Por Alan Nogueira
Estudante de Jornalismo da UNIFACS
Fotos: Phelipe Gutemberg e Matheus Pastori / AVERA
Nesta quarta-feira (18), Larissa Góis, estudante do 5º semestre de jornalismo da UNIFACS, mediou, juntamente com professora Kátia Borges, doutora em Literatura e Cultura e também professora da Universidade Salvador, palestra abordando questões da trajetória do telejornalismo baiano.
Com auditório lotado, o evento era um dos mais esperados da programação do Curto-Circuito 2019.2, contando com a presença de Jéssica Senra, apresentadora da Rede Bahia, afiliada à Rede Globo no estado.
Aclamada pelo público, Jéssica contou de forma cronológica um pouco da história que a levou a tornar-se uma referência na profissão. Isto tem se reverberado por conta de sua exposição para todo país, no último dia 7 de setembro, quando apresentou o Jornal Nacional. Ápice deste prestígio.
Senra iniciou sua trajetória em TV na Band Bahia, onde foi repórter e apresentadora. Na RecordTV, depois de um período na reportagem, assumiu o “Bahia no Ar”, programa que a tornaria conhecida em todo estado. Mexendo com o mercado de comunicação, o convite para comandar e implantar um novo estilo no “Bahia Meio Dia” veio em 2018, quando estreou na tela da Globo.
“O jornalismo, quando é feito com amor, por si só já traz um retorno”, disse a profissional que, inclusive, revelou que essa área não foi a sua primeira opção de carreira. Chegou a cursar Medicina e, até mesmo, Direito.
Apesar de não ter sido sua primeira opção, Senra admite que sempre se identificou com a área de comunicação desde muito cedo e que, a partir disso, foi “se jogando, mergulhando e apostando na carreira”.
“Não tenham medo de fazer certas mudanças, o coração sempre sabe!”, exclamou. Jessica fez questão de frisar algumas de suas lições de vida, que, de acordo ela, a fizeram chegar no patamar em que se encontra, tanto na vida pessoal e espiritual, quanto na profissional.
A noite foi encerrada com chave de ouro e com a certeza de que as lições trazidas pela jornalista podem servir de farol para os estudantes presentes na palestra. “O retorno financeiro nunca pode ser a nossa meta. O dinheiro é uma consequência do trabalho, sempre”, reforçou Jéssica.
Ao final de sua fala, a apresentadora atendeu dezenas de estudantes que fizeram fila para garantir todo tipo de registro. O que não faltaram foram selfies, vídeos e presentes para a palestrante.
Alguns destes momentos foram compartilhados por Jéssica em seu perfil no Instagram, que conta com mais de 290 mil seguidores: