
Bandeiras do Barhein tremulam durante o GP de Fórmula 1 | Freepick
O estreante Gabriel Bortoleto supera desafios no GP Bahrein 2025 e completa com garra sua primeira corrida pela F1 no Oriente Médio
Por Caio Ferrari
Revisão Lucca Anthony
Em uma exibição de maturidade e controle na corrida mais agitada da temporada, o australiano Oscar Piastri dominou o Grande Prêmio do Bahrein do último domingo, 13, e conquistou sua segunda vitória em 2025 na Fórmula 1.
Largando na pole, o piloto da McLaren comandou a corrida do início ao fim, mesmo com a entrada de um safety car no meio da prova, e agora aparece como vice-líder do campeonato, com apenas três pontos de diferença para seu companheiro de equipe Lando Norris, que chegou em terceiro.
A Mercedes também teve motivos para comemorar, com George Russell cruzando a linha de chegada em segundo lugar, mesmo enfrentando problemas nos freios e uma investigação que o absolveu sobre uso indevido do DRS. Mas, entre os gigantes da categoria, quem também ganhou os olhares no paddock foi o estreante brasileiro Gabriel Bortoleto.
Bortoleto brilha nas pistas
Aos 19 anos e em sua temporada de estreia na elite do automobilismo, o piloto da Sauber completou sua primeira corrida no desafiador circuito de Sakhir pela F1. Apesar de terminar inicialmente em 19º, ele foi promovido a 18º lugar após a desclassificação do seu companheiro de equipe Nico Hülkenberg, punido por irregularidades técnicas no carro.
Foi uma corrida dura para Bortoleto, que lidou com um ritmo pouco competitivo e precisou manter a cabeça fria para cruzar a linha de chegada. Ainda que longe da zona de pontos, o representante brasileiro na categoria demonstrou consistência, foco e capacidade de adaptação, qualidades fundamentais para qualquer novato na F1. A expectativa da equipe é de evolução contínua nas próximas etapas.
Ferrari e Red Bull
Enquanto isso, a Ferrari também mostrou consistência com Charles Leclerc em quarto e Lewis Hamilton em quinto. Já Max Verstappen, da Red Bull, teve um domingo complicado: enfrentou problemas nos boxes e terminou apenas em sexto, perdendo a vice-liderança do campeonato para Piastri.
Outro destaque da prova, foi a Alpine marcando seus primeiros pontos na temporada com seu piloto Pierre Gasly, que largou em 5º e finalizou em 7º. Na classificação de construtores, a McLaren abriu vantagem: 151 pontos contra 93 da Mercedes. A próxima etapa da temporada será o Grande Prêmio da Arábia Saudita, no dia 20 de abril.