A 8ª edição do evento JSM teve duração de 12h, com palestras, workshops e apresentação de cases
Por Allanys Castro
Revisão: Luís Guimarães
A 8ª edição da Jornada Social Media 2024.1, realizada no Campus Tancredo Neves (CTN), da Universidade Salvador (Unifacs), mobilizou profissionais e entusiastas do Marketing Digital em uma intensa maratona de 12 horas, sendo a 1ª vez que a JSM acontece na madrugada. Começando às 22h da última sexta-feira (17), e se estendendo até as 10h do sábado (18), a jornada transformou a longa noite em um verdadeiro laboratório de inovação e aprendizado.
Com uma programação rica e diversificada, o evento contou com palestras inspiradoras, oficinas práticas e o desafio criativo para o Camarote Salvador, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva e enriquecedora no universo das mídias sociais. A primeira palestra da noite foi ministrada por Vitor Gonçalves, Head de Marketing do Camarote Salvador, que compartilhou detalhes sobre o processo de desenvolvimento da edição de 2024 do espaço no Carnaval de Salvador.
Vitor abordou desde a concepção inicial até a execução final, destacando estratégias de marketing inovadoras, a importância da experiência do público e os desafios enfrentados ao longo do planejamento. Ao encerrar sua palestra, ele lançou o tão esperado desafio criativo aos participantes, com o seguinte tema: “Camarote Salvador 2030”. A proposta foi que os participantes da JSM imaginassem e planejassem uma futura edição inovadora do camarote.
O desafio final consistia em:
- 1 Pitch/Defesa;
- 1 Plano de Lançamento Resumido + Canais;
- 1 Peça Estática;
- 1 Vídeo de até 30s.
A cada desafio os integrantes tinham prazos variáveis para realizar e entregar cada etapa.
A segunda palestra da noite foi conduzida por Fabiane Maimone, jornalista e especialista na temática coragem. Com o tema “Criando Corajosamente”, Fabiane explorou a relação entre coragem e criatividade. Ela destacou como a coragem é fundamental para inovar e superar os bloqueios criativos, incentivando os participantes a enfrentar seus medos e ousar em suas iniciativas.
Além disso, ela exibiu o seu livro, “Mapa da Coragem”, em uma mesa na parte de fora da Sala JSM. Ao finalizar a palestra, ela concedeu uma entrevista exclusiva para a AVERA, compartilhando a experiência pessoal que a inspirou a escrever seu best-seller.
“Eu era executiva em uma empresa de cenografia em São Paulo e fiz uma imersão numa editora chamada ‘Editora Gente’ para publicar meu 1º livro ‘Não faça o que eu fiz’ e foi nessa imersão que eu tive o propósito da minha vida revelado, literalmente uma epifania. E aí comecei a estudar desenvolvimento de coragem, isso fez tanto sentido na minha vida que eu transacionei minha carreira em 2022, passei a me dedicar completamente ao estudo do encorajamento”, conta Fabiane Maimone.
O público também pode aproveitar a palestra sobre o “Backstage de Produção de Eventos”, conduzida por Maria Clara Queiroz e Isabela Nascimento, produtoras da Feed Hub, que compartilharam suas experiências na organização de eventos com a banda Baiana System, Bailaum do Attooxxá, 2 de Fevereiro, e o Festival Flow. As produtoras detalharam os desafios e as estratégias envolvidas na produção, dando aos participantes uma visão prática e detalhada do que acontece nos bastidores de grandes eventos, desde a logística até a coordenação das equipes e a gestão de imprevistos.
“Acho que a gente anunciou que Baiana System ia estar lá (evento de 2 de fevereiro) no dia. Então, quando vazou, todo mundo começou a acompanhar a repercussão no twitter e eu não estava esperando que ia ser tanta gente assim, mas foi muita gente e acho que foi um dos eventos que eu fiquei mais emocionada, de falar, caraca, tinha que ser desse jeito, ali no Rio Vermelho, virado para a rua, pra a galera curtir”, disse Isabela Nascimento sobre a repercussão do evento produzido por elas.
Aproveitando o intervalo das atividades, o professor Pablo Caldas, coordenador do Entre, e João Felipe de Melo, mais conhecido como Tufa, um dos organizadores da JSM, conversaram com a Avera sobre suas expectativas do evento durante a madrugada.“As melhores possíveis. Muita participação, criatividade e troca de experiências”, comenta o professor Pablo Caldas.
“Sendo bem sincero, quando você se mete em algo que nunca antes foi feito em Salvador, pelo menos não na forma em que propomos fazer o evento, é óbvio que existe muita incerteza sobre se vai dar certo ou não ou se as pessoas vão curtir ou não, mas desde o início as minhas expectativas eram que ia dar tudo certo por causa das pessoas que tenho ao meu redor hoje em minha equipe, e é por causa deles que acredito que até superamos nossas expectativas com o que entregamos no final”, declara Tufa
Os entrevistados também aproveitaram para deixar um recado aos alunos que participaram dessa jornada intensa. “Quem viveu essas 12h com certeza saiu diferente, cresceu, aprendeu e trocou experiências com colegas e profissionais excelentes”, mensagem do coordenador do Entre.
“Então, acho que a principal mensagem que eu gosto sempre de trazer é para que as pessoas vivam a Jornada, ela é feita por alunos para alunos, então se divirtam e explorem cada vez mais ela, não tenham medo de errar e muito menos de se arriscar, porque a Jornada é sobre isso, e é por causa disso que nós voltamos todo semestre para realizar mais um evento”, disse Tufa.
Ainda na madrugada, Ana Carolina, Content Manager da Agência Califórnia, ministrou uma palestra com o tema “Os Bastidores do Maior Carnaval do Mundo”, revelando como foi o planejamento do Carnaval do Camarote Brahma. Ela detalhou as ações inovadoras que incluíram o uso de telões de LED e interações diretas com os artistas nos trios elétricos. Ana Carolina compartilhou como essas estratégias foram desenvolvidas para criar experiências memoráveis e engajadoras para os foliões, destacando a importância do planejamento criativo e da execução precisa em eventos de grande porte como o Carnaval.
Em simultâneo com as palestras, também estavam acontecendo diversas oficinas. Uma das oficinas foi “StoryMaker Por Um Dia” com Gabriel Massa, que discutiu os investimentos na área, oferecendo insights valiosos para quem deseja entrar nesse mercado. Outra oficina foi conduzida por Léo Lima, do Filmes do Léo, intitulada “A Magia dos Vídeos”, que compartilhou várias dicas e técnicas de edição criativa, ajudando a aprimorar suas habilidades em produção de vídeos.
Por fim, a oficina “Design de Cria” com a equipe da Cria Content, falou sobre o uso do Photoshop. Os instrutores ensinaram diversas técnicas e truques para criar designs impressionantes, proporcionando aos participantes um aprendizado prático e cheio de dicas úteis.
A 8ª Edição da JSM contou com a parceria incrível da Red Bull, o Delivery Zeca Smash Burger e a Casa Aiocá, que trouxeram uma experiência enriquecedora e saborosa ao evento. A Red Bull forneceu energia extra para os participantes, ajudando-os a manter a criatividade e o entusiasmo ao longo das atividades, junto ao Delivery Zeca Smash Burger, que disponibilizou um cupom de 50% e a Casa Aiocá que garantiram a todos uma boa alimentação.
“Eu fiquei muito intrigada quando vi que se tratava de um evento que teriam várias palestras com pessoas importantes que tinham muito conhecimento para compartilhar com a gente e workshops também, então isso me gerou um interesse muito grande, porque se trata da minha área profissional, e é sempre bom estar antenada, ouvir novas experiências. O suporte da jornada também foi muito bom porque, como tinha o desafio para a gente fazer, a gente tinha que se manter com energia, então eles foram procurar fornecimentos para isso, como RedBull, Zeca, o que nos deu um gás muito grande, porque ficamos animados com esse tipo de coisa. Foi uma experiência única e espero que tenham mais eventos assim na Unifacs”, comenta Isabella Lutz, aluna de Publicidade e Propaganda da Unifacs que participou da Jornada.
