Por Marina Araújo
Revisora da AVERA
Foto: Guilherme Rubini / AVERA
Nesta sexta-feira (25), aconteceu, no primeiro dia do FUSCA – Festival UNIFACS de Sustentabilidade, Cultura e Arte, no espaço Colabore, no Parque da Cidade, bate-papo com o tema “Opa! Aqui Tem Produção Cultural”.
A atividade foi comandada por Camila Farias, coordenadora do FUSCA e contou com a participação de Moara Miranda, Vitória Cardoso e Piti Canella, mulheres renomadas na área.
As palestrantes iniciaram a roda de conversa falando sobre o início da carreira como produtoras culturais e de como as mulheres vêm ganhando espaço nesta profissão. Vitória iniciou sua fala expondo um pouco acerca do seu projeto, “Hip Hop Pernambués”.
Já Moara atua no mercado esportivo, tendo participado da Copa das Confederações de 2104, das Olimpíadas de 2016 e dos Jogos Olímpicos Juvenis de 2018. A produtora também faz parte da programação do evento “Correio 40 anos”, do Jornal Correio, promovendo ações que valorizam o negro e o feminino.
Piti, profissional renomada, é a atual Assessora de Cultura do Governo da Bahia, e discursou sobre como percorrer por diversasáreas no âmbito profissional e, como, há trinta anos, escolheu aquela como a profissão ideal.
EMPODERAMENTO
A professora Camila Fatia seguiu a conversa instigando o papo sobre o empoderamento feminino, principalmente dos negros, na profissão.
Vitória, que atua em bairro periférico, contou que não se intimida com o preconceito no ambiente de trabalho. Relatou, ainda, o sentimento de que o mercado, aos poucos, está se alinhando aos novos padrões.
Moara discorreu sobre o empoderamento negro em eventos promovidos pelo Jornal Correio, como o “Afro Fashion Day”, que atraem pessoas de diversos bairros periféricos com o sonho de ingressar na área da moda.
Já Piti Canella, relatou sobre o evento que produz, “Concha Negra”, cuja edição que se inicia no final do ano contará não apenas com blocos afros, mas também com tipos variados de música, visando, cada vez mais, o reconhecimento das bandas neste perfil.
O bate papo foi finalizado com as produtoras incentivando a mente empreendedora, a conexão com pessoas, e o networking – principal aliado para se obter um nome forte no mercado.
**Revisado por Fernanda Bruno e editado por Matheus Pastori