Ex-goleiro do Vitória relembra sua carreira e conta que o esporte tem a capacidade de salvar vidas
Por Gabriela Santos, Monique Hellen e Vitória Estrela
Revisão: Antônio Netto
O ex-atleta baiano de futebol, Paulo Musse, tem 43 anos e hoje atua como treinador de goleiros do time Sub-20 do Esporte Clube Vitória.
Musse já atuou como goleiro em mais de 18 clubes, entre eles, o Esporte Clube Vitória, o Botafogo e passou a temporada de 2006-07, no Aves, time da Liga Portuguesa, onde foi substituto.
“Fui um atleta de alto rendimento, dedicado e trabalhador quando jogava tentando melhorar sempre, e como treinador estou tentando fazer da mesma forma dando o melhor sempre”, conta Musse.
O Esporte é essencial para a saúde humana, principalmente para uma saúde mental em dia, em tempos de pandemia praticar atividade física deveria ser um hábito comum na vida do ser humano.
Para o Musse, a prática de exercícios físicos tem um objetivo muito claro: “salva muitas vidas.”
Benefícios do esporte
De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, quando se pratica atividade física, ocorre uma diminuição do risco de se obter doenças crônico-degenerativas.
Esses fatores ajudam a liberar os principais neurotransmissores que melhoram o funcionamento cerebral, desta forma, propicia ainda mais a sensação de bem-estar físico e emocional.
Algumas mudanças ficam evidentes com a prática de exercícios, como a redução das respostas frente ao estresse e ansiedade, elevação dos níveis de serotonina responsável pela melhora do humor, regulação do sono, memória e atenção.
Segundo o Serviço de Fisioterapia do Hospital Santa Mônica, de Belo Horizonte, a prática de esportes reduz a ansiedade pela liberação da Noradrenalina, uma das substâncias que mais influenciam o humor.
O treinador de goleiros, conta que o esporte o proporcionou uma boa forma física e muscular, tanto na infância, quanto na adolescência. “Você prepara o seu corpo para a velhice e, graças a Deus, estou muito bem”, afirma o ex-atleta.
Sobre a influência do esporte na saúde mental, Paulo Musse relata que o esporte mexe com todo o estado motor e neurológico do corpo, a ação e desenvolvimento de todo tipo de emoção, e acredita ser fundamental para a melhora de todo tipo de doença psíquica.
Carreira de Paulo Musse
Musse conta que, atualmente sendo treinador, tem mais tempo com a família, porém ama o futebol e não se ver sem o esporte. “Tudo o que faço é futebol, respiro futebol”, declara o treinador.
Recordando sobre sua carreira, o ex- jogador afirma que o jogo mais marcante da sua trajetória foi um BA- VI, em um campeonato Baiano de 2000. Ele relata que entrou no lugar do seu parceiro de trabalho no final do campeonato e conseguiu levar o jogo para casa no placar de 3×1.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.