Anna Gherardi, estudante de Jornalismo da Unifacs, revelou que foi uma experiência surreal participar da JSM. “Assim que vi que seriam 12h contínuas, dentro da faculdade, fiquei bastante curiosa para saber como funcionaria e fui me surpreendendo a cada hora que passava. Participei das palestras e oficinas e acompanhei de pertinho o desenvolvimento do desafio que alguns grupos estavam fazendo, a galera realmente é muito criativa. E para garantir que o sono não iria bater, o staff promoveu os momentos “energy drink” que contava com a distribuição de Red Bull, além disso, durante a madrugada poderíamos fazer pedidos no Zeca Smash Burguer com direito a 50% de desconto!! Fora as comidinhas deliciosas da Casa Aiocá que também estavam com preços promocionais. Sem dúvidas, essa jornada me fez perceber que sou capaz de muito mais do que eu imaginava. Já estou ansiosa para a próxima!”, conta.
O evento Jornada Social Media 2024.1 estava caminhando para o final, e o clima era de grande expectativa. As apresentações dos grupos para o Camarote Salvador, cujo tema era “Camarotes Salvador 2030” estavam a mil. Os participantes demonstraram um alto nível de criatividade e competência em seus projetos. Cada grupo trouxe ideias inovadoras e visões futurísticas para os camarotes, refletindo a proposta de imaginar o que está por vir.
Os conteúdos apresentados foram variados e impressionaram tanto pela qualidade quanto pela originalidade. Após uma análise criteriosa, os jurados anunciaram os vencedores. Os melhores trabalhos foram reconhecidos com prêmios para o Top 3, celebrando o esforço e a dedicação de todos os envolvidos.
1º Lugar – 1 dia no Dream Team Oficial da cobertura do Camarote Salvador 2025 + Brinde da Marca + Surpresa. Grupo: Melissa Borges, Gabriela Vicente e Taís Lisboa.
2º Lugar – 1 dia na pré produção do camarote Salvador 2025 + 1 Brinde da Marca. Grupo: Pedro Sampaio, Nicolle Santos e Carolina Macedo.
3º Lugar – 1 Brinde da Marca. Grupo: Maicon Jordan, Carol Pirajá e Wilian Vieira.
Gabriela Vicente e Melissa Borges, duas das integrantes do grupo que ficou em 1º lugar, nos contaram sobre a ideia desenvolvida e como foi receber a premiação.
“A nossa ideia para o Camarote Salvador 2030 foi guiado pelas palavras chaves: inovação, carnaval, exclusividade e novas geração de consumo. Não é novidade que a tecnologia está tomando cada vez mais espaço nas nossas vidas e isso não vai parar, em contramão vamos precisar ainda mais de contato humano. Por isso, queremos usar a tecnologia pra lembrar do que nos faz essencialmente humanos: o sentir. Pensamos em criar um ambiente com uma experiência imersiva, usando recursos de realidade virtual e aumentada, e elementos da arquitetura emotiva de Guto Requena e proporcionar o carnaval de uma forma como ninguém nunca viu”, conta Gabriela. Ela complementa: “receber a premiação foi uma alegria imensa. Estou no segundo semestre, e ouvir de profissionais do mercado que estamos no caminho certo é uma validação imensa. Além disso, recebemos a oportunidade de fazer um dia de cobertura no camarote Salvador 2024, incrível para networking. Sem dúvida, a JSM, nesse formato, foi uma das melhores experiências que vivi no curso. Ansiosa pra próxima edição”.
“Foi indescritível! Trabalhar do zero, por 12 horas, em um projeto tão significativo para a nossa graduação, foi intenso, mas extremamente engrandecedor. Já estávamos realizadas desde o pódio, por estarmos sendo prestigiadas pela equipe incrível do Camarote Salvador. Então, quando ganhamos o primeiro lugar e ouvimos elogios sobre nossa criatividade e apresentação, a reação foi pular de alegria com o brilho nos olhos! Me sinto radiante por ter vivido essa experiência e não vejo a hora de trabalhar, ao lado de quem fez esse projeto acontecer, na edição de 25 anos do Camarote Salvador”, diz Melissa.
O evento terminou em um clima de celebração e reconhecimento, destacando o talento e a criatividade dos participantes.
Foto de capa: Jornada Social Media 2024.1. Foto: Allanys Castro