O evento busca expor e comercializar produtos locais e acontece até o domingo de forma gratuita
Por Isadora Vila Nova
Revisão: Antônio Netto
Na última quinta-feira (30), o Centro de Convenções da Bahia recebeu a abertura da Feira Gourmet Origem Week, na cidade de Salvador. O evento, que conta com mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos, tem como objetivo principal dar visibilidade aos pequenos e médios negócios, impulsionando a economia local.
Em seu segundo ano de exposições, a Origem Week se destaca tanto pela quantidade de produtos disponíveis para venda e degustação, quanto pela oferta de workshops, oficinas e cursos de capacitação, que promovem ao público uma imersão direta à origem, história e produção dos alimentos.
Tais aspectos agregam conhecimento e interesse por mercadorias sustentáveis e rentáveis, como por exemplo, o caso da iniciativa “Tree to Bar”, que caracteriza a adaptação dos processos produtivos do chocolate ao mercado atual, onde ingredientes mais puros estão sendo cada vez mais procurados pelos consumidores.
“Moro na fazenda, sou produtor e uso o cacau da árvore até a barra, transformando o meu fruto no único ingrediente presente no chocolate. Isso é inovação, porque torna o produto nobre e verdadeiramente de origem. As pessoas precisam conhecer e abraçar essa especialidade, e aqui é o lugar certo para isso”, declara Henrique Almeida, proprietário dos chocolates Fazenda Sagarana, oriundos do sul da Bahia.
Além dos stands, foram ofertadas ao público palestras de chefs renomados que trouxeram à confecção do chocolate um olhar mais profissional, e, também, programação de oficinas e ateliers com aulas de culinária local que aproximam os visitantes e turistas à cultura da Bahia.
Ana Lúcia Cunha, estreante na feira e amante da área gourmet, enfatizou a importância da diversidade do evento.
“Acabei de assistir uma aula sobre abarás e adorei, assim como toda a programação e os stands. Está sendo uma experiência bem positiva, e acredito que através da feira, muitos empreendedores regionais têm a oportunidade de se destacar, mostrando que a nossa Bahia é riquíssima em cultivo e confecção de muitos produtos diferentes”, explica Cunha.
Com o acesso através de um cadastro online, e, posteriormente, da doação de 1kg de alimento não perecível para a iniciativa Bahia Sem Fome, a feira espera receber mais de 15 mil visitantes até o último dia de exposições, no domingo.
Para Thaina Carvalho, gerente do evento, a expectativa é promover um alcance cada vez maior aos expositores e às marcas em cada edição, já que há uma necessidade recorrente de explorar e potenciar o mercado regional.
“A Origem Week dá voz e espaço aos agricultores e produtores que vivem da cultura familiar. Funcionamos como uma vitrine, expondo ao público desde alimentos como o cacau, mel, vinho e queijos, até artesanatos dos mais variados tipos. Por isso, o festival está caindo literalmente no gosto dos baianos”, conclui Carvalho.