Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Jornada Social Media
  • Jornada Social Media: Clau Martins compartilha experiência e técnicas de planejamento estratégico para criação de conteúdo

Jornada Social Media: Clau Martins compartilha experiência e técnicas de planejamento estratégico para criação de conteúdo

Da Redação
5 de maio de 20235 de maio de 2023 No Comments
Jornada Social Media

Com foco de oferecer aos participantes conhecimento prático, foi proposto aos alunos que se reunissem em equipes para elaborar projetos publicitários fictícios

Por Airton Santos
Revisão: Beatrice Magalhães

Nesta quinta-feira (04), terceiro e último dia da Jornada de Social Media, Clau Martins, sócio da agência de publicidade Donna Cria, apresentou aos alunos de comunicação um pouco da sua área de foco profissional, o planejamento de calendário de conteúdo. Até assumir o seu cargo atual, o gestor de projetos passou por outras empresas, adquirindo experiência na área de planejamento digital.

Antes de chegar aos temas centrais, Clau Martins orientou os estudantes com base na sua própria vivência profissional, repleta de diferentes atuações e busca por aprimoramento.

“Tentem tudo, todas as possibilidades nas suas áreas, pois é tentando que vocês percebem o que não gostam e o que gostam”, disse o convidado.

Mais de dez marcas foram transformadas pelo branding da Donna Cria, que se vale da criatividade para curadoria de ideias, realizando a implementação de projetos de comunicação para seus clientes ou marcas.

O trabalho da empresa é pautado na elaboração de editorias, que oferecem o norte da atuação publicitária para cada projeto. Mas antes desta fase, há o processo de descoberta do público das marcas trabalhadas pela Donna.

Para a melhor compreensão desse público, a Donna realiza a criação de um Brand Persona, um personagem que representa os valores da empresa e comunica-se com o público.

Durante a oficina, o convidado elaborou uma atividade para os alunos, que formaram equipes com a tarefa de criar projetos fictícios para alguma marca, baseando suas decisões com o uso de um calendário.

A proposta era criar esses trabalhos com base em datas especiais ou comemorativas, que seriam guia da ação editorial das marcas, atuação semelhante à da empresa representada na oficina.

Alunos reunidos em equipes para a atividade.

Sobre interação proporcionada pela Jornada de Social Media, Clau Martins comenta a importância de usufruir de experiências práticas como esta.

“A gente tem pessoas aqui de idades diferentes e semestres diferentes, pessoas que estão ou não estagiando. Então isso faz com que todos aprendam e cresçam muito mais colocando os conhecimentos em prática”, pontua Martins.

O publicitário ainda ressalta que é necessário mais que apenas criatividade para realizar um bom trabalho nas mídias digitais.

“Eu acho que um conjunto é melhor, com estratégia e a criatividade andando juntas. Não adianta simplesmente a gente pensar com criatividade sem um porquê por trás, sem uma razão, um dado ou estratégia”, explica o sócio da agência Donna.

Clau Martins ainda oferece uma reflexão quanto à função de um publicitário.

“Qual a função de nós publicitários? Resolver problemas na comunicação. E se têm problemas, têm objetivos. A partir da resolução dos problemas a gente começa a pensar ideias através da criatividade”, explica o convidado.

Clau Martins, convidado da oficina desta quinta.

Na questão do trabalho com as mídias, Martins também acredita que hoje o profissional deve ser flexível para atender a diversos clientes, de perfis diferentes.

“Hoje eu atendo clientes de muitas áreas, então tem que ser volátil e curioso pra pesquisar novas tendências”, complementa o publicitário.

Na perspectiva da Bruna Bispo, estudante do segundo semestre de Publicidade e Propaganda, a oficina agregou muito para seus interesses.

“Eu gosto muito dessa parte de redes sociais e estratégias. Então ela [oficina] deu um norte pra quem gosta desse meio digital e quer entender melhor como funcionam os detalhes estratégicos”, comenta Bruna.

Para a participante, também foi de grande valor a experiência prática fornecida no evento em questão.

“Além de absorver o conteúdo que Clau fornece, a parte da prática agradou. A gente parar, analisar como faríamos uma campanha, pensar no que seria melhor através do debate em equipe é muito interessante. Trocamos muita informação”, diz Bispo.

Bruna Bispo, 2º semestre de Publicidade e Propaganda.

Navegação de Post

Jornada Social Media: terceiro e último dia debate a criação de conteúdo para as mídias sociais
Dia do Oftalmologista: profissionais explicam a importância de cuidar da visão

Related Articles

AVERA Jornada Social Media Jornalismo Salvador UNIFACS

Jornada Social Media 2024.1: Uma Maratona de Inovação, Aprendizado e Desafios na Unifacs

Jornada Social Media Jornalismo UNIFACS

Jornada Social Media: Palestra sobre Tendência em Foco com Camila Barbosa e Gui Masca

Jornada Social Media UNIFACS

Jornada Social Media: oficina discute técnicas e estratégias do SoundBranding

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Veja os destaques culturais neste fim de semana em Salvador
  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes