Por Olga Maria Vieira
Revisão: Elisa Brotto
No último dia 2, quarta-feira, ocorreu a live da 12ª Edição do Prêmio Laureate Brasil Jovem Empreendedor 2020 por meio da plataforma de live do Facebook. O prêmio consiste em uma seleção nacional de pessoas que impactam positivamente na sociedade por meio de empreendimentos sociais, transformando as comunidades em que atuam.
Foram reconhecidos 10 jovens empreendedores sociais de todo o Brasil pela notoriedade de sua liderança em projetos de impacto social. O PLB é uma iniciativa da Laureate Brasil,rede da qual a UNIFACS faz parte, contando com a parceria da Grupo Cia de Talento.
Para poderem participar do evento, desde outubro os jovens selecionados receberam capacitação online, para entenderem como potencializar e alavancarem seus projetos.
Os professores Marcelo Dultra e Luciana Buck foram alguns dos instrutores que orientaram os empreendedores visando ampliar os seus horizontes em relação ao tema empreendedorismo, aprendendo como deixar as suas pegadas sustentáveis no novo mundo por meio do prêmio.
O professor Marcelo conta que “Para participar desta oportunidade, os interessados precisavam ter entre 18 e 29 anos, serem autores/coautores ou fundadores/cofundadores de um projeto social em execução há pelo menos seis meses e demonstrarem os resultados, com reconhecido e comprovado potencial de impacto positivo na sociedade: como parte de uma iniciativa global de estar aqui para o bem e para sempre, o programa consagra as ações com base nas regiões geográficas das instituições de ensino da rede Laureate Brasil”.
Dentre os dez selecionados, o projeto vencedor dessa edição foi o Educa7 Minutos, criado por Yuri Teixeira, de Lauro de Freitas. “O Educa7 consiste na produção de curtas de até 7 minutos, produzidos por jovens de escolas públicas, privadas, grupos sociais e culturais. A ideia é dar a oportunidade para que eles passem a sua mensagem para o mundo”, conta Yuri. “A intenção não é formar grandes cineastas, mas esses jovens acabam muitas vezes tendo sua primeira formação profissional.”
Para alcançarem essa experiência, os jovens são preparados com aulas de formação de roteiro, cinematografia, teatro, fotografia e edição. Sobre a experiência do projeto, Yuri se revela extasiado: “A experiência do Educa7 é sempre incrível, pois trabalhar no chão da escola e em contato direto com a comunidade no entorno escolar é muito enriquecedor. O mais produtivo é ver que o projeto trouxe uma mudança na visão do audiovisual da cidade e ao mesmo tempo das metodologias aplicadas nas escolas”.
“A participação no Prêmio já foi uma vitoria, ficar em primeiro lugar nem se fala: diante de tantos projetos maravilhosos, foi uma surpresa muito positiva. Poder obter tanto conhecimento inovador, que potencializa a gente a continuar trabalhando cada vez mais é sem dúvidas motivador. O prêmio tem esse poder, de abrir as vitrines!” completa Yuri.
Sobre a Laureate Brasil
Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, a Laureate Brasil acredita que a educação torna o mundo um lugar melhor. Ao impactar positivamente as pessoas e as comunidades em que atua por meio das instituições de ensino presencial e dos polos EAD.br para a modalidade digital, a organização demonstra o seu compromisso de estar aqui para o bem e para sempre de forma sustentável. A Laureate Brasil reúne no país marcas líderes do segmento de educação: BSP, FMU | FIAM-FAAM, Anhembi Morumbi, IBMR, UniRitter, FADERGS, UNIFACS, UNIFG, Cedepe, UnP e FPB, que oferecem tradição, qualidade acadêmica, inovação e formação voltada ao mercado de trabalho para milhares de estudantes de graduação, pós-graduação (MBA, lato sensu e stricto sensu), extensão, cursos livres e idiomas.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.