Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Negócios
  • Sebos em Salvador: um panorama atual sobre o mercado de compra de livros usados

Sebos em Salvador: um panorama atual sobre o mercado de compra de livros usados

Da Redação
25 de maio de 202225 de maio de 2022 No Comments
AVERA Sebo UNIFACS

Como os estabelecimentos estão tentando se reerguer após a retomada das atividades presenciais

Por: Alexandre Falcão, Beatriz Meneses, Eider Queiroz, Franciely Gomes e Maria Flávia Mota
Revisão: Antônio Netto

Com a pandemia do Covid-19, diversos setores e negócios tiveram que fechar suas portas por um longo período e “se virar nos 30” em busca de alternativas de vendas. Mercados tradicionalmente físicos foram muito afetados, como os sebos, lojas especializado na venda de livros usados.

Como exemplo, em Salvador, o tradiconal Sebo João Brandão, localizado no centro da cidade, fundado em 1969.

A perspectiva de vendas online não era algo que se tinha em vista para os administradores desses negócios. O que ajudou a melhorar os índices de vendas foi a entrada no mundo virtual, principalmente durante a pandemia. A presença online se tornou essencial para manter empreendimentos, que eram, em muitos casos, apenas físicos.

SeboJoão Brandão, com itens de sua livraria (Foto: Beatriz Meneses)

Uma das solução para essas empresas foi a presença digital na plataforma Estante Virtual, marketplace especializado em livros usados, em que sebos podem abrir seu acervo para a venda online.

Em 2020, a Magazine Luiza adquiriu a Estante Virtual, pertencente anteriormente à Livraria Cultura, por R$ 31,1 milhões. O objetivo da Magalu com a compra foi expandir as suas categorias de venda, indo de eletrodomésticos a livros e até mesmo roupas.

Do físico para o digital

Ainda que as vendas online fossem o suficiente para alguns sebos “segurarem as pontas”, alguns acabaram deixando de existir, pelo menos fisicamente.

Esse é o caso do Porto dos Livros, sebo que se localizava na Barra, e precisou ser reconfigurado devido à pandemia, tornando-se apenas um comércio online. Hoje a empresa está presente tanto na Estante Virtual quanto em seu próprio site.

Em entrevista ao portal Agenda Arte e Cultura, Carla Urbanetto, proprietária do estabelecimento, conta que as vendas online representam apenas 30% do que costumavam faturar com a loja presencial.

Segundo Urbanetto, infelizmente não há previsão do mercado voltar à sua unidade física, já que os lucros não são suficientes para custear o aluguel do espaço.

Pesquisas já apontam crescimento no mercado de produtos usados, principalmente no mundo da moda, porém a indústria literária não está sendo afetada da mesma maneira, principalmente no Brasil.

Resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural, apontam que 57% dos soteropolitanos são leitores. Considerando, neste caso, leitor alguém que leu um livro pelo menos três meses antes da captação dos dados.

Ainda na mesma pesquisa, quando perguntados sobre onde costumam comprar livros, cerca de 41% dos entrevistados responderam em livrarias físicas e apenas 12% consumiam livros comprados em sebos.

A apuração destes dados foi feita antes da pandemia, durante Outubro de 2019 e Janeiro de 2020. Nessa época, a cidade ainda tinha grandes livrarias como a Saraiva e o comércio online não era a principal opção de compra para os leitores.

Falta de incentivos?

Em 2021, o mercado editorial brasileiro cresceu quase 30%, porém a quantidade de novos leitores não chegou com tanto destaque em sebos mais tradicionais, como no Sebo João Brandão.

Sebo João Brandão (Foto: Beatriz Meneses)

Viviane Brandão, funcionária do local, conta que não percebeu novos leitores frequentando a loja, principalmente devido a falta de incentivo governamental, que segundo ela, explora mais os pontos turísticos do centro da cidade de Salvador.

Brandão conta que a Rua Chile, onde fica localizado o estabelecimento, é feita para atrair turistas. Porém, apesar dos investimos, os comércios da região estão fechados. Isso porque a maioria deles desconhecem esses empreendimentos locais. 

“É uma ilusão dizer que o Hotel Fasano Salvador e o Fera Palace Hotel ajudaram no turismo da região. Os hóspedes já chegam com os passeios certos. Eles não circulam pela rua”, relata Brandão.

A funcionária também diz que sente falta de divulgação por parte do público, que já está familiarizado com os sebos. No caso, falta essas pessoas ensinarem para a nova geração sobre a existência e a importância desses estabelecimentos.

(Fotos: Beatriz Meneses)

Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Navegação de Post

Empreendedorismo de mulheres negras cresce no Brasil, apontam estudos
Empreendedorismo: conheça a Wakanda Educação, empresa que ajuda mulheres negras a desenvolverem seu próprio negócio

Related Articles

AVERA Bahia Negócios

Bahia Oil & Gas Energy 2024: Saiba o que é, como participar e a programação completa

AVERA cultura Jornalismo Salvador UNIFACS

Unifacs lança Projeto CCPU em parceria com a Prefeitura de Salvador para capacitar baianas de acarajé

Festas juninas

São João: comerciantes inovam em sabores de licores para as festas juninas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente
  • “O amanhã é hoje”: Encerramento da Semana de Arquitetura e Urbanismo & Design abordou as emergências climáticas e o futuro das cidades
  • Último dia do Curto Circuito conta com a produção audiovisual baiana 
  • Casa Rosa:  Refúgio Cultural no Coração de Salvador
  • Curto-Circuito 2025: Protagonismo feminino revoluciona a comunicação

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes