Evento acontecerá na Unifacs, em parceria com o Ministério Público, e tem como objetivo a inclusão e representatividade da comunidade LGBT+
Por Eslen Nunes
Revisão: Antônio Netto
Nesta quinta-feira, 25, o Observatório Jurídico da Unifacs realizará o seminário – Direito das pessoas LGBT+ e o Ensino superior.
O objetivo do evento é discutir dentro da universidade a relação entre os direitos das pessoas LGBT+ e o ensino superior, tanto para educar o público em relação a comunidade quanto para acolher aqueles da universidade que pertencem ao grupo, através de ações que as insiram e estimulem o respeito.
Profa. Juliana Guanaes, responsável pela coordenação do seminário e do Observatório Jurídico da Unifacs, salienta que o evento é de extrema importância pois “esse debate dentro da faculdade serve para a promoção da inclusão da comunidade LGBT+”.
Para a professora, “não é suficiente que só tenha pessoas da comunidade nos espaços, elas precisam ser incluídas, ocupando espaço de representatividade”.
Além da formatação convencional de palestras e espaço para debates, o evento atenderá a comunidade externa através do Ministério Público, que oferecerá o serviço de alteração de gênero e nome no registro civil de pessoas trans.
“Em virtude da pandemia nós não divulgamos amplamente esse serviço para receber demanda espontânea, então nós ofertamos uma cota de 20 agendamentos para esse serviço prestado pelo Ministério Público”, relata a coordenadora.
Apesar desse serviço ter um custo, através de doadores foi alcançada uma cota de recurso para fazer e promover essa alteração de gênero e nome no registro civil para pessoas trans.
“É um ponto importante, para além do debate teórico, poder também ofertar uma concretização de direitos”, afirma Guanaes.
Painéis do Seminário
O seminário será dividido em três painéis. O 1° painel com o tema: Comunidade LGBT+ e a luta na conquista dos direitos civis, que será apresentado pela Promotora de Justiça Márcia Teixeira e pelo Presidente do Conselho Municipal LGBT, Walter Pinto Júnior.
O 2° painel tem como tema: Universidade e inclusão LGBT+, apresentado pela professora Liz Santana e pela estudante de direito da Unifacs, Larissa Benvindo.
No 3° e último painel realizará a análise do filme “O assassinato de Gianni Versace”, a respeito dos perigos da homofobia para a proteção do ser humano, apresentado pela professora e coordenadora Juliana Guanaes.
O evento ocorrerá às 14h, no auditório da Unifacs – Campus Tancredo Neves, com inscrição via Sympla e com validação de horas complementares.