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REPENSANDO O ALGODÃO: DO ALIMENTO À MODA

Da Redação
14 de outubro de 201914 de outubro de 2019 No Comments
AVERA ESPECIAL ABAPA Jornalismo UNIFACS

Por Ana Clara Ferraz
Estudante de Jornalismo da UNIFACS  

Desde antes da chegada dos portugueses no Brasil, o algodão já tinha uma conexão tanto com a moda quanto com a alimentação. A planta já era dominada pelos índios através do plantio.

Como semente de maior aproveitamento no mundo, era convertida em fios para a confecção de redes e cobertores, e com aproveitamento do algodão também na alimentação e na saúde, através da utilização das suas folhas na cura de feridas.

Mas foi no Nordeste, em 1760, que a produção comercial do algodão começou. O Maranhão foi destaque, exportando para a Europa as primeiras sacas do produto. Atualmente, o algodão ainda é primordial na confecção das mais diversas vestimentas, principalmente pela textura agradável do tecido produzido a partir da planta e na indústria alimentícia.


Cultivo de Algodão no Oeste da Bahia – (Foto: ASCOM / Abapa)

ABAPA – ASSOCIACÃO BAIANA DOS PRODUTORES DE ALGODÃO

Destaque na produção do algodão no estado da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA) atua há quase duas décadas tanto no ramo alimentício, na produção de ingredientes para nutrição animal, óleos comestíveis e refinados, quanto na moda – proporcionando tecidos únicos e prestigiados no ramo.

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Com empresas como a ICOFORT, maior empresa atuante no Norte e Nordeste em processamento de caroço de algodão, no ramo alimentício, e a marca “Sou de Algodão” no campo da moda, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão inova sempre em sua produção e garante um destaque e grandes diferenciais no mercado.

Diversos materiais são feitos a partir da planta denominada algodoeiro. Entre eles, o biodiesel, feito a partir da fibra do algodão, essencial para combustíveis utilizados em caminhões e outros veículos.

O estado da Bahia é o segundo maior produtor do Brasil de algodão. Na safra produzida entre 2018 e 2019, a fabricação estimada foi de 1.489.626 toneladas. O destino da imensa produção é para países como, além de outros, China e Indonésia, gerando uma movimentação financeira total de US$ 41 bilhões.

Ao contribuir para a produção e distribuição de mercadorias produzidas a partir do algodão, a ABAPA gera 500 empregos diretos e 1200 indiretos, sendo de grande importância para a valorização da mão-de-obra regional.


Algodão sendo colhido – (Foto: ASCOM / Abapa)

O ALGODÃO E O RAMO ALIMENTÍCIO

Apesar do reconhecimento geral das utilidades do algodão ser voltado para fios e tecidos, a aplicabilidade do uso da planta na produção alimentícia é variada.

A semente do algodão, preservada após a retirada do caroço, é um importante subproduto da planta. Ela serve para a produção de inúmeros alimentos e componentes básicos, como os óleos comestíveis e brutos, além da farinha de semente de algodão.

A casca da planta também é utilizada nas rações de gados leiteiros com a finalidade de aumentar o volume do alimento consumido.

Com um aproveitamento elevado da planta, a fibra do algodão é, também, matéria-prima de alimentos como margarina e gordura vegetal, utilizada principalmente para a produção de sorvetes.

Produtos fabricados a partir da fibra do algodão – (Foto: Ana Clara Ferraz)

A MODA E A UTILIDADE IMENSURÁVEL NA INDÚSTRIA TÊXTIL

A indústria têxtil, responsável pela produção majoritariamente de tecidos e fios, utiliza o algodão como matéria-prima essencial para produtos de qualidade superior e é considerada a segunda indústria que gera mais empregos no Brasil.

Com uma onda sustentável dominando o mercado da moda, a atenção voltada para o algodão como ingrediente essencial para a qualidade de marcas de roupa alavancou a utilização do material tanto na produção quanto no discurso sobre o uso.

Usado em calças jeans através do denim das peças azuis, meias, camisas e toalhas de banho, a planta apresenta uma versatilidade graças à possibilidade de expandir o seu uso através da forma reciclada, já que seria jogado fora durante a fiação, tecelagem ou processo de corte na produção de fios usados em crochê e tricô.

Em uma época de sensação de pertencimento através de produções de moda artesanais, o algodão se mostra cada vez mais em destaque nos discursos de marcas nas mídias sociais e propagandas.

Na edição de 2019 da São Paulo Fashion Week (SPFW), um dos maiores eventos de moda do Brasil, o estilista Isaac Silva preparou sua coleção com peças feitas com algodão e outros tecidos naturais. A sustentabilidade foi, talvez, o ponto mais abordado do evento, tanto nos discursos quanto nas produções de acessórios e roupas.

(Foto: Reprodução / Jovem Sul News)


IMPORTÂNCIA DO ALGODÃO NA MODA

No aspecto mundial, o consumo de tecidos sintéticos aumenta diariamente. Devido à praticidade na produção, certas empresas escolhem matérias-primas ecologicamente incorretas.

No entanto, cada vez mais, planos de ações estratégicas vêm sendo aplicados com o objetivo de unir toda a cadeia de produção, do beneficiamento até a decisão de compra do consumidor final. Colocando em prática a conscientização sobre o uso benéfico do algodão como tecido.

A execução de um plano que visa o aumento no consumo de algodão no cenário nacional afeta tanto os produtores quanto os consumidores e aqueles responsáveis por disseminar ideias através dos meios de comunicação e mídias sociais. É, então, gerada uma sensação de pertencimento através de uma produção consciente e, muitas vezes, artesanal.

Entre tantas matérias-primas obtidas, além do impacto social através da geração de empregos e desenvolvimento da região, as positivas consequências do plantio de algodão enriquecem o estado da Bahia e trazem produtividade, visibilidade e impactos positivos nos mais diversos aspectos.

(Foto: Reprodução / Sou de Algodão)


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