Especialista reforça importância da presença digital para empresas
Por Elias Pereira
Revisão: Catherine Marinho
O especialista e gestor do Projeto Educação Empreendedora do Sebrae-Ba, José Soares, participou do webnário sobre Marketing Digital, durante a “VIII Semana do Empreendedorismo e Inovação”, da Unifacs.
Durante o encontro virtual, realizado nesta quarta-feira (18), o especialista destaca tendências e novidades que os empreendedores devem estar atentos no mundo virtual.
De acordo com Soares, a vida hoje é muito online e, por isso, o universo digital do empreendedor oferece diversas oportunidades que devem ser bem geridas.
“O Marketing digital não está só nas redes sociais, que representam 5% das possibilidades que a área traz para a gente”, declara Soares.
Dados extraídos do fintech “PagBrasil” apontam que a população brasileira é bastante conectada à internet. Cerca de 150,4 milhões têm acesso à internet, o que equivale a 71% da população. Além disso, o relatório mostra que 66% utilizam frequentemente as redes sociais e passam em média 9h17 na internet com seus aparelhos.
Soares explica que devido ao amplo acesso dos usuários e possíveis consumidores ao mundo digital, é preciso que as empresas se engajem nos meios eletrônicos.
“Os dados mostram que o marketing está aí, que o mercado digital está aí. Nós, proprietários de negócios e pessoas físicas precisamos ter um olhar sobre isso”, conta. “Você precisa se mostrar onde a maior parte do Brasil está”, finaliza Soares.
E com a maior adesão da população ao mundo virtual, o formato de compras também tem se alterado, principalmente com o impulsionamento do isolamento social causado pela pandemia. Dados da PagBrasil apontam também que 72% dos usuários de internet entre 16 e 64 anos relataram ter usado aplicativos de compras.
“90% das pessoas que estão me ouvindo, se nunca fizeram uma compra online antes da pandemia, fizeram depois de março de 2020”, disse aos quase 200 participantes da live.
“Temos que avançar muito, já que muitas pessoas não têm acesso à internet de qualidade. Mas é uma oportunidade que se apresenta”, complementa o especialista.
Com a alta dos negócios nessa mídias online, é preciso se planejar para ter uma presença digital cada vez maior e mais próxima do cliente.
“A gente usa o marketing digital para ter um relacionamento com nosso cliente, para ter uma mensagem importante para se passar”, explica. “Temos que pensar em presença já que o nosso cliente está em diversos locais. Facilitar as formas onde o nosso cliente possa nos encontrar”, finaliza.
Para isso, Soares conta que devido à chegada da pandemia, muita gente aprendeu a importância da presença digital na “dor”. Apesar disso, é preciso ter sabedoria para implementá-la.
“Não adianta estar na rede e não ter interação com nosso cliente, e não medir a importância dessa presença. O marketing digital só faz sucesso se soubermos onde queremos ir. É extremamente importante monitorarmos os indicadores do nosso conteúdo”, detalha Soares.
Mudança de perfil
Para o palestrante, a presença digital exige comprometimento para conquistar o consumidor com aquilo que ele mais gosta: novidades, diferentes meios de interação e experiências positivas com a sua marca.
“Ter presença digital é muito fácil, basta criar uma rede social. Mas não adianta se você não interagir com o seu cliente. Antes perguntávamos para o nosso vizinho e familiares o que ele achava de determinado produto. Hoje temos milhões de pessoas avaliando”, explica.
Além disso, com a mudança do mercado e a amplificação do poder feedback do cliente, que tem avaliado cada vez mais as suas compras, as empresas têm focado na importância do pós-venda.
“Todo mundo que estuda marketing tem que fazer o pós-venda. Muitas empresas não costumam se preocupar, mas o cliente engajado volta a comprar”, finaliza o especialista.
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Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado