Com a presença de influenciadoras digitais foram abordadas dicas para criar um conteúdo consistente e autêntico para o público certo
Por Juliana Brito
Revisão: Antônio Netto
Nesta quinta-feira (04), ocorreu mais uma palestra da Jornada Social Media 2023.1 com o tema “Criação de Conteúdo para as Mídias Digitais”. A palestra aconteceu no auditório do campus Tancredo Neves da UNIFACS, foi mediada pelo professor Antônio Netto e contou com a presença das influenciadoras digitais Lelê Santhana e Júlia Alcoforado.
A palestra tratou de assuntos como trends, engajamento, público-alvo e seguiu uma linha baseada na experiência das palestrantes.
Lelê Santhana é de Salvador, possui um perfil no Instagram sobre moda, o Portal das Modas (@portaldasmodas) e é repórter da revista de moda ELLE.
“Eu consumia muitos conteúdos internacionais de moda, consumia muito influenciadores de fora que falavam da moda pelo ponto de vista crítico e analítico. Eu tinha muita falta disso aqui no Brasil, então pensei: ‘Bom, eu mesma vou fazer’”, contou Santhana em sua apresentação.
Júlia Alcoforado também é de Salvador e é blogueira fitness no Instagram. Seu perfil trata de lifestyle, rotina fitness, treino e alimentação saudável.
“Na realidade, eu sempre tive vontade de virar blogueira. Eu tinha muita vergonha de postar, então comecei com o perfil privado para compartilhar o meu processo de emagrecimento. Na verdade, eu ainda não tinha emagrecido e queria uma motivação maior”, contou Alcoforado. “Então, ter esse perfil privado, compartilhando toda a minha rotina, todo o meu processo, era algo que me ajudava.”
Posteriormente, Júlia tornou seu perfil público e depois escolheu o nicho fitness para o seu conteúdo. Tanto ela quanto Lelê acabaram viralizando na rede e, por já terem um conteúdo consolidado e um perfil pronto, muitas das pessoas que conheceram seus trabalhos tornaram-se seguidores.
As influenciadoras explicaram que o engajamento de seus perfis é feito de maneira orgânica, sem tráfego pago. Alcoforado comenta que o conteúdo precisa ser publicado de forma constante e esclarece que uma forma de planejar o conteúdo é dividi-los em quadros, separando o que será publicado em cada dia da semana; seja um conteúdo fixo ou algo que pode ser espontâneo para o dia.
“Eu não preciso pensar durante a semana ‘O que é que eu vou fazer aí?’ ou ‘O que que vai acontecer na terça?’ Não. Terça tem tal coisa e elas [as seguidoras] já sabem que vai ter isso. Já entram no meu perfil esperando. Então, acho que é interessante não ter um planejamento fixo para todos os dias, até porque fica chato você fazer um conteúdo igual toda semana. Mas três ou quatro dias você ter um quadro fixo para aquele dia é importante”, ensina.
Com o conteúdo consolidado e um cronograma planejado, o público entenderá o que esperar da conta. Dessa forma, será criado um vínculo de confiança, pois o seguidor voltará ao perfil e confiará que o conteúdo será postado.
“Eu posso aproveitar um quadro para fazer uma divulgação no meio da minha caixinha de perguntas, por exemplo, de uma maneira que fique natural e que não pareça que eu estou fazendo uma venda, porque eu consegui trazer isso para dentro do meu conteúdo de uma maneira natural”, explica Júlia.
Santhana menciona que possui dois tipos de posts para seu perfil: um que trata de um assunto atemporal e outro que aborda um assunto em alta naquele momento.
“É um assunto que eu posso falar hoje ou que posso falar daqui a quatro meses que ele se mantém relevante. Esse é o assunto mais geral. O outro tipo de post é um assunto que está rolando no momento. A moda é um mercado que não para. Todo dia tem notícias novas, coisas novas acontecendo. Então, eu tenho que estar sempre muito atenta, é preciso uma pesquisa muito grande, de uma atenção muito grande”, comenta.
“E, acima de tudo, de uma curiosidade, de uma sensibilidade para você estar atento a esses movimentos que vão surgindo aos poucos e que muitas vezes você precisa se adaptar àquilo ali. A grande questão de ser um criador de conteúdo é ter um poder de adaptabilidade”, completa.
Ao final da palestra, Lelê expressa suas impressões sobre participar da mesa: “Eu acho que é legal compartilhar isso com mais pessoas, para outras pessoas que também tem essa vontade se inspirarem. Eu acho que também ter esse momento de troca. Essas perguntas são sempre muito legais, conseguir ouvir outras pessoas sempre agrega bastante”.
“Mostrar também que todo mundo pode fazer isso, sabe? Você só precisa de dedicação, de constância, de estar lá todos os dias trazendo um conteúdo útil para sua audiência e mostrar que você não precisa de um investimento muito grande. Você só precisa começar com o que você tem e fazer acontecer, construir a sua comunidade e estar presente todos os dias na vida dos seus seguidores”, complementa Júlia.
O professor Antônio Netto, mediador da mesa, expressa sua perspectiva sobre a palestra e toda a Jornada Social Media:
“Foi muito bacana conseguir trazer as duas alunas e influenciadoras que vivem desse universo. Unir com as teorias que a gente vê em sala de aula e que hoje ficou essa união perfeita dos dois mundos. Então, acho que foi proveitoso e refletindo tudo o que já aconteceu até aqui, todos os conteúdos ‘linkaram’ com o que a galera que quer trabalhar, como social media, para poder inspirar, para poder gerar novos insights. Enfim, eu gostei muito. Espero que a galera toda também tenha gostado.”