Com foco de oferecer aos participantes conhecimento prático, foi proposto aos alunos que se reunissem em equipes para elaborar projetos publicitários fictícios
Por Airton Santos
Revisão: Beatrice Magalhães
Nesta quinta-feira (04), terceiro e último dia da Jornada de Social Media, Clau Martins, sócio da agência de publicidade Donna Cria, apresentou aos alunos de comunicação um pouco da sua área de foco profissional, o planejamento de calendário de conteúdo. Até assumir o seu cargo atual, o gestor de projetos passou por outras empresas, adquirindo experiência na área de planejamento digital.
Antes de chegar aos temas centrais, Clau Martins orientou os estudantes com base na sua própria vivência profissional, repleta de diferentes atuações e busca por aprimoramento.
“Tentem tudo, todas as possibilidades nas suas áreas, pois é tentando que vocês percebem o que não gostam e o que gostam”, disse o convidado.
Mais de dez marcas foram transformadas pelo branding da Donna Cria, que se vale da criatividade para curadoria de ideias, realizando a implementação de projetos de comunicação para seus clientes ou marcas.
O trabalho da empresa é pautado na elaboração de editorias, que oferecem o norte da atuação publicitária para cada projeto. Mas antes desta fase, há o processo de descoberta do público das marcas trabalhadas pela Donna.
Para a melhor compreensão desse público, a Donna realiza a criação de um Brand Persona, um personagem que representa os valores da empresa e comunica-se com o público.
Durante a oficina, o convidado elaborou uma atividade para os alunos, que formaram equipes com a tarefa de criar projetos fictícios para alguma marca, baseando suas decisões com o uso de um calendário.
A proposta era criar esses trabalhos com base em datas especiais ou comemorativas, que seriam guia da ação editorial das marcas, atuação semelhante à da empresa representada na oficina.
Sobre interação proporcionada pela Jornada de Social Media, Clau Martins comenta a importância de usufruir de experiências práticas como esta.
“A gente tem pessoas aqui de idades diferentes e semestres diferentes, pessoas que estão ou não estagiando. Então isso faz com que todos aprendam e cresçam muito mais colocando os conhecimentos em prática”, pontua Martins.
O publicitário ainda ressalta que é necessário mais que apenas criatividade para realizar um bom trabalho nas mídias digitais.
“Eu acho que um conjunto é melhor, com estratégia e a criatividade andando juntas. Não adianta simplesmente a gente pensar com criatividade sem um porquê por trás, sem uma razão, um dado ou estratégia”, explica o sócio da agência Donna.
Clau Martins ainda oferece uma reflexão quanto à função de um publicitário.
“Qual a função de nós publicitários? Resolver problemas na comunicação. E se têm problemas, têm objetivos. A partir da resolução dos problemas a gente começa a pensar ideias através da criatividade”, explica o convidado.
Na questão do trabalho com as mídias, Martins também acredita que hoje o profissional deve ser flexível para atender a diversos clientes, de perfis diferentes.
“Hoje eu atendo clientes de muitas áreas, então tem que ser volátil e curioso pra pesquisar novas tendências”, complementa o publicitário.
Na perspectiva da Bruna Bispo, estudante do segundo semestre de Publicidade e Propaganda, a oficina agregou muito para seus interesses.
“Eu gosto muito dessa parte de redes sociais e estratégias. Então ela [oficina] deu um norte pra quem gosta desse meio digital e quer entender melhor como funcionam os detalhes estratégicos”, comenta Bruna.
Para a participante, também foi de grande valor a experiência prática fornecida no evento em questão.
“Além de absorver o conteúdo que Clau fornece, a parte da prática agradou. A gente parar, analisar como faríamos uma campanha, pensar no que seria melhor através do debate em equipe é muito interessante. Trocamos muita informação”, diz Bispo.