Por Marina Araújo
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Nesta segunda-feira (16), alunos de Comunicação e Marketing assistiram à palestra “Segmentação de Públicos e Novas Culturas Políticas”, durante a semana do Curto-Circuito, na Unifacs Campus Tancredo Neves. A conversa foi ministrada por Thaiane Machado, jornalista por formação, mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O tema principal foi o posicionamento das marcas diante do público da comunidade LGBTQIA+. A jornalista iniciou o bate-papo discutindo sobre temas polêmicos como o “Pink Money”, termo que pode ser entendido como o poder de compra daquela comunidade. Essa terminologia acabou ganhando notoriedade por ser visto, muitas vezes, como a forma de utilizar elementos da comunidade LGBT para lucrar.
Thaiane apresentou diversos dados acerca da comunidade minoritária, como. Apenas no ano de 2018, casais homoafetivos brasileiros gastaram R$50 bilhões com turismo e cerca de R$3 trilhões no mundo inteiro, valor equivalente ao PIB da França. Os dados fornecidos acabaram gerando discussões acerca do poder econômico que essa comunidade exerce.
Outro ponto debatido durante a palestra foi o posicionamento das marcas diante desse mercado. Nesse caso, foram citados os três níveis de engajamento das marcas, podendo ser a favor de atingir pessoas e não apenas o mercado, ou apenas utilizar da causa como forma de visibilidade, ou até mesmo isolar esse público.
A palestra trouxe exemplos de posicionamento de marcas como Coca-Cola, Uber e Itaú, que, em algumas campanhas apoiaram a comunidade e, em um outro momento, tiveram atitudes que iam de encontro aos valores antes defendidos.