Por Beatriz Macêdo
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Leonardo Pastor, doutorando da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministrou nesta segunda (16) palestra intitulada “Selfie, Cotidiano Fotográfico e Plataformas Digitais”. Com falas dinâmicas e uma apresentação interativa, a palestra aconteceu na Unifacs, Campus Tancredo Neves, e reuniu alunos de diversos cursos, durante o Curto-Circuito, Semana de Comunicação realizada pela instituição.
Este tipo de registros fotográficos estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade. Com o advento das redes sociais, postar fotos nunca foi tão comum, sendo elas dos mais diversas formas, com destaque especial para as selfies.
Segundo Pastor, o cotidiano nunca foi tão digitalizado, gerando relações dinâmicas e de intensa troca entre os usuários e as plataformas digitais. Alertou, contudo, que essa informação cedida pelo internauta gera dados e que isso é usado como moeda de troca pelas empresas do ramo de mídias digitais
Outro ponto abordado por Leonardo foi a análise das selfies. Mais do que uma categoria de imagem, as fotos transformaram-se em práticas cotidianas, que podem ser usadas como manifestação de ideias e registro de momentos. Muitas vezes associadas à práticas narcisistas, individualistas e solitárias, o doutorando, em pouco mais de uma hora e meia de exposição, trouxe outras ângulos de análise da prática fotográfica, salientando a sua tendência transitória entre o público com o privado.
Logo, tanto famosos, quanto anônimos, renderam-se à prática da fotografia, o que torna o engajamento das selfiesnotório nas redes. Afetar e ser afetado são as premissas para relação atual com as selfies, cotidiano fotográfico e plataformas digitais.