Em transmissão ao vivo, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Unifacs apresenta seu modelo de gestão e os diferenciais de atuação para outros núcleos do país
Por Eduardo Bastos
Revisão: Antônio Netto
No último dia 5, a Rede do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) realizou um webinar através do YouTube com o tema “Retomada: Voltando ao Presencial”, em que algumas unidades parceiras do NAF pelo Brasil discutem estratégias e procedimentos de gestão de sucesso para aprendizado mútuo.
NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, como a Unifacs, e oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.
Representando Salvador, o NAF-NUPAC da Unifacs foi convidado para apresentar no seminário sua estrutura, seu organograma e a distribuição de funções para todos os outros núcleos participantes.
Para a professora Tatiane Feijó, que coordena o projeto, o destaque no seminário se deve à propensão mais empresarial do NAF dentro da Unifacs.
“Os outros núcleos ficaram encantados com nossa forma de lidar com o projeto, porque além da questão do conhecimento teórico e prático dos alunos, eles desenvolvem competências muito requisitadas no mercado de trabalho e é o maior diferencial que o nosso NAF colocou para compartilhar com o resto do Brasil”, explica Feijó.
Gisele Castro, aluna de Ciências Contábeis da instituição, ministrou a apresentação, mostrando as atribuições de seu time de alunos voluntários, nas áreas de consultorias, planejamento financeiro e marketing e de cidadania fiscal, com orientações de contabilidade, tributária e imposto de renda.
Castro destaca os diferencias da atuação do NAF-NUPAC da Unifacs ao oferecer mais serviços e aprendizagem em “modelo de gestão, de organização, de liderança”.
“Outros [núcleos] focam muito em coisas básicas que todo mundo faz, que é declaração de IR, relação trabalhista e consultoria tributária. O nosso não, o nosso também presta assessoria em marketing, financeiro, ajuda na modelagem de negócios. Então, a gente cuida da empresa como um todo, não só do contribuinte ou de uma demanda específica”, explica Castro.
O modelo de gestão em Salvador abraça uma “estratégia de compartimentalização”. Quando uma pessoa física ou empresa requisita algum serviço, o NAF organiza cada equipe – Contábil, Tributária, Financeira, Estratégica, Marketing, Modelagem de Negócio e Trabalhista – com os voluntários mais aptos para trabalhar com as demandas. Assim, para cada serviço proposto, uma equipe interna executa os serviços com foco total.
Castro integra um time de 65 alunos voluntários divididos em funções de coordenadores, que dividem atividades, orientam trabalhos e fazem treinamento prático e teórico das ferramentas; e de auxiliares, que executam os trabalhos e analisam as demandas. Além dos estudantes, a professora Tatiane Feijó atua como facilitadora entre os processos de cada equipe.
Segundo Feijó, poder ver o crescimento profissional dos alunos enquanto atuam no projeto é compensador tanto para ela, quanto para os voluntários. “O especial do nosso núcleo é que o aluno vivencia uma empresa, então ele sabe como é passar por promoção, como é ter uma avaliação de resultado, como é desenvolver um trabalho em equipe”, explica.
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