Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Professor e pesquisador Elias Bitencourt marca presença em Aula Magna de Comunicação e Design da Unifacs

Professor e pesquisador Elias Bitencourt marca presença em Aula Magna de Comunicação e Design da Unifacs

Da Redação
17 de março de 202118 de maio de 2021 No Comments
Elias Bitencourt - Aula Magna comunicação e design Unifacs Aula magna Comunicação Cultura Digital Design Elias Bitencourt UNIFACS

Cultura Digital, novas tecnologias e os impactos das mediações algorítmicas no âmbito da comunicação, design e da própria sociedade foram temas do evento que reuniu mais de 350 alunos

Por Catherine Marinho
Revisão: Antônio Netto

A Aula Magna dos cursos de Comunicação e Design da Unifacs aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e contou com a presença do convidado Elias Bitencourt, professor e pesquisador (Poscom-UFBA), com a mediação dos professores da Unifacs, Antônio Netto e Camila Farias, e apresentação da coordenadora Danúbia Leal.

O cenário da Cultura Digital contemporânea é a grande pauta da palestra e chamou a atenção de mais de trezentos e cinquenta alunos dos cursos, que lotaram simultaneamente a sala virtual do BlackBoard, de forma remota.

De acordo com o pesquisador, entender o funcionamento do mundo digital na contemporaneidade é de fundamental importância para a compreensão do cenário em que vivemos.

Para Bitencourt, o ambiente digital não pode ser visto apenas como uma ferramenta “nichada”, mas sim como algo muito maior, atingindo a vida pessoal e coletiva dos indivíduos.

O pesquisador destaca ainda ao processo de reconfiguração do capital, pois está intimamente ligado à lógica de fazer comunicação.

“Estamos passando por um processo de reconfiguração bem significativo do capital, uma economia que está pautada em startups e modelos de dataficação, modelos de negócios baseados em monitoramento de dados. Precisamos entender as questões que o capitalismo de dados vem trazendo pro campo da comunicação e design”, pontua Bittencourt. 

Capitalismo Industrial x Capitalismo Financeiro

Segundo Elias, antes estudava-se os impactos do sistema capitalista na comunicação, principalmente na criação de produtos, seguindo a lógica de comercialização. Já em um novo cenário digital, ocorre a “modernização do sistema vigente”, transformando-se no que o professor define como “capitalismo de dados”:

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

“A principal diferença desse capital especulativo é de transformar esse ‘industrial’ em algo que é digital, isso não tem a ver com digitalização, não é um processo de transposição, mas sim de dataficação, no sentido de transformar qualquer fenômeno em algo que é passível de interpretação”, explica Bitencourt.

Essa mudança, segundo o professor, trouxe mudanças perceptíveis no funcionamento da comunicação, do consumo e da própria sociedade, no âmbito individual e coletivo.

“A verdade sempre foi aquilo que você acredita, o problema é que os algoritmos agora sabem no que você acredita e lhe entregam verdades sempre muito convenientes”

Especulação e lucro

Para Bitencourt, “nosso modelo de pensar o lucro está muito pautado no capitalismo industrial. Os comunicadores acham que o lucro está em cima da publicidade, mas não é nada disso, o processo do lucro está na especulação”.

O modelo de negócio do capital financeiro é especular no sentido de buscar informações e criar parâmetros para conseguir identificar oportunidades e antever os riscos. O pesquisador reitera que “a maneira como nossas atividades estão sendo dataficadas e transformadas em padrões trazem grandes potências especulativas”.

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

Bitencourt exemplifica, a partir dos “unicórnios brasileiros” – startups que possuem avaliação de mercado acima de um bilhão de dólares – aplicativos muito recentes, como iFood e Nubank. Essas startups criam os “padrões de possíveis riscos e tendências os quais nem sabemos que existem”, completa.

Os “ismos-tretas”

Propagandacentrismo, Socialmediacentrismo, Antropocentrismo são os três neologismos que Bittencourt cria para pontuar alguns fenômenos como limitadores da busca de entendimento de novos cenários comunicacionais.

“Se a gente não entender como a infraestrutura está sendo construída, a gente não vai entender qual o papel da comunicação nessa infraestrutura, porque estaremos usando as velhas ferramentas para poder trabalhar com o que é novo”, explica o professor.

Os objetos estudados na cultura digital tem demandas próprias e linguagens específicas. Para assimilar a circulação de discurso em uma rede, a pessoa não deve se limitar ao texto, como pontua o pesquisador, “em uma rede social, o texto é pretexto, o que mais importa é a reação, estamos lidando com uma economia afetiva, da atenção”.

“Se eu construo um algoritmo e ele tem uma lógica específica, ele está trazendo modificações ainda mais profundas, está reconfigurando democracias, governos, meio ambiente”, alerta.

Tretas Coletivas

Estamos vivendo uma crise de identidade e de legitimidade institucional, em um contexto de vigilância ostensiva e uma falta de regulamentação do mundo digital, quem responsabilizar pela circulação de fake news?

Bitencourt ressalta: “verdade sempre foi aquilo que você acredita, o problema é que os algoritmos agora sabem no que você acredita e lhe entregam verdades sempre muito convenientes”.

Cabe também a reflexão de que não existe nenhum objeto sem uma intenção política por trás e cabe aos comunicadores se questionarem em relação a isso. Para o pesquisador “um objeto sem ideologia é uma utopia”.

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

Expectativas dos alunos

A aula inaugural de comunicação e design motivou a comunidade acadêmica da instituição na busca  por novos conhecimentos, principalmente tratando-se do meio digital, que está em constante modernização, como ressalta Letícia Soares, estudante de jornalismo da Unifacs:

“A palestra com Elias foi muito interessante, ele explicou diversas dúvidas que eu tinha sobre questões de dados dos aplicativos e unicórnios brasileiros, fortaleceu o interesse que eu tinha nessa questão do algoritmo e do comportamento do consumidor no digital, logo após a aula dele fui buscar mais sobre o assunto”, declara Soares.

A estudante de jornalismo Clara Paixão ressalta que tem a expectativa de aprender mais sobre o tema. “Gostaria de mais palestras na área de comunicação para agregar e trazer questionamentos de marketing e novas redes sociais, porque é uma forma de nós estudantes entendermos melhor o processo”, relata a aluna.

A Aula Magna do curso de Comunicação e Design da Unifacs com o Professor Elias Bitencourt pode ser assistida na íntegra, clicando aqui.


Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Navegação de Post

Aula Magna virtual de RI da Unifacs traz o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper
Alunos de Engenharia da Unifacs conquistam 5º lugar na etapa Nordeste da Competição Baja SAE

Related Articles

cultura Jornalismo Salvador

Meu Tempo é Agora: Exposição em Salvador celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador

Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • De Trombadores à maior atlética de comunicação do Nordeste: a trajetória da AtletiCOM na CopaFacs
  • De eventos de cosplay a blocos de carnaval, a comunidade nerd e geek se mantém presente nas terras soteropolitanas 
  • Meu Tempo é Agora: Exposição em Salvador celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi
  • Semana dos Museus: Conectando Passados, Criando Futuros
  • CopaFacs: de campeonato universitário à Copa do Povo
  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes