Saiba os riscos e prevenções para que seu animal não tenha complicações
Por Rodrigo Portela
Revisão: Fernanda Abreu
Durante o tempo de isolamento social, devido a pandemia de Covid-19, muitos hábitos dentro das residências mudaram, inclusive no cotidiano dos pets. Muitos animais passaram a lidar com o sobrepeso, problema que se não tiver um acompanhamento pode agravar o quadro de saúde dos pets.
Segundo a coordenadora da Clínica Veterinária da Unifacs, Simone Freitas, a pandemia afetou diretamente a questão da obesidade em animais de estimação pelo fato de “tutores terem diminuído os passeios com seus pets e direcionado seu estresse aos animais, ofertando alimentação”.
De acordo com Freitas, a falta de informação dos donos de pet sobre os riscos da obesidade em seus animais é algo que pode desencadear um certo descuido. Afinal, muitos tutores associam a alimentação com cuidado, tendo a ideia de que oferecer comida aos pets está relacionada a um ato de carinho.
Porém, esse descuido pode fomentar distúrbios endócrinos como diabetes, hipercolesterolemia, aumento da sensação de estresse e problemas dermatológicos, principalmente nos gatos.
O que dizem os donos de pets
Tihanna Aragão, estudante de administração, é “mãe de pet” e desconfia que sua cadela esteja obesa, mas ainda não realizou exames.
A estudante começou a desconfiar do sobrepeso de sua cadelinha Kika, da raça shih tzu, após um exame de sangue, quando os veterinários tiveram dificuldades para encontrar a veia da cachorrinha.
No entanto, Aragão vem proporcionando uma alimentação natural para sua shih tzu, como forma de prevenir a obesidade. Ela diz ainda não ter noção dos riscos que o aumento de peso pode gerar na saúde de seu animal.
Thais Machado, que possui uma cadela obesa também da raça shih tzu, diz que quando descobriu o sobrepeso de sua pet, procurou uma médica veterinária preparar um plano nutricional.
Além da dieta estabelecida pela profissional, o animal passeia duas vezes ao dia, como forma de diminuir os riscos que podem ser gerados pela obesidade.
Tal medida é justamente o que aconselha a doutora Simone Freitas: “acompanhamento com um médico veterinário para que possa formular uma dieta adequada ao pet”.
Clínica Veterinária da Unifacs (CVU)
A CVU disponibiliza um acompanhamento veterinário de alta qualidade para quem busca cuidar da saúde do seu pet.
Segundo Freitas, a clínica oferece “profissionais qualificados para a orientação e criação de programas de perda de peso adequado para cada paciente, além de ações voltadas para a triagem de perda de peso”.
Além do acompanhamento voltado à questão da obesidade, a clínica dispõe de todos os tipos de serviço voltados à área veterinária, como atendimento clínico, cirurgias, exames, vacinas, raio-x e ultrassonografias, para cães, gatos e outros animais de pequeno porte.
A Clínica Veterinária Unifacs fica situada na Av. Jorge Amado, 2005, na Boca do Rio, em Salvador. Dúvidas e marcações podem ser tratadas pelo WhatsApp da Clínica, através do número 71 3203-2649.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado