Participantes foram apresentados às vantagens que as plataformas Google Meu Negócio e Google Ads disponibilizam para impulsionar pequenos negócios
Por Felipe Lessa
Revisão: Carolina Pena
A Jornada Social Media discutiu, nessa última sexta-feira (10), como as ferramentas Google Meu Negócio e Google Ads podem auxiliar empreendedores a obterem um público maior para suas empresas.
O evento ministrado na Unifacs pelo analista de negócios da Sebrae Bahia, Gustavo Paixão, discutiu como esses instrumentos oportunizam um relacionamento direto entre empresário e consumidor.
Durante a palestra, Paixão classificou o uso do Google Ads como “essencial” para pequenos negócios, citando um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) que concluiu que nove a cada dez consumidores só escolhem um produto após pesquisar on-line.
Como turbinar seu empreendimento?
“O Google Meu Negócio permite a criação de uma ficha com as informações da empresa no Google, tanto para negócios físicos quanto online – mas para físicos é indispensável, pois faz toda a diferença”, afirma o palestrante.
Dentre as principais vantagens da ferramenta abordadas durante o evento, nota-se a facilidade em esclarecer e atualizar informações comerciais, a possibilidade de receber e responder a avaliações de clientes de forma pública; e de cadastrar os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Tudo isso, oferecido gratuitamente pelo Google.
O especialista indica que é indispensável construir uma boa relação com a clientela por meio da plataforma, explorando ao máximo a oportunidade de prover respostas rápidas e soluções a possíveis consumidores dessatisfeitos.
Além de cultivar uma imagem acolhedora e responsável, é importante também manter uma programação e frequência semanais de postagens de fotos que tornem o produto ou serviço atrativo.
Em adição à pesquisa do SPC, Paixão cita que “quatro em cada cinco consumidores buscam informações on-line sobre as empresas”, ao passo que “46% dos consumidores buscam por um empreendimento local”.
Na opinião do analista, considerando a localidade e o ramo do negócio, vale a pena investir em anúncios pagos para ter relevância, como exemplo da plataforma Google Ads, que posiciona sites de empresas nas primeiras colocações no buscador.
“Caso o valor seja acima da capacidade de investimento, sugiro tentar inicialmente organizar a situação financeira do negócio e deixar um recurso à parte, para investir em anúncios pagos assim que for possível”, acrescenta o palestrante.
Colocando em prática
Lucas Lima (19) é estudante de Jornalismo da Unifacs e participou do evento. O universitário afirma que saiu da palestra “motivado e estimulado” a colocar em prática suas ideias.
“Eu tinha algumas ideias de abrir um negócio com minha família e [a palestra] acabou me ajudando bastante. Me fez pensar, futuramente, em que tipo de marketing eu posso realizar com minha empresa e como vou poder gerenciar isso tudo”, relata Lima.
Sobre a experiência, Gustavo Paixão conta que a Jornada Social Media foi sua primeira palestra com um público de estudantes e diz julgar a turma “bastante engajada e interessada”.
“Espero que eu tenha contribuído um pouco para o crescimento acadêmico e profissional”, completa o analista.