
Auditório do campus Tancredo Neves / Foto: Júlia Ma
A música e o audiovisual no universo das IAs também foram destaques
Por Gustavo Barreto
Revisão Júlia Ma
Na manhã desta terça-feira (21), os alunos da UNIFACS viram de perto a abertura do segundo dia de Comunicarte, evento que une comunicação e arte para discutir profissionalmente o futuro da inteligência artificial no mercado de trabalho.
Entre os convidados à mesa, estiveram presentes no auditório do campus Tancredo Neves o compositor pela escola de música da UFBA, Marquinho Carvalho e o diretor de fotografia da BTS, Jimmy. Temas como o uso da IA para substituir o trabalho humano e a perda da sensibilidade local, no uso das novas tecnologias foram destaques.
O tema “CrIAtividade na Publicidade: música e audiovisual”, foi escolhido por ser uma referência direta a formação e ao uso da criatividade humana no mercado de trabalho. A criação das máquinas não pode ser comparada às criações físicas, é o que afirma Marquinho.
“Máquina não cria, quem cria é a pessoa física, é o humano. A geração no campo visual e no campo do som, é uma organização de um aprendizado que foi conquistado usando criação humana,” argumenta o compositor.

Os convidados e mediadores da palestra / Foto: Gustavo Barreto
Segundo os convidados, o uso das IAs refletem uma ameaça real à realidade atual dos profissionais do mercado. Em contrapartida, a automatização dos processos criativos pelas novas tecnologias deve contribuir para maior valorização dos produtos humanos no futuro.
“Tem muita força política e econômica de criar descompassos, mas é uma grande potência. Ela tem potencial de fomentar iniciativas inovadoras e ao mesmo tempo fazer com que essas iniciativas não aconteçam, porque poucas pessoas têm acesso a isso”, finaliza Jimmy.