Após terminar no pódio em outras 15 oportunidades, Lando Norris consegue ocupar o lugar mais alto pela primeira vez
Por: Marco Pitangueira
Revisão: Luiz Guilherme
Em corrida realizada neste domingo (05) Lando Norris, da Mclaren, desbancou o favoritismo de Max Verstappen, da Red Bull, e venceu o GP de Miami. O piloto inglês venceu uma corrida de Fórmula 1 pela primeira vez em sua carreira, e quebrou um tabu da Mclaren que ocupa o lugar mais alto do pódio após 3 anos. Na ocasião, Daniel Riccardo, venceu o GP na Itália.
Após largar em quinto na corrida, e perder posição na largada, foi durante o período do safety car, na 29ª volta, que Norris assumiu a liderança e não perdeu mais. Em conjunto com a Mclaren, ele decidiu fazer a troca de pneus, nesse período e se deu bem. Apesar da estratégia arriscada ter contado com um pouco de “sorte”, foi mantida uma distância de 7 segundos entre o Norris e Verstappen.
Após “bater na trave” algumas vezes, o GP de Miami entra para a história do jovem piloto inglês.
“Estou orgulhoso, já cometi muitos erros, mas hoje fizemos tudo certo. É uma memória para sempre” Discursou o inglês, de forma emocionada, após a sua primeira vitória.
Lando Norris fez questão de destacar sua equipe, e dedicou a Mclaren pelo seu primeiro triunfo:
“Estou muito feliz pela equipe inteira, eu finalmente entreguei a eles. Um longo dia, uma prova dura, mas finalmente no topo, estou feliz da vida. Eu me mantive na McLaren porque sabia que podia confiar neles”
O holandês Max Verstappen, Red Bull, e o francês Leclerc, Ferrari, completaram o pódio.
Estreado no ano de 2022, o “Grand Premio Miami” conta com 57 voltas. O maior vencedor do circuito é o holandês Max Verstappen que havia vencido as duas edições realizadas até então. Lando Norris desbancou a hegemonia do piloto da Red Bull, e deu o primeiro título da Mclaren neste circuito.
Com a vitória no dia de hoje, o inglês assume a quinta posição na tabela do mundial de formula 1. Já Verstappen, mesmo com a perca, aumentou sua distância na liderança e se mantém isolado.
A Mclaren, por sua vez, se consolidou como a terceira força na competição e abriu 60 pontos de vantagem para a Mercedes, a quarta colocada.