“Outubro Rosa: para todos e todas” contará com palestras virtuais e ações presenciais em feira, presídio e terreiro de candomblé; Confira programação
Por Larissa Marinho
Revisão: Antonio Netto
Para celebrar o mês da conscientização dos riscos e cuidados sobre o câncer de mama, a Unifacs promeve o projeto “Outubro Rosa: para todos e todas”, uma série de eventos e palestras virtuais com convidados e outras ações presenciais que abordarão essa temática.
Na abertura oficial do evento, que acontece nesta quinta-feira (7), às 19h, será realizado o seminário virtual com o tema: “Como o Outubro Rosa chega para as Pessoas Trans?”.
O evento será transmitido ao vivo pelo Youtube no canal “Unifacs com Saúde”, e terá nomes como Alana de Carvalho, mulher trans e negra, Ya Lorixa, educadora social e ativista do movimento LGBTQI+.
Ainda, a participação de Guto Soares, homens trans, diplomado em Administração pela Unifacs e empreendedor e, para completar a roda de conversa, a Dra. Patrícia Maria, medica ginecologista e obstetra.
Outubro Rosa: para todos e todas
O evento tem início nessa quinta e encerra no fim do mês, dia 30, com uma ação presencial de informação sobre o Outubro Rosa, na Feira de São Joaquim.
Serão prestadas informações sobre como identificar possíveis alteração na mama, equipes distribuindo o laço rosa, símbolo da campanha, e folders com orientações sobre cuidados para as mulheres.
[A programação completa você confere no final desta matéria]
A coordenadora do projeto, Profa. Dinsjani Pereira, conta que “Outubro Rosa: Para todos e todas” foi pensado de forma que abrangesse um público maior, como meninas, mulheres, mulheres trans e homens trans.
“Minha expectativa é que todos os estudantes, de todos os cursos se envolvam mais, tendo em vista que esse ano teremos um novo formato, o hibrido. Teremos eventos virtuais, como lives, e teremos eventos presenciais, mas com todos os cuidados necessários”, relata Dinsjani.
O projeto terá ainda uma roda de conversa com mulheres em situação de rua, uma feira de saúde em um terreiro de candomblé, oficinas em presídios femininos, roda de conversas com profissionais do sexo e muito mais.
Para a coordenadora, esse evento será uma experiência única de trabalhar com públicos invisíveis, tendo como maior beneficio um crescimento na parte de sensibilidade de cada um em seus respectivos cursos.
Para a edição deste ano, a coordenadora revela que o projeto se tornou muito mais interdisciplinar, permitindo a participação de mais cursos, professores e alunos da instituição.
“Todos os anos os projetos de extensão da Unifacs realizam atividades isoladas, mas esse ano optamos por fazer uma agenda conjunta. Recebi o convite da Profa. Suzana Coelho [do curso de Serviço Social] e nos reunimos para pensar o projeto”, conta a coordenadora.
“Outubro Rosa: Para todos e todas” tem o apoio e realização de vários projetos da Unifacs, como o Ambulatório Multiprofissional em Saúde (AMU), Rede Afeto, Centro de Cidadania do curso de Direito (CECI), Núcleo de Práticas e Orientações Sociais (Nós), Liga Acadêmica da Saúde da Mulher (LASM), entre outros.
Sobre o mês
No Brasil o Outubro Rosa surgiu em 2002, tendo como símbolo um laço cor de rosa, mas a sua popularização só se deu em 2008, foi quando o mesmo teve destaque com campanhas, atividades, caminhadas que impulsionaram a sua visibilidade.
O câncer de mama é o segundo câncer mais frequente no mundo, a sua taxa de mortalidade é 14,23 óbitos a cada 100mil mulheres ao ano. Contudo, é cientificamente comprovado que homens também podem ser diagnosticado com câncer de mama.
Ainda que outubro seja um mês voltado para conscientização dos cuidados contra a doença, a atenção é necessária durante todo o ano. O mês acaba, mas o cuidado continua, com consultas de rotinas, exames preventivo, como o toque para identificação de algum nódulo, e mamografia.
Previna-se!
Confira abaixo a programação do projeto