Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Lives Unifacs
  • Jornada Social Media: “A Bahia é o centro do Brasil, disputa de marcas”, afirma Kika Brandão sobre o mercado publicitário

Jornada Social Media: “A Bahia é o centro do Brasil, disputa de marcas”, afirma Kika Brandão sobre o mercado publicitário

Da Redação
21 de maio de 202121 de maio de 2021 No Comments
Eventos Jornada Social Media Live Unifacs UNIFACS

Live aborda a busca por um branding mais inclusivo ao modelo tradicional de publicidade e o papel da Bahia e do Nordeste na disputa pelas marcas

Por Eduardo Bastos
Revisão: Ismael Encarnação

Nesta terça-feira (18), a Jornada Social Media, realizou a live “Brand Experience: ferramentas e estratégias no mercado da comunicação”, através da Plataforma Blackboard.

Mediada pela professora Camila Farias, a live conta com comunicóloga Kika Brandão, da agência de consultoria Estúdio Eixo, trazendo um modo inovador de se comunicar com o público e repensar a relação entre a comunicação e a transparência.

Brandão, que atuou na Editora Abril, em São Paulo, liderando uma campanha para a loja C&A, conta que passou a ver a moda mais como comunicação do que como produto, o qual se fala mais da personalidade da marca do que da roupa em si.

Com a evolução do mercado e do próprio público, Brandão destaca que a publicidade passa a sair do lugar comum e olhar as dores que se deve resolver, os problemas e situações culturais que se deve trabalhar.

Kika Brandão durante live da Jornada Social Media

“Dados entregam o onde, mas não o como e o porquê. No [Estúdo] Eixo, se estuda comportamento, identifica a cultura e indica movimentos que ajudem marcas a construir estratégias mais relevantes”, afirma Brandão.

O Estúdio Eixo traz uma abordagem onde se enxergue além do lugar comum e se observa cuidadosamente a “complexidade das pessoas”.

Além de se destacar por sua pluralidade, a empresa também adotou a chamada “Imersão”, que, segundo Brandão, significa que cada projeto específico reúne seu respectivo time de especialistas focados nesse produto.

Assim, o “mesmo time não tem que entregar a comunicação de cervejas, máquinas de lavar, vinhos e mais produtos diferentes”.

Bahia e Nordeste

Brandão, que atualmente mora e atua em Salvador, destaca que o mercado publicitário do Nordeste e da própria Bahia têm ganhado grande força. Segundo a especialista, os profissionais precisam estar preparados para essa descentralização do eixo publicitário tradicional.

“A Bahia é o centro do Brasil. A gente precisa valorizar nossa cultura. Não existe falar de cultura sem falar de Bahia. Aspectos de alimentação, uma populaça muito grande. A Bahia está liderando a nossa revolução cultural do Brasil. O que tem de mais interessante da música, de arte, sai daqui. O potencial de negócio é enorme”, afirma Brandão.

“A Bahia é um território de disputa de marcas. Veja o exemplo das cervejarias, a quantidade de marcas que disputam o mercado baiano com diversos projetos culturais e eventos”, exemplifica Brandão.

Olhar diferente

A consultora ressalta que “ver de outra forma ajuda a entender se o diferente está se organizando e sentindo desejo daquele produto ou serviço”. É um branding novo e menos seleto, daí surge um processo de educação e consultoria muito mais empático, muito mais inclusivo.

“O público 18a 35 anos de São Paulo não é o mesmo público 18a 35 anos de Salvador. São públicos totalmente diferentes, comportamentos e hábitos diferentes”, afirma Brandão.

“Temos que espiar mais os comportamentos da audiência, das pessoas, para conseguir criar uma relação, não é só comprar e vender”, complementa a mediadora, Farias.

Brandão cita a “gambiologia”, que, segundo a especialista, é o brasileiro usando a gambiarra como ferramenta de existência, em um design de correria e que esse processo é uma grande inspiração do Estúdio Eixo.

“Faculdade é esse lugar da inquietude, tentar entender o lugar das coisas. Comunicação é o grande pilar da humanidade, para a gente entender cultura, comportamento, é muito poderoso. Explorem muitos coletivos, mais alternativas. Existem muitas possibilidades no mercado de trabalho e acho que esse momento é muito legal para explorar e investir na comunicação”, finaliza Brandão.


Visite o Instagram da AVERA e conheça nossos conteúdos exclusivos.
Produção e coordenação de pautas: Márcio Walter Machado

Navegação de Post

Terremoto na Bahia: especialista explica o fenômeno que vem afetando o estado
Museus exploram as mídias digitais em tempos de pandemia

Related Articles

AVERA Jornada Social Media Jornalismo Salvador UNIFACS

Jornada Social Media 2024.1: Uma Maratona de Inovação, Aprendizado e Desafios na Unifacs

Live Unifacs UNIFACS

Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs prestigia a Comunicação Organizacional

Jornada Social Media Jornalismo UNIFACS

Jornada Social Media: Palestra sobre Tendência em Foco com Camila Barbosa e Gui Masca

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Felipe Fraga brilha em Interlagos e vence a etapa inaugural da nova era SUV na Stock Car
  • PPGA: Programa de Pós-Graduação em Administração da Unifacs promove a 13ª edição do Seminário Anual
  • Piastri conquista Miami, e abandono de Bortoleto adia sonho brasileiro
  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes