Notícias Avera
  • Home
  • Cidade
  • Cultura
  • Unifacs
    • Destaques da Facs
    • Curto-Circuito
    • Especial ABAPA
    • Jornada Social Media
  • Esportes
  • Saúde
  • Negócios
  • Expediente
  • Home
  • Destaque em slide
  • Fusca realiza a 5ª Edição do Cine em Sala no Colégio Raphael Serravalle com enfoque no Autoconhecimento

Fusca realiza a 5ª Edição do Cine em Sala no Colégio Raphael Serravalle com enfoque no Autoconhecimento

Da Redação
14 de novembro de 202414 de novembro de 2024 No Comments
AVERA Fusca Jornalismo UNIFACS

Foto: Caio de Oliveira Pimentel

Estudantes da Unifacs Mediaram Sessão de Cinema e Oficina de Tipografia para Alunos do Ensino Médio em Salvador  

Por Laleska Teles
Revisão: Maria Eduarda Santos

Na segunda semana de outubro (16), o projeto de extensão Fusca promoveu a quinta edição da ação Cine em Sala, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, em Salvador. Voltado para os estudantes do 3º ano do ensino médio, o evento teve como tema central o autoconhecimento e incluiu, além de uma sessão de cinema, uma oficina de tipografia urbana.  

Para entender melhor as motivações por trás dessa edição e como a ideia foi implementada, conversamos com Lilian Souza, extensionista do Fusca e mediadora da atividade. Ela compartilhou suas percepções sobre a escolha do tema e a utilização do cinema como ferramenta educativa.  

A atividade foi iniciada com uma reflexão proposta pelos estudantes da Universidade Salvador (Unifacs), que destacaram a importância do autoconhecimento como ferramenta fundamental para a tomada de decisões na vida. Durante a sessão, os alunos do Serravalle assistiram ao curta-metragem Singular, produzido em 2023 e dirigido por Miguel Atanes. O filme aborda questões como solidão, autoestima e as escolhas de vida, elementos que foram explorados durante o debate que se seguiu à exibição. 

O debate gerou questionamentos profundos entre os participantes: “Eu sei quem sou?”, “Conheço minhas qualidades e meus defeitos?”, “Tenho autoconfiança para tomar minhas decisões?”. Os estudantes tiveram a oportunidade de discutir essas questões com os mediadores da Unifacs, refletindo sobre as diferentes formas de autoconhecimento e a construção da autoconfiança. O diálogo proporcionou um ambiente de troca de experiências entre os alunos do colégio e os universitários, o que ampliou ainda mais as possibilidades de reflexão e aprendizado.  

Em seguida, a oficina de tipografia urbana foi proposta como uma maneira prática de incentivar a expressão pessoal e a valorização da autoestima. Durante a atividade, os alunos criaram mensagens de apoio, reconhecimento e afirmação para seus colegas, utilizando a tipografia como linguagem visual. O objetivo era promover o fortalecimento dos laços de amizade e, ao mesmo tempo, incentivar cada estudante a refletir sobre suas próprias qualidades. 

Foto: Caio de Oliveira Pimentel

Para entender melhor as motivações por trás dessa edição e como a ideia foi implementada, conversamos com Lilian Souza, extensionista do Fusca e mediadora da atividade. Ela compartilhou suas percepções sobre a escolha do tema e a utilização do cinema como ferramenta educativa.  

O que motivou a escolha do tema “autoconhecimento” para essa edição do Cine em Sala? 

“Sabemos, e observamos, como é a pressão colocada nos adolescentes para tomarem decisões importantes da vida, muitas vezes antes de realmente se conhecerem. E, por vivermos em uma sociedade que exige escolhas cada vez mais cedo, desejamos, com essa edição, ajudar esses jovens a refletirem sobre si mesmos e a desenvolverem autoconfiança para fazerem escolhas mais conscientes consigo.” 

Qual é a importância de utilizar o cinema como ferramenta educativa para os jovens do ensino médio? 

“Em discussão com a equipe, refletimos sobre como o cinema exerce o poder de provocar reflexões profundas e gerar discussões. E, como atualmente, os jovens estão muito conectados com o audiovisual, que tem uma presença forte na vida deles. Porém, historicamente, o cinema sempre esteve em uma posição de abrir espaço para diálogos diversos e ajudar as pessoas a enxergarem o mundo com outras perspectivas. Então, usá-lo como ferramenta é uma forma natural de envolver os jovens e incentivar uma consciência crítica, de forma leve e, ao mesmo tempo, impactante.” 

 A dinâmica se encerrou com um momento lúdico, em que os participantes registraram suas mensagens em fotos, criando recordações visuais da experiência. Essa ação não só estimulou a autoestima dos estudantes, mas também reforçou a importância do respeito e do reconhecimento entre os colegas. 

A quinta edição do Cine em Sala, promovida pelo projeto Fusca, se destacou pelo seu caráter educativo e colaborativo, criando um ambiente propício ao crescimento pessoal e social dos alunos. Ao integrar cinema, arte e reflexão sobre a própria identidade, a iniciativa contribuiu para o desenvolvimento dos jovens, incentivando-os a refletir sobre quem são e o que desejam para o futuro. 

Essa ação reafirma o compromisso do Fusca em promover atividades de impacto positivo nas escolas públicas, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. 

Navegação de Post

ALUNOS DA UNIFACS VENCEM PRÊMIO ABAPA EM EVENTO QUE PREMIA JORNALISTAS E JOVENS TALENTOS
Agenda Cultural Avera

Related Articles

Cultura: Descubra o que fazer em Salvador neste fim de semana

Ânima Plurais promove evento que destaca a importância da educação inclusiva

AVERA Jornalismo

Dia Nacional da Libras: Entre conquistas e desafios para a inclusão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas

  • Cultura/Opinião: O Brasil pós-abolição: crítica, memória e resistência
  • Cultura: O Último Azul: filme brasileiro premiado em Berlim ganha teaser inédito com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg
  • Dia das Mães: Como estudantes enfrentam rotina intensa para conciliar a família e a graduação
  • Confira os destaques culturais da semana em Salvador
  • Velocidade, emoção e inclusão: As mulheres na Fórmula 1
  • Liverpool e o “Scouse” – O orgulho e a Identidade de um povo.
  • Tecnologia/Opinião: “Você não foi selecionado”: como a inteligência artificial está moldando — e excluindo — trabalhadores no Brasil
  • Educação: Quando a esperança se faz presente

ARQUIVO

  • maio 2025
  • abril 2025
  • dezembro 2024
  • novembro 2024
  • outubro 2024
  • setembro 2024
  • julho 2024
  • junho 2024
  • maio 2024
  • abril 2024
  • dezembro 2023
  • novembro 2023
  • outubro 2023
  • setembro 2023
  • agosto 2023
  • julho 2023
  • junho 2023
  • maio 2023
  • abril 2023
  • março 2023
  • fevereiro 2023
  • janeiro 2023
  • dezembro 2022
  • novembro 2022
  • outubro 2022
  • setembro 2022
  • agosto 2022
  • julho 2022
  • junho 2022
  • maio 2022
  • abril 2022
  • fevereiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • agosto 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • dezembro 2020
  • novembro 2020
  • outubro 2020
  • junho 2020
  • maio 2020
  • abril 2020
  • março 2020
  • novembro 2019
  • outubro 2019
  • setembro 2019
  • junho 2019
  • maio 2019
  • abril 2019
  • dezembro 2018
© 2022 - AVERA - Agência de Notícias Experimental da UNIFACS - Universidade Salvador (Bahia) | Todos os direitos reservados. | Theme: OMag by LilyTurf Themes