Nomes como da Ministra da Cultura Margareth Menezes, das atrizes Viola Davis, Taís Araujo e da Deputada Erika Hilton fazem parte da programação do primeiro dia do evento
Por Gabriel Dourado
O Liberatum um festival global multidisciplinar de diplomacia cultural, com ingressos esgotados em minutos, o evento abriu as portas nessa sexta feira no Centro de Convenções para uma serie de conversas com grandes nomes do cenario cultural bahiano, brasileiro e internacional.
Abrindo a programação, o festival recebeu a atual ministra da cultura Margareth Menezes e o diretor artístico Gil Alves, falando sobre seus começos de carreira e introdução à arte. Para a ministra o Liberatum é um evento de extrema importância para “ativar as potências que sempre tivemos aqui e falo isso porque sou daqui!”.
Margareth ainda reforçou a importância das leis de incentivo à cultura como ferramentas essenciais para o fomento e crescimento da cultura no nosso país, além de apontar seu retorno econômico para o país.
O evento que discute igualdade e diversidade chega pela primeira vez ao Brasil e faz de Salvador sua parada. Na cerimônia de abertura, o prefeito Bruno Reis afirmou que “não existe outra cidade além de Salvador para o recebimento de um evento como é o Liberatum”. O prefeito ainda completou a fala demonstrando interesse em adicionar o evento ao calendário da cidade.
Outra fala importante foi do criador do festival Pablo Ganguli ao afirmar que não temos um evento para diversidade mas “somos um evento de diversidade, são pessoas não brancas aqui, pessoas LGBTQIA+ fazendo o festival”.
ALÉM DAS MESAS
Para além das mesas o público do festival também terá acesso a uma Feira na entrada que conta com os mais varidos produtos da agricultura familiar baiana e artigos artesanais do estado, uma iniciativa da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) do Estado da Bahia.