Projeto de extensão da Unifacs conheceu práticas sustentáveis de reutilização de recursos da fábrica de camisas no bairro do Uruguai
Por Felipe Plácido
Imagens: Manuela Lopo e Felipe Plácido
Nesta última quarta-feira (27/04), após conhecer as produções com responsabilidade ecológica do Armazém do Campo, a equipe do projeto Fusca visitou a fábrica de camisas Polo Salvador em busca de entender como é possível desenvolver uma indústria de moda com práticas sustentáveis.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de presenciar as práticas de produção sustentável da empresa.
A fábrica da Polo Salvador faz reaproveitamento de água e tem sua base energética toda na captura de energia solar. Eles também contam com um sistema para captação de água da chuva e dos equipamentos de ar condicionado.
Toda a água que é acumulada é reutilizada em descargas de banheiros e para regar plantas instaladas na entrada da fábrica, chamada de “parede verde”.
Além disso, os resíduos sólidos como papelão são destinados a parceiros como a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (CAMAPET), coletivo de catadores de lixo e reciclagem localizado na região da Cidade Baixa.
“Tudo aqui é reaproveitado ou transformado em um novo produto para retornar ao mercado. Somos lixo zero”, completa o diretor da Polo Salvador, Hári Hartmann.
Além da preocupação ambiental, a Polo Salvador também desenvolve ações sociais. As aparas de punho e gola das camisas são destinadas a uma creche que confecciona estopas para indústrias do Polo Petroquímico de Camaçari, gerando renda para a instituição.
A empresa também é parceira de instituições de assistência à população de rua de Salvador, confeccionando cobertores e colchonetes que são doados para esse público.
A visita à fábrica foi uma oportunidade única para os alunos do projeto Fusca conhecerem de perto práticas de produção sustentável na indústria da moda.
“Foi uma grata surpresa conhecer uma unidade que tem um trabalho social responsável, tanto com seus colaboradores, quanto para a comunidade do Uruguai”, disse a coordenadora do projeto, Alice Lacerda.
A iniciativa da Polo Salvador mostra que é possível desenvolver uma indústria da moda com práticas sustentáveis e ser um exemplo para outras empresas do setor. Para saber mais sobre a indústria e seus projetos de sustentabilidade basta acessar o site https://polosalvador.com.br/blog/