ao crime’’, salienta Santos.
A baiana Rosemary Souza (56) conta que não tinha conhecimento sobre o site e agradeceu a criação da ferramenta.
“Um site desse na Bahia eu acho muito válido mesmo porque os assaltos e roubos não vão deixar de existir, mas a população terá um retorno e vai saber como agir quando alguma situação desagradável acontecer’’, ressalta Souza.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado