Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Geral
  • Professor e pesquisador Elias Bitencourt marca presença em Aula Magna de Comunicação e Design da Unifacs

Professor e pesquisador Elias Bitencourt marca presença em Aula Magna de Comunicação e Design da Unifacs

Da Redação
17 de março de 202118 de maio de 2021 No Comments
Elias Bitencourt - Aula Magna comunicação e design Unifacs Aula magna Comunicação Cultura Digital Design Elias Bitencourt UNIFACS

Cultura Digital, novas tecnologias e os impactos das mediações algorítmicas no âmbito da comunicação, design e da própria sociedade foram temas do evento que reuniu mais de 350 alunos

Por Catherine Marinho
Revisão: Antônio Netto

A Aula Magna dos cursos de Comunicação e Design da Unifacs aconteceu na manhã desta terça-feira (16) e contou com a presença do convidado Elias Bitencourt, professor e pesquisador (Poscom-UFBA), com a mediação dos professores da Unifacs, Antônio Netto e Camila Farias, e apresentação da coordenadora Danúbia Leal.

O cenário da Cultura Digital contemporânea é a grande pauta da palestra e chamou a atenção de mais de trezentos e cinquenta alunos dos cursos, que lotaram simultaneamente a sala virtual do BlackBoard, de forma remota.

De acordo com o pesquisador, entender o funcionamento do mundo digital na contemporaneidade é de fundamental importância para a compreensão do cenário em que vivemos.

Para Bitencourt, o ambiente digital não pode ser visto apenas como uma ferramenta “nichada”, mas sim como algo muito maior, atingindo a vida pessoal e coletiva dos indivíduos.

O pesquisador destaca ainda ao processo de reconfiguração do capital, pois está intimamente ligado à lógica de fazer comunicação.

“Estamos passando por um processo de reconfiguração bem significativo do capital, uma economia que está pautada em startups e modelos de dataficação, modelos de negócios baseados em monitoramento de dados. Precisamos entender as questões que o capitalismo de dados vem trazendo pro campo da comunicação e design”, pontua Bittencourt. 

Capitalismo Industrial x Capitalismo Financeiro

Segundo Elias, antes estudava-se os impactos do sistema capitalista na comunicação, principalmente na criação de produtos, seguindo a lógica de comercialização. Já em um novo cenário digital, ocorre a “modernização do sistema vigente”, transformando-se no que o professor define como “capitalismo de dados”:

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

“A principal diferença desse capital especulativo é de transformar esse ‘industrial’ em algo que é digital, isso não tem a ver com digitalização, não é um processo de transposição, mas sim de dataficação, no sentido de transformar qualquer fenômeno em algo que é passível de interpretação”, explica Bitencourt.

Essa mudança, segundo o professor, trouxe mudanças perceptíveis no funcionamento da comunicação, do consumo e da própria sociedade, no âmbito individual e coletivo.

“A verdade sempre foi aquilo que você acredita, o problema é que os algoritmos agora sabem no que você acredita e lhe entregam verdades sempre muito convenientes”

Especulação e lucro

Para Bitencourt, “nosso modelo de pensar o lucro está muito pautado no capitalismo industrial. Os comunicadores acham que o lucro está em cima da publicidade, mas não é nada disso, o processo do lucro está na especulação”.

O modelo de negócio do capital financeiro é especular no sentido de buscar informações e criar parâmetros para conseguir identificar oportunidades e antever os riscos. O pesquisador reitera que “a maneira como nossas atividades estão sendo dataficadas e transformadas em padrões trazem grandes potências especulativas”.

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

Bitencourt exemplifica, a partir dos “unicórnios brasileiros” – startups que possuem avaliação de mercado acima de um bilhão de dólares – aplicativos muito recentes, como iFood e Nubank. Essas startups criam os “padrões de possíveis riscos e tendências os quais nem sabemos que existem”, completa.

Os “ismos-tretas”

Propagandacentrismo, Socialmediacentrismo, Antropocentrismo são os três neologismos que Bittencourt cria para pontuar alguns fenômenos como limitadores da busca de entendimento de novos cenários comunicacionais.

“Se a gente não entender como a infraestrutura está sendo construída, a gente não vai entender qual o papel da comunicação nessa infraestrutura, porque estaremos usando as velhas ferramentas para poder trabalhar com o que é novo”, explica o professor.

Os objetos estudados na cultura digital tem demandas próprias e linguagens específicas. Para assimilar a circulação de discurso em uma rede, a pessoa não deve se limitar ao texto, como pontua o pesquisador, “em uma rede social, o texto é pretexto, o que mais importa é a reação, estamos lidando com uma economia afetiva, da atenção”.

“Se eu construo um algoritmo e ele tem uma lógica específica, ele está trazendo modificações ainda mais profundas, está reconfigurando democracias, governos, meio ambiente”, alerta.

Tretas Coletivas

Estamos vivendo uma crise de identidade e de legitimidade institucional, em um contexto de vigilância ostensiva e uma falta de regulamentação do mundo digital, quem responsabilizar pela circulação de fake news?

Bitencourt ressalta: “verdade sempre foi aquilo que você acredita, o problema é que os algoritmos agora sabem no que você acredita e lhe entregam verdades sempre muito convenientes”.

Cabe também a reflexão de que não existe nenhum objeto sem uma intenção política por trás e cabe aos comunicadores se questionarem em relação a isso. Para o pesquisador “um objeto sem ideologia é uma utopia”.

Aula Magna Elias Bitencourt Unifacs

Expectativas dos alunos

A aula inaugural de comunicação e design motivou a comunidade acadêmica da instituição na busca  por novos conhecimentos, principalmente tratando-se do meio digital, que está em constante modernização, como ressalta Letícia Soares, estudante de jornalismo da Unifacs:

“A palestra com Elias foi muito interessante, ele explicou diversas dúvidas que eu tinha sobre questões de dados dos aplicativos e unicórnios brasileiros, fortaleceu o interesse que eu tinha nessa questão do algoritmo e do comportamento do consumidor no digital, logo após a aula dele fui buscar mais sobre o assunto”, declara Soares.

A estudante de jornalismo Clara Paixão ressalta que tem a expectativa de aprender mais sobre o tema. “Gostaria de mais palestras na área de comunicação para agregar e trazer questionamentos de marketing e novas redes sociais, porque é uma forma de nós estudantes entendermos melhor o processo”, relata a aluna.

A Aula Magna do curso de Comunicação e Design da Unifacs com o Professor Elias Bitencourt pode ser assistida na íntegra, clicando aqui.


Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.

Navegação de Post

Aula Magna virtual de RI da Unifacs traz o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper
Alunos de Engenharia da Unifacs conquistam 5º lugar na etapa Nordeste da Competição Baja SAE

Related Articles

AVERA

No Dia dos Professores, um retrato da profissão em tempos de IA

Open Air Brasil: a maior experiência de cinema ao ar livre do mundo chega a salvador

Dia do Nordestino celebra o legado e a poesia do cordel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Ba-Vi é resistência: o clássico que sobrevive ao tempo, às crises e às divisões
  • No Dia dos Professores, um retrato da profissão em tempos de IA
  • Esportes na infância: sua importância na formação de novos profissionais
  • A febre das corridas de rua: o novo ponto de encontro nas ruas de Salvador
  • Copa Libertadores Feminina: a maior competição do continente
  • Open Air Brasil: a maior experiência de cinema ao ar livre do mundo chega a salvador
  • Dia do Nordestino celebra o legado e a poesia do cordel
  • Inteligência Artificial: uma nova aliada da cotonicultura baiana

ARQUIVO

  • outubro 2025
  • junho 2025
  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes