Nova tendência se tornou nicho de sucesso depois dos conteúdos de humor e dancinhas
Por Luísa Mendes
Revisão: Antônio Netto
Lançado em 2017, o aplicativo Tik Tok, que antes se chamava musical.ly, foi reformulado pensando em manter a produção de conteúdos de caráter humorístico e musical. A plataforma tem como trend (tendências) as dublagens de áudios e músicas e criação de desafios, que mais tarde se tornaram as dancinhas.
Essas categorias, em três anos, deram visibilidade a pessoas que se destacaram na plataforma e hoje são consideradas subcelebridades, vivendo da remuneração desses conteúdos e de parcerias com marcas nacionais e internacionais, pelo fluxo entre mídias digitais, como por exemplo Tik Tok e Instagram.
Porém, no período de quarentena no início do ano de 2020, um novo nicho começou a surgir, criado por pessoas que viram no ambiente doméstico uma oportunidade de se distrair e criar conteúdos relaxantes e necessários para o dia a dia. Nasceu assim os vídeos de limpeza e organização.
Essa prática logo se tornou rentável já que os produtos usados e seu resultado, serviam como propaganda e influenciavam pessoas a comprar o mesmo item e realizar a própria limpeza e organização em seus lares. Marcas de todo o mundo passaram a fazer negócios com os influencers em potencial de seus países.
Receitas para todo mundo
Depois da
limpeza, a alimentação. Não mais receitas impossíveis, mas o arroz e feijão de cada dia ganharam espaço na plataforma. Os vídeos começaram a ganhar narração, fazendo com que esse recente nicho se diferenciasse dos outros.
O Tik Tok facilitou ainda a vida dos produtores de conteúdo mais tímidos: no local da narração com a própria voz, há também a possibilidade de fazer uma gravação de voz artificial narrar sua receita passo a passo em seu lugar.
Em solo brasileiro, contas como da Bianca Targa (@bianca_amordecasinha), Wallace Aranha (@cozinhadepobredowallace), Christofer Gomes (@eusouchristofer) e Ramon Vitor (@ramonvitor) são destaque e somam mais de nove milhões e quinhentos mil seguidores e milhões de curtidas.
Na Bahia, a conta da Ana Carolina Roseno, 26, nascida em Prado e residente em Lauro de Freitas, se destaca no aplicativo quando se procura por conteúdos de receitas ligadas à cultura baiana.
O @abaradana possui só no Tiktok mais 28 mil seguidores e mais de 100 mil curtidas em seus vídeos. Quando somadas todas as redes sociais digitais em que Ana produz conteúdo, chegam a 60 mil seguidores. Ana Carolina começou a cozinhar inspirada na mãe.
“Sempre me despertou curiosidade vê-la cozinhar. Ela se foi muito cedo e eu tive que ir morar com minha avó. Muito pequena, já tive que ir para a cozinha ajudar ela a preparar a comida lá em casa”, relata a influenciadora baiana.
Ana trabalha com gastronomia há quatro anos e buscou se diferenciar quando transformou a comida tradicional baiana em gourmet. O empreendimento situado em Lauro de Freitas é o primeiro da Bahia a ter 28 sabores de abarás.
“Quando comecei a vender, meu esposo que também é meu sócio, me recomendou usar as redes sociais para servir como meio de alavancagem de vendas. Ele cuida das nossas mídias sociais e é responsável por toda a criação de conteúdo em todas elas”, conta Ana Carolina.
No instagram, a influencer divulga os produtos de sua marca. No Tiktok, compartilha o preparo de receitas que se diferenciam da sua especialidade: são receitas de bolo, pudim, sorvete, sucos, sanduíches e outros pratos. Ana carolina não vê a ida do @abaradana para o TikTok como uma migração:
“Na verdade acho que não foi uma migração, mas uma adição. Hoje estamos em todas as redes sociais: Instagram, TikTok, Kwai e Youtube. Partimos do princípio que nossa marca tem que ser fortalecida e vista em todos os âmbitos. Como diz o ditado: O que não é visto, não é lembrado”.
Fora da visão empreendedora, Ana Carolina se sente feliz em, através da produção de conteúdos, conseguir mudar vidas:
“Se eu estou ajudando a mudar a vida de pessoas, seja com dicas de empreendedorismo ou até vídeos para ajudar pessoas a relaxar ou fazer um almocinho no fim de semana para a família, eu fico muito feliz e agradecida a Deus primeiramente por me capacitar a ajudar quem precise”.
Qual o segredo dos vídeos?
Cleisa Santana, psicóloga clínica sob perspectiva da terapia cognitivo-comportamental, explica por que vídeos de afazeres tão cotidianos, hoje, são considerados satisfatórios e relaxantes.
“É muito importante levar em consideração que para explicar porque algo é satisfatório ou relaxante primeiro é preciso entender a visão das pessoas que estão consumindo esse tipo de conteúdo. O fato de estar vendo tudo limpo e perfeito, se associa a sensação de que tudo está sob controle. A limpeza e a organização vão estar atuando como estratégia de enfrentamento diante de situações de estresse e sobrecarga, por exemplo”, explica Santana.
Já para a psicóloga Laís Barreiros, que atua com psicologia clínica, a inspiração de Ana Carolina, do @abaradana, em ver a mãe cozinhar, pode ser um fator subjetivo que afeta também as pessoas que a assistem.
“O cérebro tem um sistema que faz com que nós nos sintamos confortáveis em situações às quais já estamos acostumados a vivenciar. Por mais que não tenham costume de cozinhar, a satisfação pode estar relacionada com a representatividades, históricos da pessoa e contextos familiares”, explica Barreiros.
Ambas psicólogas analisam também sobre o contexto em que a tendência surgiu, observando que o ato de consumir tais conteúdos também estejam realizados a sensação de motivação e, mais uma vez, controle, em meio a uma situação mundial recente, completamente fora de controle individual. Além de trazer novidades de como alterar a rotina dos afazeres como novos produtos ou hábitos.
Vídeos relaxantes
Outra trend na plataforma são os vídeos chamados ASMR. O termo em inglês para Autonomous Sensory Meridian Response se trata de conteúdos que buscam estimular uma resposta meridional sensorial autônoma.
Em outras palavras, uma sensação agradável ou relaxante vinda de um estímulo externo, que nos conteúdos ASMR costumam ser sonoros, como pessoas sussurando, pequenos ruídos de objetos do dia a dia, como plástico ou pratos, ou ainda, por conteúdos visuais, como slimes ou barras de sabonete sendo cortadas.
A decisão de escolher entre vídeos narrados e um vídeo em ASMR, diz muito sobre o público que agora se revela amplo. Para Cleisa Santana, a preferência dos jovens por vídeos em ASMR está ligada a suas preferências pelas tecnologia e a função relaxante do estímulo de som que diminui estresse e ansiedade.
“Para muitas pessoas, assistir esses vídeos é uma forma de praticar atenção plena, se concentrar no presente”, conta Santana.
Para Laís Barreiros, a preferência do público adulto e de meia idade por vídeos narrados seja pela sensação de interação maior com outro indivíduo: “Talvez se trate de uma forma de se sentir pertencente em uma realidade específica que foi ali exposta pelo narrador”.
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