O Núcleo de Práticas em Economia e Relações Internacionais (NERI) da Unifacs promove duas atividades virtuais durante o período de isolamento social necessário ao combate à pandemia.
A primeira, um Ciclo de Lives na rede social Instagram, já teve participação de nomes relevantes para o debate nacional, como o diplomata Paulo Roberto de Almeida e o colunista da Folha de São Paulo, Joel Pinheiro da Fonseca.
O economista Paulo Nogueira Batista Jr., que foi diretor do FMI em Washington e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (Banco dos Brics) em Xangai, será o entrevistado da sexta-feira, 15, às 16h.
As Lives têm duração de uma hora e o público pode fazer perguntas aos convidados. O coordenador do NERI, professor Felippe Ramos, apresenta e
modera as discussões. O perfil do NERI no Instagram é @neri.unifacs.
A segunda atividade é um Ciclo de Calls, reuniões virtuais em plataforma de videoconferência. As calls têm o objetivo de discutir a evolução dos cenários econômicos, políticos, institucionais e sociais no Brasil e no mundo em meio à pandemia de Covid-19 e os prognósticos de cenários futuros, de acordo com uma pluralidade de perspectivas de convidados especialistas.
As calls são realizadas na plataforma de webconferências corporativas Collaborate e é necessário inscrever-se para receber o link de acesso. Além do palestrante e dos inscritos, as calls contam com presença de convidados do mercado e dos poderes públicos. A inscrição, aberta a todos, pode ser feita por formulário disponível na bio do perfil do NERI no Instagram.
As vagas para o público são limitadas.
Na terça, 12, o convidado da Call foi Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial e ex-diretor-executivo do FMI, hoje diretor do Centro de Macroeconomia e Desenvolvimento, em Washington.
Estão confirmados para as próximas semanas Thiago de Aragão, diretor da consultoria de risco político Arko Advice (18/05), Cass Sunstein, professor de Harvard referência mundial em Economia Comportamental e ex-assessor do ex-presidente Barack Obama (22/05) e Monica de Bolle, economista e professora da Universidade John Hopkins em Washington DC (27/05). A organização dos ciclos promete divulgar outros nomes de destaque em breve.
Para o coordenador do NERI, professor Felippe Ramos, “as Lives e Calls são uma oportunidade de oferecer aos estudantes e ao público em geral informações, dados e análises de alta qualidade para que melhor entendam as implicações da pandemia no mundo, no Brasil, nas nossas vidas e nas nossas decisões individuais, profissionais e corporativas, de modo a melhor nos preparamos para o que está por vir”.