Sergio Busquets pelo Barcelona, em 2015, ano em que conquistou sua última Liga dos Campeões / Foto: David Ramos – Getty Images
Craque espanhol atualmente joga pelo Inter Miami ao lado de Lionel Messi e se aposenta depois de 17 anos como jogador profissional
Por Igor Prince
Revisão Ana Gherardi
Na última quinta-feira (25), Sergio Busquets, ídolo do futebol mundial, anunciou que irá pendurar as chuteiras após o término da temporada pelo Inter Miami, atual clube do craque espanhol e onde faz parceria com amigos de longa data como Lionel Messi, Jordi Alba e Luisito Suárez. Em vídeo postado nas suas redes sociais, Sergio relembrou um pouco de sua trajetória pelo Barcelona (clube que ele defendeu as cores por 15 anos) e a seleção espanhola, onde foi campeão mundial na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
“Estes serão meus últimos meses em campo. Estou me aposentando muito feliz, orgulhoso, realizado e, acima de tudo, grato” afirmou o futebolista de 37 anos.
Carreira de Sergio Busquets
Busquets subiu ao profissional do FC Barcelona no ano de 2008 e no dia 13 de setembro daquele ano o meio-campista fez sua estreia, diante do Racing Santander. Pelo clube Blaugrana, Sergio jogou 719 partidas, marcando 18 gols e 45 assistências, além de 32 títulos. Desses, o jogador conquistou 3 Liga dos Campeões da Europa, 3 Mundiais de Clube e 9 La Ligas.
Pela seleção espanhola, ele participou de 143 jogos oficiais, se tornando o terceiro jogador com mais jogos na história da seleção. Pela La Roja, o craque do meio-campo conquistou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul , e a Eurocopa de 2012, disputada na Polônia e Ucrânia.
Já pelo Inter Miami, o espanhol já contabiliza 2 títulos, sendo a Leagues Cup em 2023 (primeiro título da história do clube) e Supporters’ Shield, em 2024. Ao lado de Messi, Alba e Suarez, o craque tenta mais um título inédito para o clube estadunidense, a MLS (Major League Soccer).
Durante seus anos de futebol pelo Barcelona e Seleção da Espanha, Busquets atuou como volante, sendo peça fundamental no estilo de jogo do mágico time da Catalunha, que contava com Messi, Iniesta, Xavi e outros grandes jogadores, como o brasileiro Neymar, quando conquistou sua última Champions, vencendo a Juventus por 3 a 1, em 2015. Ele fez parte do fantástico time do “tiki-taka”, que prezava o futebol coletivo e que marcou uma geração. Já pela seleção, Sergio fez parceria com outros grandes jogadores como Sergio Ramos e o goleiro Iker Casillas, ambos jogadores do Real Madrid na época.
Despedida de jogadores e amigos
Após o anúncio de sua aposentadoria, vários jogadores e amigos de Sergio reagiram à notícia. Lionel Messi, parceiro de Barcelona e Inter Miami, fez um post nos stories do Instagram e deixou um comentário no post: “Juntos desde início até o fim… Um prazer ter visto você jogar, Busquets. E ainda tem um pouquinho mais!” completou o craque argentino.
Jordi Alba também se despediu do amigo pelas redes sociais “Busquets, foi uma verdadeira honra dividir o vestiário contigo no Barça, com a seleção espanhola e no Inter Miami” disse o lateral-esquerdo do Inter.
Andrés Iniesta, com quem o volante dividiu o meio-campo pelo Barcelona e pela Seleção da Espanha, fez um post nas suas redes sociais “Que privilégio compartilhar todos esses anos com você, irmão”, afirmou ex-jogador espanhol.
O que os fãs pensam da aposentadoria?
Rafael Pereira, (29 anos), fã do astro espanhol, diz que o meio-campista fará falta nos gramados, onde demonstrou todo seu talento e formou milhares de fãs: “Bom volante, o melhor que já vi jogar. Futebol extraordinário, o do Sergio Busquets, na época de Barcelona, muita qualidade na saída de bola”, comenta.
