Pintura de Benedito Calixto retrata da Proclamação da República / Foto: Divulgação
O feito inicio uma mudança para o Brasil com reflexos presentes na sociedade contemporânea
Por Igor Menezes
Revisão por Gabriele Sá
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889. Esse dia é feriado, porque celebra a data em que o regime republicano foi proclamado no Brasil. O primeiro presidente do Brasil foi Marechal Deodoro da Fonseca. Com a mudança do regime monárquico para o regime republicado, Dom Pedro II foi destituído como imperador, dando lugar ao primeiro presidente do Brasil.
A proclamação foi motivada por diversos fatores, incluindo o descontentamento com a Coroa, questões políticas, sociais e econômicas, além da influência de movimentos republicanos que já existiam no país. A República foi inicialmente implantada com um governo provisório e, pouco depois, foi estabelecida a primeira Constituição republicana em 1891.
Com isso, é comemorada anualmente no Brasil e representa um marco importante na história do país, simbolizando a luta pela democracia e pelo fim da monarquia. A Proclamação da República teve um impacto significativo na sociedade contemporânea do Brasil. Ela não apenas mudou a estrutura do governo, mas também influenciou a forma como a sociedade percebeu e se organizou.
AVERA, conversou com o João Augusto, professor de história, que discutiu sobre a data e sua importância para a evolução do nosso país, “A sociedade brasileira olha para a Proclamação da República e vê como um marco na nossa História. É a mudança de um ciclo, o Brasil viveu um longo período marcado pela polícia colonial portuguesa, onde tudo dependia de Portugal. Depois com a chegada da família real portuguesa inicia no Brasil gradativamente a possibilidade de liberação de Portugal, governo de Dom João 6 e depois seu filho D Pedro 1, que vai resultar na independência do Brasil”, disse.
A nova república promoveu a separação entre Estado e Igreja, a criação de uma nova bandeira nacional e a adoção do sistema presidencialista. Essas mudanças foram fundamentais para a consolidação dos ideais republicanos e democráticos no país. Além disso, a Proclamação da República contribuiu para o fortalecimento do sentimento nacionalista e a busca por uma identidade brasileira.
Uma visão da sociologia sobre a Proclamação da República
Essa data entra em uma visão sociológica que reflete as mudanças sociais e nacionais da população, em declaração a socióloga, Juliana Macêdo, expressou como a proclamação da República, pode ser entendida como uma transformação social e simbólica que afetou as estruturas de poder, as relações sociais e a identidade nacional.
Assim, com reflexo da estrutura do Brasil e como o povo entende e se manifesta politicamente, em uma sociedade que reflete na fragilidade da participação popular. ”Na sociedade contemporânea, os reflexos da Proclamação ainda são visíveis. A democracia brasileira se construiu lentamente. A distância entre Estado e população, o clientelismo, o racismo estrutural e a concentração de poder continuam sendo desafios herdados de uma República que nasceu sem base popular.”, finaliza a socióloga.
