Foto: Caio de Oliveira Pimentel
Estudantes da Unifacs Mediaram Sessão de Cinema e Oficina de Tipografia para Alunos do Ensino Médio em Salvador
Por Laleska Teles
Revisão: Maria Eduarda Santos
Na segunda semana de outubro (16), o projeto de extensão Fusca promoveu a quinta edição da ação Cine em Sala, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador. Voltado para os estudantes do 3º ano do ensino médio, o evento teve como tema central o autoconhecimento e incluiu, além de uma sessão de cinema, uma oficina de tipografia urbana.
Para entender melhor as motivações por trás dessa edição e como a ideia foi implementada, conversamos com Lilian Souza, extensionista do Fusca e mediadora da atividade. Ela compartilhou suas percepções sobre a escolha do tema e a utilização do cinema como ferramenta educativa.
A atividade foi iniciada com uma reflexão proposta pelos estudantes da Universidade Salvador (Unifacs), que destacaram a importância do autoconhecimento como ferramenta fundamental para a tomada de decisões na vida. Durante a sessão, os alunos do Serravalle assistiram ao curta-metragem Singular, produzido em 2023 e dirigido por Miguel Atanes. O filme aborda questões como solidão, autoestima e as escolhas de vida, elementos que foram explorados durante o debate que se seguiu à exibição.
O debate gerou questionamentos profundos entre os participantes: “Eu sei quem sou?”, “Conheço minhas qualidades e meus defeitos?”, “Tenho autoconfiança para tomar minhas decisões?”. Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir essas questões com os mediadores da Unifacs, refletindo sobre as diferentes formas de autoconhecimento e a construção da autoconfiança. O diálogo proporcionou um ambiente de troca de experiências entre os alunos do colégio e os universitários, o que ampliou ainda mais as possibilidades de reflexão e aprendizado.
Em seguida, a oficina de tipografia urbana foi proposta como uma maneira prática de incentivar a expressão pessoal e a valorização da autoestima. Durante a atividade, os alunos criaram mensagens de apoio, reconhecimento e afirmação para seus colegas, utilizando a tipografia como linguagem visual. O objetivo era promover o fortalecimento dos laços de amizade e, ao mesmo tempo, incentivar cada estudante a refletir sobre suas próprias qualidades.
Para entender melhor as motivações por trás dessa edição e como a ideia foi implementada, conversamos com Lilian Souza, extensionista do Fusca e mediadora da atividade. Ela compartilhou suas percepções sobre a escolha do tema e a utilização do cinema como ferramenta educativa.
O que motivou a escolha do tema “autoconhecimento” para essa edição do Cine em Sala?
“Sabemos, e observamos, como é a pressão colocada nos adolescentes para tomarem decisões importantes da vida, muitas vezes antes de realmente se conhecerem. E, por vivermos em uma sociedade que exige escolhas cada vez mais cedo, desejamos, com essa edição, ajudar esses jovens a refletirem sobre si mesmos e a desenvolverem autoconfiança para fazerem escolhas mais conscientes consigo.”
Qual é a importância de utilizar o cinema como ferramenta educativa para os jovens do ensino médio?
“Em discussão com a equipe, refletimos sobre como o cinema exerce o poder de provocar reflexões profundas e gerar discussões. E, como atualmente, os jovens estão muito conectados com o audiovisual, que tem uma presença forte na vida deles. Porém, historicamente, o cinema sempre esteve em uma posição de abrir espaço para diálogos diversos e ajudar as pessoas a enxergarem o mundo com outras perspectivas. Então, usá-lo como ferramenta é uma forma natural de envolver os jovens e incentivar uma consciência crítica, de forma leve e, ao mesmo tempo, impactante.”
A dinâmica se encerrou com um momento lúdico, em que os participantes registraram suas mensagens em fotos, criando recordações visuais da experiência. Essa ação não só estimulou a autoestima dos estudantes, mas também reforçou a importância do respeito e do reconhecimento entre os colegas.
A quinta edição do Cine em Sala, promovida pelo projeto Fusca, se destacou pelo seu caráter educativo e colaborativo, criando um ambiente propício ao crescimento pessoal e social dos alunos. Ao integrar cinema, arte e reflexão sobre a própria identidade, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento dos jovens, incentivando-os a refletir sobre quem são e o que desejam para o futuro.
Essa ação reafirma o compromisso do Fusca em promover atividades de impacto positivo nas escolas públicas, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.