A atividade faz parte da ação que tem como tema “Cidades Verdes: dá pra sustentar?” promovida pelo Projeto de Extensão da Unifacs
O FUSCA, na última quinta-feira (13), promoveu a segunda ação sobre o tema “Cidades Verdes: dá pra sustentar?” no Jardim Botânico de Salvador, localizado no bairro de São Marcos. A visita técnica abrangeu o pilar da responsabilidade social da sustentabilidade, promovendo debates sobre a valorização e manutenção da biodiversidade.
A ação iniciou com a visita guiada por Márcio Pinheiro, técnico agrícola, que compartilhou os principais pontos relevantes do local, deixando explícito que o Jardim Botânico de Salvador se apoia em três pilares: conservação, pesquisa e educação ambiental.
O Jardim Botânico de Salvador foi criado em 22 de março de 2002, passando alguns anos abandonado. Somente em novembro de 2020 foi reinaugurado. Atualmente é o único da capital baiana, sendo uma importante área de estudo, manutenção e conservação da Mata Atlântica, e também do Cerrado e Caatinga. O espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área.
A equipe do FUSCA conheceu de perto a estrutura do local e pôde se conectar com a natureza através da caminhada pela trilha “Pau-Brasil”, onde foi possível conhecer várias espécies de árvores e ouvir o canto dos pássaros. Ademais, ainda foi possível observar a antiga caixa d’água, revitalizada pelas mãos do artista plástico Bell Borba.
Com uma beleza natural impactante, com oásis de árvores enormes, linda vegetação e muitos pássaros e micos, o Jardim Botânico de Salvador é um refúgio perfeito que está disponível à visitação do público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
O FUSCA é um Projeto de Extensão da UNIFACS. Implantado em 2015, busca promover debates e discussões voltadas para seus três pilares: Sustentabilidade, Cultura e Arte. Os temas são ponto de partida para propor ações, atividades e eventos, que são executados principalmente a partir da interação aluno – professor, mas se estende para toda sociedade civil, comunidade acadêmica, artistas, ativistas e empreendedores.
Todos as ações, atividades e eventos podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @sigafusca.