Com mercado de podcasts em ascensão, o projeto da produtora Noar busca transformar ouvinte em integrante do bate-papo
Por Elias Alves
Revisão: Catherine Marinho
Um podcast para quem ama discussões dentro do mundo audiovisual, que inclui técnica, conteúdo e crítica em publicidade, filmes e séries: essa é a proposta do podcast “Está Noar” da produtora audiovisual Noar, da Unifacs.
Embora o formato de podcast não seja novo no Brasil, o mercado tem crescido bastante. Segundo o Ibope, 50 milhões de pessoas já escutaram algum programa de áudio nas plataformas digitais, o que equivale a 40% do total de 120 milhões de internautas brasileiros.
Professora e coordenadora dos cursos de comunicação da Unifacs, Danúbia Leal, que participou do segundo episódio do “Está Noar”, classifica que o cenário de podcasts está em crescimento e com um grande potencial de alcance, devido à facilidade de acesso.
“As novas formas de comportamento das pessoas, em especial com a pandemia, potencializaram o acesso à novas plataformas e novos formatos de conteúdo, em especial os que permitem ações simultâneas, como é o caso dos podcasts, que você pode acompanhar realizando outras atividades. Eu mesma, adoro escutar enquanto estou lavando os pratos”, exemplifica a professora.
O coordenador do projeto, Eugênio Barreto, ressalta que a ideia é trazer tudo que está acontecendo no mundo para dentro do podcast e devolver para a sociedade como modelo de informação, crítica, aprendizado e exemplos de vida.
“Seria muito difícil alcançar público começando do zero, somente falando de filmes. Então pensei em trazer temas polêmicos, que estão por aí, e associá-los à filmes, propagandas e séries”, explica Barreto.
“O mundo das artes e da publicidade por si só já é sobre informar e enxergar o mundo ao nosso redor, porque é para esse mundo que entregamos nossas criações”, completa o responsável pelo podcast.
Com um amplo mercado de podcasts, os assuntos abordados são os mais variados possíveis. Segundo Barreto, a proposta do podcast é ir além do assunto, fazendo com que os ouvintes também desliguem um pouco da rotina.
“Eu entendo o podcast como um meio capaz de captar a essência da conversa na sua forma mais pura, seja ela qual for, apesar de termos um roteiro para nos assegurar de que pontos importantes serão levantados”, relata Barreto.
“No podcast, mesmo sem o visual, atraímos as pessoas, aproximamos aquele ouvinte da nossa conversa e fazemos eles se sentirem presentes naquele bate papo”, conclui Barreto.
O segundo episódio, que tratou sobre a busca pela “perfeição” e os desafios de se fazer publicidade quebrando rótulos, contou com a participação da coordenadora Danúbia Leal e da professora e doutoranda em cultura e sociedade, Camila Farias.
De acordo com Farias, a experiência de dialogar sobre assuntos que a rodeiam é maravilhosa. “O formato do podcast da Noar é muito bacana, pois nos convidaram para um bate papo sobre o tema e tornaram o espaço muito confortável para falarmos das nossas impressões, a partir das nossas vivências”, relata a professora.
Para descrever a experiência que quer transmitir ao ouvinte, Eugênio resume em apenas uma palavra: atenção.
“Atenção a si, suas ações e seus comportamentos. Atenção ao outro, com suas vivências e sua realidade. Atenção ao tema, que muitas vezes está debaixo do nosso nariz e a gente não vê. Atenção ao filme, e que nunca se esqueça que a arte salva e ensina”, explica Barreto.
“E claro, reter a atenção do ouvinte ao podcast, que inclusive vem funcionando. Já recebemos feedbacks que o nosso primeiro episódio, por exemplo, conseguiu conquistar o interesse dos nossos espectadores do início ao fim, e eles amaram”, finaliza o coordenador do projeto.
Equipe
Além do Eugênio Barreto e da mediadora do podcast, Isabelle Galdino, outras pessoas fazem o projeto acontecer, são eles: Anna Paula (pesquisa), Lailana (roteiro), Guilherme Bayer (edição de áudio), Caio Posse e Matheus Aguiar (design), Bell (Planejamento de projetos da Noar), o professor Paulo (ex-coordenador da Noar) e a atual coordenadora da Noar, professora Paula Corrêa.
O Podcast “Está Noar”pode ser ouvido pelo Sporty, clicando aqui.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado