Treinadores, atletas e jornalistas se beneficiam dos aplicativos e sites de análise do esporte
Por Bernardo Aguiar
Revisão: Antônio Netto
Com os avanços da tecnologia, a área esportiva vem sendo beneficiada, tanto em desempenho quanto em análise. Plataformas digitais de levantamento de dados e estatísticas estão sendo desenvolvidas e popularizadas, auxiliando nas análises esportivas profissionais, para atletas, técnicos e até imprensa.
A vivência de um atleta
Os jovens jogadores Gilberto Garrido e Arthur Fraga, trazem visões de jovens que atuam em cenário soteropolitano e no exterior, respectivamente. Ambos estão no último estágio antes de serem atletas profissionais, já que nos Estados Unidos, onde Fraga joga, as universidades servem como bases para os clubes.
Gilberto, ou Giba, como é apelidado, faz parte do sub-20 do SSA FC, um time novo da cidade de Salvador que tem como principal destaque a base.
“Ao mesmo para mim, que o futebol é uma arte, tem a parte da ciência, das probabilidades. Acho que os números são nossos aliados, eles nos ajudam bastante, principalmente para a criação de metas e de estilos de jogo”, revela Giba.
O atacante soteropolitano também deixa claro como essas estatísticas não só ajudam os atletas individualmente, como também o time como um todo.
“Certas estatísticas ajudam não só no treinamento como também apontam para o que os times precisam melhorar, seja nas finalizações, nos cruzamentos e em outras tantas estatísticas”, acrescenta o jogador.
O jovem de 20 anos, Arthur Fraga, atualmente joga pela Missouri Valley College, universidade americana, e conta que as estatísticas são levadas muito a sério por lá.
“É algo cultural dos americanos, podemos ver isso no basquete, principalmente, eles contabilizam muita coisa para deixar a análise mais sólida possível, na minha universidade não é diferente, o futebol por aqui é referência nacionalmente”, revela.
Fraga também complementa: “Por ser uma universidade conhecida pelo futebol, muitos clubes ficam de olho, então muitas vezes as estatísticas servem para alavancar e justificar o valor de mercado de um atleta, já que nem sempre os olheiros podem assistir todos os jogos e mesmo quando podem, têm os números para justificar sua análise.”
Os números no jornalismo esportivo
Tiago Reis, repórter da TV Bahia, afirma que esses sites e aplicativos são fundamentais para o trabalho de um jornalista esportivo.
“Eu costumo pesquisar muita coisa nessas plataformas para embasar as matérias que produzo. Roubadas de bola, assistências, finalizações… claro que todos os dados são utilizados de acordo com a nossa percepção do que acontece em campo”, revela Reis.
O jornalista também cita como esses programas ajudam o próprio telespectador e também cita as mais utiliza em seu trabalho.
“O telespectador entende muito melhor a matéria quando temos números para comprovar. Footstats, Sofascore, OGol, Ge.globo, UFMG futebol, infobola… são os sites de estatísticas que eu mais utilizo nas matérias. Mas outros não são descartados”, destaca o jornalista.
Conhecendo as plataformas
Entre os aplicativos, o Sofascore se mostra como o mais completo entre as plataformas mais conhecidas, sendo referência para os mais jovens e para os que lidam com o futebol profissionalmente.
A plataforma tem uma ótima interface e conteúdos sobres inúmeras ligas pouco conhecidas pela maioria do público.
O aplicativo traz dados extremamente detalhados que surpreendem muito aqueles que anos atrás tinham dificuldades de encontrá-los, além de dar nota para cada jogador após uma partida, baseando o critério mais estatísticas do jogador na partida em questão.
Um site que reúne estatísticas com maestria é o Transfermarkt, sendo bastante utilizado para encontrar estatísticas de jogadores aposentados e principalmente para ver o valor de mercado dos atletas em atividade.
Um problema do site é que não vai muito além das informações sobre os gols e assistências, diferentemente do aplicativo citado anteriormente.
O Footystats e Fbrec são exemplos de sites que também trazem muita informação, mas pecam mais no quesito do marketing da plataforma e na interface.