Eventos acontecerão no Parque do Queimado, em Salvador, de forma gratuita; Confira a programação completa
Depois de encantar as exigentes plateias e a crítica musical europeias nos concertos da sua oitava turnê internacional, o NEOJIBA promoverá um verdadeiro festival de aniversário para comemorar os 15 anos de criação do programa.
Neste período, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens baianos tiveram suas vidas transformadas por meio do ensino e da prática musical coletivas. Serão quatro dias de festa, com apresentações, jogos musicais, feira gastronômica e uma exposição montada especialmente para o evento.
A programação começa no dia 20 de outubro, quando foi realizado o primeiro concerto do NEOJIBA, em 2007, e segue até o dia 23/10. Todas as atividades serão realizadas gratuitamente na sede do programa, que fica no Parque do Queimado, na Liberdade, onde um grande palco será montado especialmente para o festival.
As apresentações irão reunir integrantes de todos os 13 núcleos do programa, em Salvador e no interior da Bahia. Atualmente, o NEOJIBA atende diretamente mais de 2.300 crianças, adolescentes e jovens, além de 4.500 beneficiários indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
O programa tornou-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo. As comemorações começam na quinta (20), às 18h, com a abertura da exposição “NEOJIBA 15 anos”, que contará a história do programa por meio de fotos, vídeos, instalações e experiências musicais imersivas.
A mostra tem curadoria do artista visual baiano Vinicius S.A. e ficará aberta para visitação até as 18h do domingo (23). O concerto de abertura também será realizado na quinta (20), na Sala NEOJIBA. Na sexta (21), os baianos poderão acompanhar um recital de música de câmara, às 15h, e uma apresentação às 18h do Coro Comunitário, projeto de extensão do NEOJIBA, aberto a pessoas de todas as idades.
No final de semana, a programação do festival tem início pela manhã e só termina no início da noite. No sábado (22), o dia começa com um concurso de solfejo e continua com apresentações de núcleos do interior do estado e jogos musicais.
Às 16h, o público poderá acompanhar a estreia da Orquestra e Coro de Debutantes, formados por integrantes nascidos em 2007. Às 17h, haverá mais uma estreia, a primeira apresentação da ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com integrantes dos coros Juvenil e Infantojuvenil e da Orquestra 2 de Julho.
Uma edição especial do Sarau da Arca está marcada para 18h, com a participação de artistas da comunidade de diversas linguagens artísticas. Ao longo de todo o sábado e domingo, o Parque também irá abrigar uma feira gastronômica, com food bikes espalhadas pela área externa.
O último dia do festival, no domingo (23), contará com apresentações dos núcleos de Salvador e Lauro de Freitas. Pela manhã, às 11h, a violinista suíça Chiara Banchini irá coordenar um concerto de câmara com integrantes da Orquestra 2 de Julho.
A Orquestra Castro Alves, Orquestra Pedagógica Experimental e Orquestra de Cordas Infantil também farão concertos, numa oportunidade rara de conhecer todas as principais formações musicais do NEOJIBA num único dia. O encerramento será às 18h, com um grande concerto que reunirá grupos de diversos núcleos do programa.
O Festival de Aniversário de 15 anos do NEOJIBA conta com o patrocínio da REDE, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Confira a programação completa:
Todos os eventos serão realizados no Parque do Queimado (Rua Saldanha Marinho, 10-32, Liberdade), com acesso GRATUITO
Quinta-feira (20/10)
18h às 21h – Abertura Exposição NEOJIBA 15 anos – Estúdios 1 a 6
19h – Concerto de abertura das comemorações do aniversário – Sala NEOJIBA
Sexta-feira (21/10)
14h às 20h – Visitação da exposição NEOJIBA 15 anos – Estúdios 1 a 6
15h -Recital de Música de Câmara – Sala NEOJIBA
18h30 – Apresentação do Coro Comunitário – Sala NEOJIBA
Sábado (22/10)
9h às 20h30 – Visitação da exposição NEOJIBA 15 anos – Estúdios 1 a 6
9h às 11h30 – Solfejando (concurso de solfejo) – Palco principal
11h às 20h – Feira de Food Bike – Área externa
14h – Apresentação dos núcleos Cidade Sol (Jequié) e CESA (Simões Filho) – Palco principal
14h – Exibição de filmes sobre a história do NEOJIBA – Sala NEOJIBA
14h40 – Jogos Musicais – Arca NEOJIBA
15h – Apresentação dos Núcleos Territoriais Feira de Santana – Antônio Gasparini, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas – Palco principal
15h40 – Jogos Musicais – Arca NEOJIBA
16h – Apresentação da Orquestra e Coro de Debutantes, formados exclusivamente por integrantes nascidos em 2007 – Palco principal
16h – Exibição de filmes sobre a história do NEOJIBA – Sala NEOJIBA
16h40 – Jogos Musicais – Arca NEOJIBA
17h – Apresentação da ópera “Dulcinéia e Trancoso”, com Coro Juvenil, Coro Infantojuvenil e Orquestra 2 de Julho – Palco Principal
18h – Sarau da Arca Especial – Arca NEOJIBA
Domingo- 23/10
9h às 18h – Visitação da exposição NEOJIBA 15 anos – Estúdios 1 a 6
9h – Apresentação do Núcleo Cordas Dedilhadas- Palco principal
9h30 – Apresentação do Núcleo Lauro de Freitas – Palco principal
10h – Apresentação do núcleo SESI – Palco principal
11h – Recital de Música de Câmara com Chiara Banchini e integrantes da Orquestra 2 de Julho – Sala NEOJIBA
11h às 18h-Feira de Food Bike – Área externa
13h – Apresentação da ópera Infantil “Jeremias Fisher”, com integrantes do Coro Infantojuvenil, Coro Infantil e solistas do Coro Juvenil – Sala NEOJIBA
14h – Apresentação dos núcleos Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina e Pirajá – Palco principal
14h40 – Jogos Musicais – Arca NEOJIBA
15h – Exibição de filmes sobre a história do NEOJIBA – Sala NEOJIBA
15h – Apresentação da Orquestra Pedagógica Experimental, Orquestra de Cordas Infantil e turmas de iniciação do Núcleo Central NEOJIBA, da Filadélfia – Palco principal
15h40 – Jogos Musicais – Arca NEOJIBA
16h – Apresentação Orquestra Castro Alves – Palco principal
17h – Concerto de encerramento com diversas formações musicais do NEOJIBA – Palco principal
NEOJIBA em números
Mais de 12 mil vidas transformadas em 15 anos de história.
Atualmente, o programa tem 13 núcleos que atendem 2.324 integrantes diretos e 4.500 beneficiários indiretos.
As formações musicais do programa já realizaram mais de 1.700 apresentações, que foram vistas por 856 mil pessoas.
Apenas em 2021, foram realizados quase 9 mil atendimentos psicossociais a integrantes e seus familiares.
História
O NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) foi fundado em 2007 pelo pianista, educador, regente e gestor cultural Ricardo Castro. O programa promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.
Ao longo da sua história, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. A metodologia do NEOJIBA é inspirada em um modelo didático-musical de desenvolvimento humano criado por José Antônio Abreu, na Venezuela, em 1975, hoje reconhecido mundialmente como El Sistema, uma das mais exitosas iniciativas do gênero na história.
A primeira e principal formação orquestra do programa é a Orquestra 2 de Julho, formada por adolescentes e jovens com até 27 anos. Destaque no cenário nacional e internacional, a Orquestra já realizou mais de 310 apresentações para um público de 484 mil pessoas.
Foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa, em 2010, e desde então já realizou 8 turnês no Brasil e no exterior. O maestro Ricardo Castro é o regente titular da orquestra. Atualmente, o programa tem 13 núcleos.
Em Salvador, funcionam o Núcleo Central NEOJIBA, na Liberdade, e os Núcleos de Prática Musical Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Pirajá, SESI Itapagipe, Cordas Dedilhadas (Nazaré), Canto Coral (TCA).
No interior da Bahia, estão os Núcleos Territoriais do NEOJIBA em Feira de Santana – Antônio Gasparini, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, além dos Núcleos de Prática Musical em Jequié – Cidade do Sol, Simões Filho – CESA e Lauro de Freitas.
O NEOJIBA é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM).