Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Notícias
  • Narrativas e Estratégias Digitais agitaram o BBB 20

Narrativas e Estratégias Digitais agitaram o BBB 20

Da Redação
17 de maio de 202021 de maio de 2020 No Comments
BBB 20 Estratégias Marketing Unifacs Lives

Transmídia, multirões de votos, bandeiras sociais, parlamentares e famosos. Tudo isso fez parte das estratégias orgânicas e planejadas da última edição do Big Brother Brasil.

Por Elias Pereira*

Em bate-papo online realizado nesta quinta-feira (30), os professores Antônio Netto, Paula Paz e o publicitário Caio Braga conversaram sobre as estratégias digitais do reality show Big Brother Brasil, que neste ano completou duas décadas de existência.

O programa, que dura cerca de três meses, tem por característica o confinamento total dos participantes – que de forma inédita adicionou digitais influencers entre os anônimos. “O programa voltou a ficar muito comentado como não era em uma década”, destaca Caio Braga ao comentar sobre a adição dos influencers nesta edição do reality.

Na boca do povo

Em meio à pandemia do novo coronavírus, há uma experiência diferente na forma de consumir o conteúdo. “Estamos consumindo um ambiente de confinamento, dentro de um confinamento, isso foi muito surreal”, relata Paula Paz. “Tivemos quebra de recordes, torcidas muito treteiras, que não eram em tornos de participantes, mas em torno de bandeiras”, explica.

De acordo com Netto, apesar de movimentarem milhões de seguidores nas redes sociais –Bianca Andrade, Manu Gavassi e Rafa Kalimann já possuiam 15 milhões no instagram – a Rede Globo dimensiona a audiência dos influencers para outra proporção.

A Teoria do Agendamento (que defende o poder da mídia de pautar os assuntos) trouxe os assuntos pautados dentro da casa para fora, é o que explica a professora Paz: “Agenda setting em alta. Você abre os assuntos mais falados do Twitter, ou portais de notícias, tinham assuntos relacionados não apenas aos participantes, mas sobre assuntos discutidos dentro da casa”.

A busca pelo termo “sororidade” cresceu 250% após uma participante justificar o voto com o uso da palavra, referenciou a professora.

Construção do discurso

Segundo com Braga, o Big Brother é uma janela de comportamento, que não deixar as pautas sociais em segundo plano. “Foi a primeira vez em muitos anos que um parlamentar tomou partido de um participante – o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro apoiou Felipe Prior. Essas discussões resvalam em nicho que antes não eram atingidos pelo BBB”, afirma o publicitário.

“No BBB 19 estávamos saindo de um momento extremamente conservador. No BBB 20 tínhamos uma minoria gritando, as pautas sociais muito em foco. De fato, foi muito uma resposta”, conta Paula.

“Foi um dos fatores de vitória da Thelma, não só pela atuação dela no programa, mas pela história que se construiu no programa sobre defesa social, defesa das mulheres e inclusões sociais”, finaliza Netto.

Thelma Assis, vencedora da Edição 20 do BBB. Crédito: Reprodução/Globo

Sucesso além da TV

De acordo com Netto, o autor Henry Jenkins define a convergência de mídias que ocorreu nesta edição do Big Brother Brasil. “Essa edição do BBB vem para reforçar a ideia do programa transmidiático: da TV para o APP, para o streaming, para a web”, explica. “A Manu Gavassi, para quem não entendeu o conceito da transmídia, é um exemplo claro. Como sabia que iria entrar no BBB, gravou vários vídeos para mostrar quem ela era, para complementar a narrativa criada dentro do programa”, detalha o professor.

Braga ressalta que o segredo para que a transmídia funcione bem é a assertividade e a linearidade do discurso em todos os meios. “Você não só assiste a televisão, como também assiste com o celular na mão, talvez com o notebook no colo. Mas não se pode dizer que ele é feito apenas para a televisão. O futuro e o presente são a multitelas”, complementa.

“Diversos artistas grandes chamando o público para multirões de votos que foram muito importantes, porque cada paredão foi recorde atrás de recorde, chegando ao ponto de 1,5 bilhão de votos”, completa Paula Paz, ao falar da integração entre internet e TV de forma orgânica.

Unifacs Lives

Durante o isolamento social, a Unifacs está realizando uma série de transmissões ao vivo, chamada de Unifacs Lives, com professores e especialistas, nos diversos segmentos e áreas, para fornecer conteúdos educacionais e de entretenimento ao corpo acadêmico.

Sobre os moderadores da live:

Antônio Netto

Professor na Unifacs nos Cursos de Jornalismo, Comunicação e Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, foi colunista de tecnologia e meios digitais na Rádio CBN Salvador. Tem ampla experiência internacional no mercado de comunicação, tanto social quanto empresarial.

Caio Braga

Publicitário e pós-graduado em Branding pela PUC Minas, com atuação acadêmica na área de pesquisas de narrativas transmidiáticas. Atua paralelamente nas áreas de Gestão de Mídia, Produção de Conteúdo e header criativo em campanhas com foco em diversidade.


Paula Paz

Professora na Unifacs e Jornalista, graduada pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduada em Marketing e Branding pela Universidade Salvador e mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa Cultura Digital, atualmente tendo como objeto de pesquisa os Influenciadores Digitais. Atua ainda nas áreas de Marketing Digital, Planejamento e Comunicação Estratégica, e Produção de Conteúdo.

*Sob supervisão de Antonio Netto, Professor de Jornalismo da UNIFACS e Coordenador da AVERA. 

Navegação de Post

Telemedicina: Soluções digitais para pacientes com sintomas de coronavírus
Vibe Unifacs: PNL e Inteligência emocional em período de pandemia

Related Articles

AVERA Jornalismo

Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil

AVERA Curto Circuito UNIFACS

Curto-Circuito 2025: Protagonismo feminino revoluciona a comunicação

AVERA Curto Circuito UNIFACS

“A Bahia e o Mundo”: Abertura do Curto Circuito destaca a potência das mídias baianas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes