Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Destaque
  • Mercado Modelo: o turismo em Salvador após a flexibilização das medidas de restrição

Mercado Modelo: o turismo em Salvador após a flexibilização das medidas de restrição

Da Redação
24 de novembro de 202030 de abril de 2021 No Comments
Comércio Mercado Modelo Pandemia Salvador Turismo

Os impactos no setor foram grandes com a pandemia do coronavírus. Entretanto, após a reabertura dos pontos turísticos, conversamos com comerciantes e turistas para entender as estratégias da retomada do turismo

Por Adélia Valverde e Pedro Souza
Revisão: Antônio Netto

Com a pandemia do novo coronavírus, os espaços e pontos turísticos da capital baiana foram fechados em março de 2020, causando imapctos no setor turístico. Segundo dados de pesquisa do Observatório de Turismo da Bahia, para 88,2% dos guias de turismo do estado, houve queda acentuada do faturamento durante a pandemia.

No entanto, no dia 30 de julho, com as medidas de flexibilização, alguns pontos turísticos foram reabertos, incluindo o Mercado Modelo, em Salvador, que recebeu turistas e visitantes com algumas restrições de funcionamento.

Foto: Pedro Souza

Esperança de um novo dia

Mesmo com o expediente reduzido e movimento ainda tímido, a reabertura parece ter trazido esperança a quem tem do turismo sua única fonte de renda. O Mercado Modelo se torna uma espécie de termômetro para analisar a volta do crescimento do turismo na capital baiana.

Seu Mazinho, mais conhecido como Edson do Berimbau, é vendedor ilustre do Mercado Modelo há mais de 30 anos. Para ele, o movimento ainda está fraco, mas dá sinais de melhora.

“O tempo que passamos em casa foi de perda. Teve muita gente que perdeu material de venda e tudo, ainda não sabemos quantas lojas fecharam. Mas eu recebi umas ajudas e consegui continuar. Tem muita gente que tá preferindo deixar as lojas fechadas por não estar rendendo, entende?”, relata o vendedor.

  • Seu Mazinho | Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Pedro Souza

Estratégias da Prefeitura

Uma das estratégias da Prefeitura de Salvador para promoveu o retorno do turismo foi reforma da nova Praça Cairú, onde fica o Mercado Modelo, que foi orçada em R$ 300 milhões. Reforma essa que, corrobora com o projeto de revitalização do centro antigo, que inevitavelmente, chama atenção dos visitantes.

A pesquisa de Sondagem Turística no Brasil, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Instituto de Pesquisa Qualitest, aponta que a capital baiana é a cidade brasileira mais procurada pelos turistas no pós-pandemia, na frente de concorrentes, como Fortaleza.

A prefeitura de Salvador faz a sua parte, ainda, incentivando o Turismo através de estratégias de marketing, como a campanha “Vem Meu Amor”. O vídeo, lançado no dia 27 de setembro pela Abav Collab, posiciona a cidade como um destino seguro para turistas.

A campanha, divulgada pelo canal Visit Salvador da Bahia, diz: “Fomos a primeira cidade do Brasil a receber o selo “Safe Travels” do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e agora estamos nos preparando para receber você de acordo com os protocolos de saúde. Arruma sua mala, pega a máscara, o álcool em gel e vem, meu amor!”.

“Estamos nos preparando para receber você de acordo com os protocolos de saúde. Arruma sua mala, pega a máscara, o álcool em gel e vem, meu amor!”

https://www.youtube.com/watch?v=u2b-3mghfcM
Campanha do Visit Salvador da Bahia, ‘Vem Meu Amor’

https://www.youtube.com/watch?v=u2b-3mghfcM

Fala aí, turista!

Para se ter noção de como os turistas estão enxergando a capital baiana neste período de retomada, conversamos com a cearense Sandy Quintino, que reside no Rio de Janeiro, e no fim de semana prolongado de Finados visitou Salvador pela primeira vez.

Repórter : O Mercado Modelo reabriu há quase três meses tomando medidas de proteção, como o uso obrigatório de máscara, medição de temperatura na entrada e totens de álcool em gel espalhados pelo local. Você se sentiu segura com relação ao vírus no local? Acha que as medidas estão sendo respeitadas?

Sandy Quintino: “Sim, me senti bastante segura aqui no Mercado. Pude perceber que estão respeitando as medidas. Tem álcool em gel pra gente usar a qualquer momento, as pessoas que trabalham usam protetor facial. Achei que está tudo muito seguro pra vir aqui dar uma visitada”.

Uma pesquisa recente mostrou que Salvador é o principal destino dos turistas pós pandemia no Brasil. Acha que Salvador está realmente preparada para receber uma grande quantidade de visitantes?

Sandy Quintino: “Eu achei a cidade incrível, a cidade é limpa e as coisas são bem localizadas. Os pontos turísticos são muito tranquilos de ir e eu acho que a cidade está sim preparada pra receber uma quantidade grande de visitantes. Porque nos locais como restaurantes, como bares, dá pra ver que estão se preocupando em manter as medidas de segurança, usando as proteções devidas, deixando o álcool pra gente usar. Então, isso que é importante.

Navegação de Post

Obra de Esgoto na Lagoa do Abaeté gera manifestações e causa controvérsias
Pandemia: com eventos cancelados em salvador, mercado Geek aposta em versões online

Related Articles

AVERA Jornalismo

Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil

AVERA Curto Circuito UNIFACS

Curto-Circuito 2025: Protagonismo feminino revoluciona a comunicação

AVERA Curto Circuito UNIFACS

“A Bahia e o Mundo”: Abertura do Curto Circuito destaca a potência das mídias baianas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes