Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Cultura
  • Quarta edição do festival Afropunk  renova a resistência pela cultura negra em Salvador

Quarta edição do festival Afropunk  renova a resistência pela cultura negra em Salvador

Da Redação
31 de outubro de 2024 No Comments
AVERA cultura Jornalismo Salvador

Palco do Afropunk Foto: Divulgação

Festival de música negra, que comemora 20 anos de existência, reúne um público diverso e exalta suas diferenças

Por Maria Fernanda Cardoso
Revisão: Juliana Brito

Nos dias 9 e 10 de novembro acontecerá a quarta edição do festival Afropunk, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. O festival terá a presença de diversos artistas baianos, entre eles: Silvanno Salles, Léo Santana, Ilê Aiyê e Virgínia Rodrigues, que se juntarão a músicos brasileiros e internacionais, como Erykah Badu e Lianne la Havas.

O festival

Nascido para enegrecer os espaços do punk e do rock, o Afropunk vai além de um festival de música negra, é um movimento. Em 2005, surge a partir da produção do documentário Afro-Punk do cineasta Matthew Morgan, que destacava as pessoas negras na cena do movimento Punk nos Estados Unidos. Morgan, que também é executivo da indústria musical, acabou transformando sua ideia em festival que une negritude, moda e música.

No Brasil, a sua primeira edição aconteceu em 2019 em São Paulo, no final de semana da Consciência Negra. Porém, é em Salvador, a cidade mais negra fora do continente africano, que o festival cria raízes. Esse é o seu quarto ano na cidade e a sua força segue representando como a cultura é uma forma de resistência da população negra. 

Movimentos culturais 

Segundo o censo do IBGE de 2022, Salvador tem a sua população composta por 79,9% de pessoas pretas e pardas. Como um reflexo, temos movimentos culturais e históricos que mostram a força dessa população. Um exemplo são os Blocos Afros e os Afoxés, que unem história, música, moda e religiosidade em um espaço que durante anos era a única forma de pessoas negras participarem dos circuitos oficiais do Carnaval de Salvador. 

Foto: Divulgação

O Ilê Aiyê, os filhos de Gandhi, o Cortejo Afro, entre outros blocos que fazem história na cidade, representam diversos aspectos da cultura negra. Esses símbolos mostram como a cultura é uma forma legítima de combater preconceitos e discriminações. 

Hoje, temos novos movimentos culturais que exaltam a representatividade negra. A Batekoo, criada em 2014, é um exemplo de movimento periférico que foca na comunidade negra e LGBTQIA+, ocupando a cidade e renovando sua representação.

Nesse contexto, a bailarina Jéssica Santana, conhecida como “a menina do afrobeat”,  compartilha sua experiência no Afropunk, destacando como o festival se conecta aos movimentos culturais de Salvador: “O que os blocos afros, a Batekoo, outras festas e outras celebrações culturais e existentes em Salvador fazem, é justamente não deixar que essa cultura, essa celebração, morra.” 

Protagonismo e Liberdade 

Além da presença nos palcos, o festival conta com pessoas negras em todas as áreas, desde a equipe até trabalhadores da indústria alimentícia e da beleza, tornando-se um símbolo do protagonismo da negritude. 

Lunna Montty e seus bailarinos Foto: João Viana

“Faz parte da minha história, estar no festival é estar em um lugar de protagonismo”, afirma Jéssica. 

Para ela, o afropunk é um movimento criado por e para pessoas pretas, evidenciando a importância da negritude e sua cultura como protagonistas nesses espaços muitas vezes inacessíveis. O festival é mais que um movimento, é um encontro ancestral, é uma experiência.  

Jéssica também enfatiza que a estética negra é uma parte fundamental da identidade: “Eu sou uma pessoa diferente, eu me considero diferente, eu sou uma mulher negra que usa o cabelo loiro, 613, um marley hair, um cabelo exagerado, como dizem, que é um cabelo que chama atenção […] Mas é um cabelo que eu consigo ver e me entender.”

Jessica Santana Foto: Arquivo Pessoal

O ambiente do festival, segundo ela, é um espaço livre de julgamentos, onde todos têm a liberdade de se expressar de maneira autêntica, para além do racismo: “É de extrema importância ter um lugar que eu consiga me vestir da forma que eu quero, me expressar da forma que eu quero, que [toque] as músicas que ouça, que eu dance, que eu me expresse que eu realmente seja eu, [que] não seja um lugar de preconceito”.

“As pessoas que vão para o festival se empenham para entregar algo bacana, um look fashion e se sentir à vontade”, ressalta João Viana, fotógrafo soteropolitano que participou do Afropunk na edição de 2022 e 2023. 

Edição de 2024

No mês da consciência negra, a edição de 2024 tem a expectativa de ter a presença de um público ainda maior, já que essa edição faz parte da comemoração dos 20 anos de existência do festival. A empresa IDW é a responsável pelo festival na Bahia e um dos seus objetivos é promover o empreendedorismo negro para dentro do festival. Em 2023, o Afropunk movimentou R$ 19 milhões em Salvador. 

Além de sua significativa contribuição econômica e da atenção que traz à cidade, o festival celebra a cultura negra e comemora as suas diferenças, fazendo com que o público se sinta livre e contribuindo para a resistência do povo preto em Salvador por meio de um aspecto fundador na cidade, a cultura.

Navegação de Post

Comunicarte: publicitária explica processo para construção do marketing de grandes artistas
Agenda Cultural Avera

Related Articles

AVERA cultura Jornalismo

Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência

AVERA cultura Jornalismo

Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg

AVERA cultura Jornalismo

Confira os destaques culturais da semana em Salvador

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes