Live é organizada pelo Programa de Pós graduação em Administração da Unifacs
Por Camila Soeiro
Revisão: Catherine Marinho
A mesa de debate “Investimentos Estrangeiros na China e Investimentos Chineses no Mundo” acontecerá nesta segunda-feira (7), das 19 às 21h, será aberta ao público na plataforma do BlackBoard e mediada pela pesquisadora, professora e Doutora, Maria Elisa Huber Pessina.
O evento conta ainda com a participação de especialistas e referências no tema, como João Cumarú, Professor Doutor Edgard Porto e o Professor Doutor Elias Jabbour.
“A China é alvo de muita curiosidade, justamente pelo salto que ela deu no seu desenvolvimento. Como a China chegou lá? Como a gente faz para ter uma trajetória semelhante?”, indaga a pesquisadora Pessina. Essas e outras questões serão debatidas e aprofundadas no evento.
Cada especialista abordará no debate uma questão sobre a segunda potência mundial. O tema “Capital estrangeiro levou desenvolvimento à China?” será discutido por Elias Jabbour; já “Investimento Chinês na região Nordeste do Brasil: uma análise sobre o setor de energias renováveis” será explorada por João Camurú; enquanto Edgard Porto focará no tema “Investimentos chineses no Brasil e repercussões na Bahia”.
Participantes do evento
O professor doutor Elias Jabbour é a maior referência no Brasil sobre a China, ele estuda o país da Ásia Oriental há mais de vinte e cinco anos. É professor na área de Teoria e Política do Planejamento Econômico da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, docente permanente do Programas de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) e em Relações Internacionais (PPGRI) da mesma universidade.
Na sua fala, vai abordar a temática “Capital estrangeiro levou desenvolvimento à China?”, onde irá discutir como foi este caminho de expansão da China e o que o Brasil pode aprender com o país. “Elias vai responder se foi a partir da abertura pro capital estrangeiro ou a partir de uma forte condução estatal”, reforça a professora.
João Cumarú também tem fortes conexões com a China. É assessor especial da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, mestre em Ciência Política pela UFPE, pesquisador Associado e Curador de Matrizes Energéticas e Meio Ambiente do Instituto de Estudos da Ásia (UFPE).
Durante sua participação, vai falar sobre o Investimento chinês na região Nordeste do Brasil e fazer uma análise sobre o setor de energias renováveis. “Hoje em dia os investimentos estão todos sendo direcionados para a agenda da sustentabilidade. A China é um grande investidor em energias renováveis no Brasil”, explica Pessina.
Já o professor e doutor Edgard Porto vai debater sobre os Investimentos chineses no Brasil e repercussões na Bahia. Ele é doutor em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha, membro do Comitê Científico da Rede Ibero-americana de Pesquisadores em Globalização e Território, e Diretor de Estudos da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
A probabilidade de a Bahia vir a ser uma das portas de entrada da China no Brasil vai ser aprofundada por Edgar Porto na live. “A perspectiva é de que a China passe a atuar de forma muito crescente na Bahia”, pontua a professora Pessina, evidenciando que o país tem uma forma um pouco peculiar de entrar no mercado.
“A maioria das vezes é por meio da compra de participação em empresas ou projetos locais”, relata. Ela também comenta que a China caminha para se tornar a maior potência mundial. “A presença dela no Brasil está crescendo muito, e nós não escutamos falar na proporção que deveríamos. Tanto empresas estatais quanto privadas chinesas estão tendo presença muito forte no país”, finaliza Pessina.
Serviço
Evento: Mesa-redonda Investimentos Estrangeiros na China e Investimentos Chineses no mundo
Onde: https://ca.bbcollab.com/guest/fcc6b0ddde6c468596464167ae3c8ea4
Horário: 19 às 21h
Quando: 7 junho de 2021
Organização: Programa de Pós graduação em Administração da Unifacs
Inscrição: aberto ao público