Emerson de Jesus, criador e professor da academia PP Boxe, explica o foco do projeto e relata a sua superação de vida
Por Leonardo Abreu
Revisão: Gabriela Ribeiro
Inaugurado em outubro de 2020, a PP BOXE (@pp_boxe) é uma academia localizada no bairro do Limoeiro, em Camaçari. O projeto tem como atividade dominante a prática do boxe, mas, também, tem a pretensão de melhorar a vida dos alunos, tirando-os das ruas e mostrando o caminho da prática de esportes.
Emerson de Jesus Aquino Santos, criador e professor da academia, detalha que o projeto não recebe ajuda financeira e, por isso, conta com doações. Ele relata que, em alguns momentos, coloca o próprio dinheiro para conseguir manter o local.
“Quando sobra algum dinheiro do trabalho, eu ajudo a comprar os materiais”, completa o professor.
Santos conta que tem o sonho de expandir a PP BOXE para se tornar uma ONG e, assim, espalhar o ensinamento do esporte, além de atingir mais pessoas e ter um espaço mais estruturado para o treinamento de seus alunos.
“O esporte salva a vida das pessoas. Posso até não tornar meus alunos lutadores, mas quero criar cidadãos de bem”, ressalta Emerson.
Das brigas de rua às lutas no ringue: o começo de tudo
Antes da idealização da academia, Emerson de Jesus conta que se envolvia constantemente em brigas de rua até que um professor de boxe do seu bairro o chamou para treinar, porém, o convite foi rejeitado por ele.
“PP”, como era apelidado, revela que depois de um tempo, decidiu aceitar a proposta e se dedicou bastante ao esporte. Ele ressalta que o apoio do seu treinador foi fundamental para mostrar o caminho correto através do ensino e educação.
“Alex, que me resgatou, sabia que minha vida iria mudar através do boxe. Ele foi me educando, me tirando das brigas de rua”, afirma “PP”.
Campeão representante do estado da Bahia, Emerson recebeu um novo convite do seu treinador para ir a São Paulo a trabalho, porém, ao chegar lá, descobriu que treinaria o pugilismo. “PP” ganhou destaque por seu foco nos treinos e, logo depois, tornou-se professor, contando a sua história de superação e aconselhando os alunos à prática de esportes.
Dois anos depois, o pugilista voltou à Bahia decidido a não trabalhar mais como professor de boxe e, assim, mudou-se para o bairro do Limoeiro, em Camaçari.
Inspirando novas gerações
Na nova comunidade, Emerson conheceu Gabriel Borges, 16, menino que tinha o sonho de ser lutador. De forma insistente, o jovem convenceu o pugilista a ser o seu treinador de boxe. Semelhante à história do treinador, o adolescente conta que costumava se envolver em brigas na escola, mas afirma que mudou após receber o apoio e os conselhos do novo professor.
“Para mim, o esporte é muito lindo e muda a vida de muitas pessoas”, completa o jovem.
No entanto, “PP” conta que, certo dia, encontrou uma situação inusitada ao chegar do trabalho. Na porta de sua casa havia crianças que desejavam serem ensinadas por ele. Emerson diz que relutou à ideia de iniciar um projeto, pois não se sentia preparado, entretanto, pouco tempo depois, o professor abraçou a iniciativa e se envolveu cada vez mais.
“Dei o nome ao projeto de PP BOXE, que era o meu apelido na infância. Foi chegando mais alunos e eu continuei dando aula e espalhando meus ensinamentos, tirando essas crianças da vida nas ruas”, declara o treinador.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.