Léo Lima ensina técnicas de produção de conteúdos na prática com os alunos
Por Antônio Netto
Encerrando a sequência de eventos da Jornada Social Media 2022.1, o filmmaker e aluno de Publicidade e Propaganda da Unifacs, Leonardo Lima, ministrou Oficina Produção e Edição de vídeo no celular, na tarde desta sexta-feira (10/06).
Durante a oficina, Lima contou um pouco sobre sua trajetória no mercado e explicou aos participantes que um bom vídeo é feito em cinco passos: ideia, roteiro, gravação, edição e produção.
“Tudo começa com uma ideia criativa. Uma ideia com as “trends”, com algo que as pessoas assistam e digam ‘uau, que doideira!’, um vídeo que prenda as pessoas”, explica o filmmaker.
Lima conta que nem todo vídeo para internet precisa ser necessariamente “dancinha” e que é preciso adaptar seu conteúdo para seu segmento de negócio.
“Dancinha é muito a cara dos influenciadores, que dão a cara para o seu negócio. Mas tem negócios que nem sempre dá para fazer dancinha. Tem gente que vende bolo, tem gente que vende velas. Então dá para adaptar as trends para o seu negócio com vídeos criativos”, completa Lima.
Em seguida, é preciso criar o roteiro. “Criar uma narrativa, fazer com que a pessoa queira continuar o vídeo”. De acordo com Lima, é a hora de explorar a música do momento e planejar os momentos e cenários que serão gravados.
“É a história, a construção daquela narrativa, que chamamos de storytelling. O que é mais importante está no fim. Como eu vou fazer para chegar até o fim?”, questiona Lima.
O próximo passo é a gravação dos conteúdos. Léo Lima mostrou técnicas para gravar com o próprio celular, usando a criatividade para a captura das imagens e das transições entre os vídeos.
“É preciso pensar como gravar, pensar os takes e as capturas. Por exemplo, se eu sei que o vídeo será em looping [que vai rodar continuamente] eu preciso pensar que o final do vídeo vai encaixar com o começo. Então, eu já posso pensar que no final vou filmar uma porta fechando, na mesma posição que o primeiro take, que é a mesma porta abrindo. O vídeo vai ligar o final com o começo”, explica.
Na edição, Lima explica que é momento de juntar a música com os vídeos capturados. A música precisa acompanhar a narrativa. Além disso, é nessa fase que vão entrar os efeitos sonoros e visuais.
Por fim, o filmmaker explica que a publicação dos vídeos nas mídias sociais também precisa ser planejada. “Se for no Youtube, é preciso o título e a capa do vídeo, a thumbnail [image miniatura do vídeo]. No Instagram, a imagem de capa e a legenda do vídeo também são importantes”, completa.
Na oficina, os alunos foram convidados a realizar práticas de gravação e edição dos vídeos capturados com seus próprios celulares. Léo Lima auxiliou os alunos com ideias criativas e técnica de edição.
“É muito importante para mim, enquanto produtor de conteúdo que utiliza das redes sociais, ter domínio sobre as ferramentas de vídeo. Tik Tok e Reels hoje são as alavancas de crescimento, e as falas do Léo sobre como podemos criar de formar simples esses conteúdos, com nosso próprio celular, deu um gás e encheu minha cabeça de ideias”, declara Gabriel Dourado, estudante de jornalismo que participou da oficina.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.