Segundo Jacobina, veracidade, qualidade, fidelidade e consenso são tópicos essenciais para ser um jornalista qualificado
Por Nalanda Rocha
Revisão: Catherine Marinho
O Ciclo de debates de jornalismo desta quarta-feira (26) tem como convidado o jornalista e colunista do Jornal Correio, Ronaldo Jacobina, e a professora da Unifacs, Kátia Borges, como mediadora. A live pauta-se principalmente na renovação do colunismo e na importância das pautas sociais para o jornalismo.
O colunista ressaltou que todo redator deve fidelizar o leitor, despertando interesse para a descoberta do texto, respeitando sempre a ética jornalística.
Ética que, segundo Jacobina, caracteriza-se por descrever situações com clareza e veracidade, jamais omitir um fato e, também, ter compromisso com as fontes entrevistadas.
“Eu não quero um milhão de seguidores, quero alguém que acredite no meu trabalho”, define Jacobina.
O jornalista também discorre sobre o papel da profissão de denunciar o que a sociedade não enxerga. Fugindo do jornalismo elitista, destaca os desafios que as pessoas socialmente excluídas enfrentam diariamente.
Para o jornalista, as colunas com temas com pautas sociais são fundamentais para dar visibilidade para essas questões.
Guilherme Santos, estudante de jornalismo do primeiro semestre, conta que o palestrante abriu sua mente e despertou interesse em dar visibilidade ao público que ainda carece de respeito na sociedade.
Por fim, Jacobina desabafa que por conta da pandemia, as colunas foram suspensas por um período. O jornalista relata que falta de circular pela cidade para buscar informações.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado