Especialista ensina técnicas e estratégias para desenvolver uma imagem bem estruturada e conquistar as melhores oportunidades de mercado
Por Nalanda Rocha
Revisão: Catherine Marinho
O encontro da Jornada Social Media desta sexta-feira (21) contou com a presença do jornalista e especialista em marketing pessoal, Matheus Vecchio (@itbrboy), que explicou “O poder do marketing pessoal: como trabalhar sua marca pessoal On e Off”. O evento teve mediação do professor Antônio Netto, da Unifacs.
A trajetória para construção de uma marca pessoal, assim como ser notado pelo público e fazer da ‘imagem positiva’ uma característica da identidade são temas destacados na live.
O uso do marketing pessoal
Vecchio fala da importância de reconhecer o que será transmitido no primeiro contato pessoal ou empresarial. Segundo o especialista, “a primeira impressão é aquela que marca” e os emissores de conteúdo devem saber escolher as informações que querem enunciar, não apenas nas redes sociais, mas a todo instante.
“O marketing pessoal fala com pessoas e é regido por outras. Dessa maneira, constantemente nos apresentamos ao mundo, comunicamos algo, firmamos mensagens”, explica Vecchio.
“Fixamos tudo aquilo que nos cerca, além de construir quem queremos nos tornar a partir disso. É assim que o marketing pessoal se forma nas nossas vidas. É assim que se reage nas pessoas”, conclui.
Conexões para empresa
Com o propósito de ampliar a visão das conexões que devem ser feitas nos negócios, o palestrante explica que há uma diferença entre contato e networking.
Para Vecchio, contato refere-se a uma única pessoa tendo interesse naquela troca comunicacional, já networking exige uma troca que gera uma rede de relacionamento, de interesses mútuos.
Vecchio também aborda o significado do conceito de marca, que é aquilo que fica registrado na memória das pessoas, por isso, o especialista explica que é preciso passar “uma mensagem que gere emoção e boa reputação, de forma clara, objetiva” e mantendo postura ao se comunicar.
A estudante de jornalismo Gabriela Camarão, que assistiu a palestra, se entusiasmou com conteúdo por se identificar com a área de marketing.
Para a estudante, os alunos da área de comunicação precisam investir também nos estudos de marketing pessoal, principalmente para desenvolverem os assuntos ensinados no evento.
“Acredito que esse universo está revolucionando o jornalismo e gerando novas oportunidades dentro da área, o que é muito benéfico. A live abriu minha mente em relação a isso”, acrescenta Camarão.
Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado