O Liverpool confirmou o título inglês da temporada 2024-2025 ao vencer diante da sua torcida
Por Ronald Guedes
Revisão Lucca Anthony

Escudo do Liverpool em seu estádio | Wikimedia Commons
No dia 27 de abril, os “Reds” receberam o Totteham em Anfield, e venceram por goleada em placar de 5 a 1 pela 34ª rodada. Com essa conquista, o Liverpool iguala o Manchester United como maiores campões da liga da Inglaterra, com 20 troféus para ambos.
Um momento que repercutiu na internet foi quando torcedores, jogadores e a comissão técnica cantaram o tradicional “You i’ll Never Walk Alone”, música importante para a história do clube. Esse momento único e emocionante reafirma a ligação especial entre o clube e seus seguidores.
Nos festejos da última conquista da Premier League, na temporada 2019-2020, essa cena não aconteceu devido ao isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19. A Nike aproveitou a comemoração do título da atual temporada e reforçou uma cultura e identidade que o clube e a cidade adoram promover. “O clube de maior sucesso da Inglaterra não é inglês. É Scouse.”

Propaganda da Nike celebra o título nacional | Reprodução/Instagram Nike
Olhando para o passado
Liverpool é uma cidade portuária localizada no noroeste da Inglaterra. Em toda sua história, sua população vem da classe operária da Inglaterra, distante da capital Londres, tem características que não combinam com a aristocracia que marca o país.
Pela sua localização e pelo seu porto, a cidade recebia marinheiros principalmente de Gales, da Irlanda e da Escandinávia, transformando a cidade em importante centro industrial. Com a alta frequência de pessoas de diferentes regiões que chegavam à cidade
, gerou um sotaque único. Além disso, o porto foi local de surgimento de um prato típico.
O prato em questão é um ensopado de carne com batatas, é chamado “lobscouse”. Com o tempo, seu nome foi reduzido simplesmente para “scouse”. O “scouse” se tornou, naturalmente, uma representação de Liverpool. E ganhou o status de um dos símbolos da cidade.
Em obras inglesas sobre dialetos e cultura inglesa, acredita-se que o termo “scouse” foi popularizado pela série de comédia “Till Death Us Do Part”, exibida pela BBC entre 1965 e 1975, para se referir ao sotaque e às pessoas de Liverpool em toda a Inglaterra.
Resistência da esquerda
Liverpool se tornou um centro de resistência da esquerda na Inglaterra, ao fim do século XX, com protestos frequentes da cidade e dos torcedores dos “Reds” contra Margaret Thatcher, Primeira-Ministra que atuou severamente contra os sindicatos da região.
Por mais que o apelido seja muito usado por torcedores rivais para diminuir os habitantes de Liverpool, o termo não é considerado provocativo por quem é da cidade. É mais um sinônimo de identidade, orgulho e luta contra o governo londrino.
Um dos comentários mais curtidos na publicação da Nike em questão questiona “por que essa marca está promovendo antinacionalismo?”. ‘Scouse’ tem um teor antinacionalista, porém, se há um lugar menos inglês na Inglaterra, com certeza é Liverpool.
Por coincidência ou não, o Liverpool é um dos times com menor número de ingleses em seu elenco.