A empresária e publicitária fala sobre sua trajetória e oferece dicas sobre o
mercado de trabalho
Por Márcia Moreira
Revisão: Henrique Trindade
Na quinta-feira (19), acontece a segunda live da Jornada Social Media com a participação de Renata Franchini e mediação do professor da Unifacs Antônio Netto.
Empresária e publicitária, nascida em São Paulo, Franchini começou a carreira aos 16 anos, na área de comunicação digital, completando neste ano 20 anos de atuação profissional.
Atualmente à frente da Pitanga Cultural (@pitangacultural), Franchini se dedica a projetos com diversas marcas e planeja a comunicação de figuras públicas como Marcelo Jeneci e Margareth Menezes.
Planejamento de Comunicação para artistas
Franchini afirma que tem uma maneira muito particular de realizar planejamentos de comunicação, que envolve uma análise prévia do artista, quais seus gostos, hábitos e rotinas.
“Tem que saber muito bem equilibrar o que a pessoa está entregando de conteúdo para o mundo, qual é o dia a dia dela e quem é ela, o que ela fala”, explica a publicitária.
A empresária diz não ter o hábito de fazer planejamento de conteúdo anual para os artistas com quem trabalha. “É lógico que eu vejo meu ano e vejo onde que vai encaixar algumas coisas, mas eu costumo falar todos os dias com os artistas e toda semana dou uma sugestão de conteúdo”, declara Franchini.
Networking
O networking pode abrir várias portas, principalmente para quem está começando.
Franchini relata que tem inúmeras formas de fazer networking, sendo que “o principal networking é entregar um bom trabalho, seja qual for”.
“Teste várias áreas, topem vários tipos de trabalho dentro da área, porque isso vai construir a base do seu networking e as pessoas vão crescer ali junto com você”, afirma a empresária.
Experiência profissional na canonização de Santa Dulce dos Pobres
Franchini participou da canonização de Santa Dulce dos Pobres, no Vaticano, promovendo a comunicação de Margareth Menezes. “Meu pai é de família italiana então eu dou uma ‘rasgada’ no italiano muito de leve, então eu fui para fazer esse suporte e comunicação”, conta a publicitária.
Apesar dos muitos momentos positivos que guarda de sua carreira, Franchini ressalta que “trabalhar com artista não é só glamour”. Na canonização, por exemplo, teve que comprar outra roupa para Margareth Menezes em cima da hora, pois barraram o que a artista iria usar.
Rotina puxada
Sobre os relacionamentos profissionais, a publicitária afirma ter uma personalidade tranquila, o que torna muito difícil “estourar” e se aborrecer com alguém.
Ela explica que “quando vejo o artista passar por algum desgaste eu tento entender e preservar. Como exemplo, teve um mês que fizemos 25 voos, não tem como uma pessoa não ficar cansada e chega uma hora que você tem que entender que a pessoa não está bem”.
“Às vezes as pessoas acham que artista está totalmente acessível o tempo todo, então preservar as relações é muito importante em qualquer situação”, complementa a empresária.
O convívio com os haters
Em relação aos haters, pessoas que se manifestam na internet apenas com o intuito de destilar ódio e negatividade, Franchini relata que nunca teve maiores problemas, mas alguns passam dos limites com preconceitos, palavras impróprias e, nesses casos, ela acaba tomando alguma atitude.
“Nunca aconteceu de bloquear, mas apagar comentários preconceituosos, sim! Às vezes os próprios fãs respondem” conclui Franchini.
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